Cânticos dos degraus
1211ELEVO os meus olhos para os montes: de onde me virá o socorro? 2O meu socorro vem do Senhor, que fez o céu e a terra. 3Não deixará vacilar o teu pé: aquele que te guarda não tosquenejará. 4Eis que não tosquenejará nem dormirá o guarda de Israel. 5O Senhor é quem te guarda: o Senhor é a tua sombra à tua direita. 6O sol não te molestará de dia nem a lua de noite. 7O Senhor te guardará de todo o mal: ele guardará a tua alma. 8O Senhor guardará a tua entrada e a tua saída, desde agora e para sempre.
Cântico dos degraus, de David
1221
Zc 8:21
ALEGREI-ME quando me disseram: Vamos à casa do Senhor. 2Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém. 3
Jerusalém está edificada como uma cidade bem sólida, 4Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, como testemunho de Israel, para darem graças ao nome do Senhor. 5Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de David. 6Orai pela paz de Jerusalém: prosperarão aqueles que te amam. 7Haja paz dentro dos teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. 8Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Haja paz em ti. 9Por causa da casa do Senhor, nosso Deus, buscarei o teu bem.
Cântico dos degraus
1231PARA TI, que habitas nos céus, levanto os meus olhos. 2Eis que, como os olhos dos servos atentam para as mãos dos seus senhores, e os olhos da serva para as mãos da sua senhora, assim os nossos olhos atentam para o Senhor, nosso Deus, até que tenha piedade de nós. 3Tem piedade de nós, ó Senhor, tem piedade de nós, pois estamos assaz fartos de desprezo. 4A nossa alma está sobremodo farta da zombaria daqueles que estão à sua vontade, e do desprezo dos soberbos.