Almeida Revista e Corrigida (ARC)
7

O sacerdócio do Melquisedec era figura do sacerdócio eterno de Cristo

71

7:1
Gn 14:18
PORQUE este Melquisedec, que era rei de Salem, sacerdote do Deus Altíssimo, e que saiu ao encontro de Abraão, quando ele regressava da matança dos reis, e o abençoou, 2A quem, também, Abraão deu o dízimo de tudo; primeiramente é, por interpretação, rei de justiça, e depois, também, rei de Salem, que é, rei de paz; 3Sem pai, sem mãe, sem genealogia, não tendo princípio de dias nem fim de vida, mas sendo feito semelhante ao Filho de Deus, permanece sacerdote para sempre. 4
7:4
Gn 14:20
Considerai, pois, quão grande era este, a quem até o patriarca Abraão deu os dízimos dos despojos. 5
7:5
Nm 18:21,26
Pois os que, de entre os filhos de Levi, recebem o sacerdócio, têm ordem, segundo a lei, de tomar o dízimo do povo, isto é, dos seus irmãos, ainda que tenham saído dos lombos de Abraão. 6
7:6
Gn 14:19
Rm 4:13
Gl 3:16
Mas aquele, cuja genealogia não é contada entre eles, tomou dízimos de Abraão, e abençoou o que tinha as promessas. 7Ora, sem contradição alguma, o menor é abençoado pelo maior. 8
7:8
Hb 5:6
6:20
E aqui, certamente, tomam dízimos homens que morrem; ali, porém, aquele de quem se testifica que vive. 9E, por assim dizer, por meio de Abraão, até Levi, que recebe dízimos, pagou dízimos. 10Porque, ainda ele estava nos lombos do seu pai, quando Melquisedec lhe saiu ao encontro. 11
7:11
Gl 2:21
Hb 7:18-19
8:7
De sorte que, se a perfeição fosse pelo sacerdócio levítico (porque sob ele o povo recebeu a lei), que necessidade havia, logo, de que outro sacerdote se levantasse, segundo a ordem de Melquisedec, e não fosse chamado segundo a ordem de Aarão? 12Porque, mudando-se o sacerdócio, necessàriamente se faz, também, mudança da lei. 13Porque aquele, de quem estas coisas se dizem, pertence a outra tribo, da qual ninguém serviu ao altar. 14
7:14
Is 11:1
Mt 1:3
Lc 3:33
Visto ser manifesto que o nosso Senhor procedeu de Judá, e, concernente a essa tribo, nunca Moisés falou de sacerdócio. 15E muito mais manifesto é ainda se, à semelhança de Melquisedec, se levantar outro sacerdote, 16Que não foi feito segundo a lei do mandamento carnal, mas segundo a virtude da vida incorruptível. 17
7:17
Sl 110:4
Hb 5:6,10
Porque, dele, assim se testifica: Tu és sacerdote, eternamente, segundo a ordem de Melquisedec. 18
7:18
Rm 8:3
Gl 4:9
Porque o precedente mandamento é abrogado, por causa da sua fraqueza e inutilidade 19
7:19
At 13:39
Rm 3:20-21,28
(Pois a lei nenhuma coisa aperfeiçoou), e, desta sorte, é introduzida uma melhor esperança, pela qual chegamos a Deus. 20E visto que não foi feito sacerdote sem prestar juramento (porque certamente aqueles, sem juramento, foram feitos sacerdotes, 21
7:21
Sl 110:4
Mas este, com juramento, por aquele que lhe disse: Jurou o Senhor, e não se arrependerá: Tu és sacerdote, eternamente, segundo a ordem de Melquisedec), 22
7:22
Hb 8:6
9:15
12:24
De tanto melhor concerto Jesus foi feito fiador. 23E, na verdade, aqueles foram feitos sacerdotes em grande número, porque pela morte foram impedidos de permanecer, 24Mas este, porque permanece eternamente, tem um sacerdócio perpétuo. 25
7:25
Rm 8:34
1 Tm 2:5
1 Jo 2:1
Portanto, pode também salvar, perfeitamente, os que por ele se chegam a Deus, vivendo sempre para interceder por eles. 26
7:26
Ef 1:20
4:10
Porque nos convinha tal sumo sacerdote, santo, inocente, imaculado, separado dos pecadores, e feito mais sublime do que os céus, 27
7:27
Lv 9:7
16:6,11,15
Rm 6:10
Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente pelos seus próprios pecados e, depois, pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo. 28
7:28
Hb 2:10
5:9
Porque a lei constitui sumos sacerdotes a homens fracos, mas a palavra do juramento, que veio depois da lei, constitui ao Filho, perfeito para sempre.

8

O antigo pacto era um símbolo transitório: Cristo é mediador dum pacto melhor e eterno

81

8:1
Ef 1:20
Cl 3:1
Hb 1:3
ORA, a suma do que temos dito é, que temos um sumo sacerdote tal, que está assentado nos céus, à dextra do trono da majestade, 2
8:2
Hb 9:8,11-12,24
Ministro do santuário e do verdadeiro tabernáculo, o qual o Senhor fundou e não o homem. 3
8:3
Hb 5:1
Ef 5:2
Hb 9:4
Porque todo o sumo sacerdote é constituído, para oferecer dons e sacrifícios; pelo que era necessário que este, também, tivesse alguma coisa que oferecer. 4Ora, se ele estivesse na terra, nem tão-pouco sacerdote seria, havendo ainda sacerdotes que oferecem dons segundo a lei, 5
8:5
Cl 2:17
Nm 8:4
At 7:44
Os quais servem de exemplar e sombra das coisas celestiais, como Moisés divinamente foi avisado, estando para acabar o tabernáculo; porque foi dito: Olha, faze tudo conforme o modelo que no monte se te mostrou. 6
8:6
2 Co 3:6,8-9
Mas, agora, alcançou ele ministério, tanto mais excelente, quanto é mediador dum melhor concerto, que está confirmado em melhores promessas. 7
8:7
Hb 7:11,18
Porque, se aquele primeiro fosse irrepreensível, nunca se teria buscado lugar para o segundo; 8
8:8
Jr 31:31-34
Porque, repreendendo-os, lhes diz: Eis que virão dias, diz o Senhor, em que, com a casa de Israel e com a casa de Judá, estabelecerei um novo concerto; 9Não segundo o concerto que fiz com os seus pais, no dia em que os tomei pela mão, para os tirar da terra do Egito; como não permaneceram naquele meu concerto, eu para eles não atentei, diz o Senhor. 10
8:10
Hb 10:16
Zc 8:8
Porque este é o concerto que, depois daqueles dias, farei com a casa de Israel, diz o Senhor: Porei as minhas leis no seu entendimento, e em seu coração as escreverei; e eu lhes serei por Deus, e eles me serão por povo; 11
8:11
Is 54:13
Jo 6:45
1 Jo 2:27
E não ensinará cada um a seu próximo, nem cada um ao seu irmão, dizendo: Conhece o Senhor; porque todos me conhecerão, desde o menor deles até ao maior; 12
8:12
Rm 11:27
Hb 10:17
Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades, e dos seus pecados e das suas prevaricações não me lembrarei mais. 13
8:13
2 Co 5:17
Dizendo, Novo Concerto, envelheceu o primeiro. Ora, o que foi tornado velho, e se envelhece, perto está de acabar.

9

Os sacrifícios do santuário, por causa das suas imperfeições, deviam repetir-se; mas o de Cristo é único, porque é perfeito

91

9:1
Êx 25:8
ORA, também, o primeiro tinha ordenanças de culto divino, e um santuário terrestre. 2
9:2
Êx 26:1,35
25:23,30-31
Lv 24:5-6
Porque um tabernáculo estava preparado, o primeiro, em que havia o candeeiro, e a mesa, e os pães da proposição; ao que se chama o santuário. 3
9:3
Êx 26:31,33
Mas, depois do segundo véu estava o tabernáculo, que se chama o santo dos santos, 4
9:4
Êx 16:33-34
25:10
26:33
Que tinha o incensário de ouro, e a arca do concerto, coberta de ouro toda em redor, em que estava um vaso de ouro, que continha o maná, e a vara de Aarão, que tinha florescido, e as tábuas do concerto; 5
9:5
Êx 25:18,22
Lv 16:2
E, sobre a arca, os querubins da glória, que faziam sombra no propiciatório; das quais coisas não falaremos agora, particularmente. 6
9:6
Nm 28:3
Dn 8:11
Ora, estando estas coisas assim preparadas, a todo o tempo entravam os sacerdotes no primeiro tabernáculo, cumprindo os serviços; 7
9:7
Êx 30:10
Hb 5:3
7:27
Mas, no segundo, só o sumo sacerdote, uma vez no ano, não sem sangue, que oferecia por si mesmo e pelas culpas do povo, 8
9:8
Hb 10:19-20
Jo 14:6
Dando, nisto, a entender, o Espírito Santo, que ainda o caminho do santuário não estava descoberto, enquanto se conservava em pé o primeiro tabernáculo, 9
9:9
Gl 3:21
Hb 7:18-19
Que é uma alegoria, para o tempo presente, em que se oferecem dons e sacrifícios que, quanto à consciência, não podem aperfeiçoar aquele que faz o serviço, 10
9:10
Lv 11:2
Cl 2:16
Nm 19:7
Consistindo, somente, em manjares, e bebidas, e várias abluções e justificações da carne, impostas até ao tempo da correção. 11
9:11
Hb 3:1
8:2
Mas, vindo Cristo, o sumo sacerdote dos bens futuros, por um maior e mais perfeito tabernáculo, não feito por mãos, isto é, não desta criação, 12
9:12
At 20:28
Ef 1:7
Cl 1:14
Nem por sangue de bodes e bezerros, mas pelo seu próprio sangue, entrou uma vez no santuário, havendo efetuado uma eterna redenção. 13
9:13
Lv 16:14,16
Nm 19:2,17
Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha, esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne, 14
9:14
Lc 1:74
Jo 1:7
Rm 6:13,22
1 Pe 1:19
4:2
Ap 1:5
Quanto mais o sangue de Cristo, que, pelo Espírito eterno, se ofereceu a si mesmo, imaculado, a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo? 15
9:15
1 Tm 2:5
Rm 3:25
1 Pe 3:18
E, por isso, é Mediador de um novo testamento, para que, intervindo a morte, para remissão das transgressões que havia debaixo do primeiro testamento, os chamados recebam a promessa da herança eterna. 16Porque, onde há testamento, necessário é que intervenha a morte do testador; 17
9:17
Gl 3:15
Porque um testamento tem força onde houve morte; ou terá ele algum valor enquanto o testador vive? 18
9:18
Êx 24:6
Pelo que, também, o primeiro não foi consagrado sem sangue; 19
9:19
Êx 24:5-6,8
Lv 14:4,6-7,49,51
Porque, havendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissope, e aspergiu tanto o mesmo livro como todo o povo, 20
9:20
Êx 24:4
Mt 26:28
Dizendo: Este é o sangue do testamento que Deus vos tem mandado. 21
9:21
Êx 29:12,36
Lv 8:15,19
E, semelhantemente, aspergiu com sangue o tabernáculo e todos os vasos do ministério. 22
9:22
Lv 17:11
E quase todas as coisas, segundo a lei, se purificam com sangue; e, sem derramamento de sangue, não há remissão. 23
9:23
Hb 8:5
De sorte que era bem necessário que as figuras das coisas que estão no céu assim se purificassem, mas, as próprias coisas celestiais, com sacrifícios melhores do que estes. 24
9:24
Hb 6:20
Rm 8:33
1 Jo 2:1
Porque Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, porém no mesmo céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus; 25
9:25
Hb 9:7
Nem, também, para a si mesmo se oferecer muitas vezes, como o sumo sacerdote, cada ano, entra no santuário, com sangue alheio; 26
9:26
1 Pe 3:18
1 Co 10:11
Gl 4:4
De outra maneira, necessário lhe fora padecer muitas vezes, desde a fundação do mundo; mas agora, na consumação dos séculos, uma vez se manifestou, para aniquilar o pecado, pelo sacrifício de si mesmo. 27
9:27
Gn 3:19
Ec 3:20
2 Co 5:10
E, como aos homens está ordenado morrerem uma vez, vindo, depois disso, o juízo, 28
9:28
Rm 6:10
1 Pe 2:24
1 Jo 3:5
Assim, também, Cristo, oferecendo-se uma vez para tirar os pecados de muitos, aparecerá segunda vez, sem pecado, aos que o esperam para a salvação.