Almeida Revista e Corrigida (ARC)
3

O privilégio dos judeus; a justiça de Deus

31QUAL é, logo, a vantagem do judeu? Ou qual a utilidade da circuncisão? 2

3:2
Dt 4:7-8
Rm 2:18
9:4
Muita, em toda a maneira, porque, primeiramente, as palavras de Deus lhe foram confiadas. 3
3:3
Rm 10:16
Hb 4:2
Nm 23:19
2 Tm 2:13
Pois quê? Se alguns foram incrédulos, a sua incredulidade aniquilará a fidelidade de Deus? 4
3:4
Jo 3:33
Sl 51:4
62:9
116:11
De maneira nenhuma; sempre seja Deus verdadeiro, e todo o homem mentiroso; como está escrito: Para que sejas justificado nas tuas palavras, e venças quando fores julgado. 5
3:5
Rm 6:19
Gl 3:15
Gn 18:25
E, se a nossa injustiça for causa da justiça de Deus, que diremos? Porventura será Deus injusto, trazendo ira sobre nós? (Falo como homem.) 6De maneira nenhuma: de outro modo, como julgará Deus o mundo? 7Mas, se pela minha mentira abundou mais a verdade de Deus, para glória sua, porque sou eu ainda julgado, também, como pecador? 8
3:8
Rm 5:20
6:1,15
E por que não dizemos (como somos blasfemados, e como alguns dizem que dizemos): Façamos males, para que venham bens? A condenação desses é justa.

Todos os homens estão debaixo do pecado

9

3:9
Rm 3:23
Gl 3:22
Pois quê? Somos nós mais excelentes? De maneira nenhuma, pois já dantes demonstrámos que, tanto judeus como gregos, todos estão debaixo do pecado; 10
3:10
Sl 14:1-3
53:1
Como está escrito: Não há um justo, nem um sequer. 11Não há ninguém que entenda; não há ninguém que busque a Deus. 12Todos se extraviaram, e juntamente se fizeram inúteis. Não há quem faça o bem, não há nem um só. 13
3:13
Sl 5:9
Jr 5:16
Sl 140:3
A sua garganta é um sepulcro aberto: com as suas línguas tratam enganosamente: peçonha de áspides está debaixo dos seus lábios; 14Cuja boca está cheia de maldição e amargura. 15
3:15
Pv 1:16
Is 59:7-8
Os seus pés são ligeiros para derramar sangue. 16Nos seus caminhos destruição e miséria; 17E não conheceram o caminho da paz. 18
3:18
Sl 36:1
Não há temor de Deus diante dos seus olhos. 19
3:19
Jo 10:34
Jb 5
Ez 16:63
Rm 1:20
2:1-2
Ora, nós sabemos que tudo o que a lei diz, aos que estão debaixo da lei o diz, para que toda a boca esteja fechada e todo o mundo seja condenável diante de Deus. 20
3:20
Sl 143:2
At 13:39
Gl 2:16
Ef 2:8-9
Tt 3:5
Rm 7:7
Por isso, nenhuma carne será justificada diante dele pelas obras da lei, porque pela lei vem o conhecimento do pecado.

A justificação pela fé em Jesus Cristo

21

3:21
At 15:11
26:22
Fp 3:9
Hb 11:4
Jo 5:46
Rm 1:2
1 Pe 1:10
Mas agora se manifestou, sem a lei, a justiça de Deus, tendo o testemunho da lei e dos profetas, 22
3:22
Rm 4
Gl 3:23
Cl 3:11
Isto é, a justiça de Deus pela fé em Jesus Cristo, para todos e sobre todos os que creem; porque não há diferença; 23
3:23
Rm 11:32
Gl 3:22
Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus; 24
3:24
Rm 4:16
Ef 1:7
2:8
Tt 3:5,7
Mt 20:28
Cl 1:14
1 Tm 2:6
Hb 9:12
1 Pe 1:18
Sendo justificados gratuitamente, pela sua graça, pela redenção que há em Cristo Jesus, 25
3:25
Lv 16:15
1 Jo 2:2
4:10
Cl 1:20
1 Tm 1:15
At 17:30
Hb 9:15
Ao qual Deus propôs para propiciação, pela fé no seu sangue, para demonstrar a sua justiça pela remissão dos pecados dantes cometidos, sob a paciência de Deus; 26Para demonstração da sua justiça, neste tempo presente, para que ele seja justo, e justificador daquele que tem fé em Jesus. 27
3:27
At 2:17
1 Co 1:29,31
Ef 2:9
Onde está, logo, a jactância? É excluída. Por qual lei? Das obras? Não; mas pela lei da fé. 28Concluímos, pois, que o homem é justificado pela fé, sem as obras da lei. 29
3:29
At 13:38-39
Rm 3:20-22
8:3
Gl 2:16
É, porventura, Deus somente dos judeus? E não o é também, dos gentios? Também dos gentios, certamente; 30
3:30
Rm 10:12-13
Gl 3:8,20,28
Se Deus é um só, que justifica pela fé a circuncisão, e por meio da fé a incircuncisão. 31Anulamos, pois, a lei pela fé? De maneira nenhuma, antes estabelecemos a lei.

4

Abraão foi justificado pela fé

41

4:1
Is 51:2
Mt 3:9
Jo 8:33,39
2 Co 11:22
QUE diremos, pois, ter alcançado Abraão, nosso pai, segundo a carne? 2
4:2
Rm 3:20,27-28
Porque, se Abraão foi justificado pelas obras, tem de que se gloriar, mas não diante de Deus. 3
4:3
Gn 15:6
Gl 3:6
Tg 2:23
Pois, que diz a Escritura? Creu Abraão a Deus, e isso lhe foi imputado como justiça. 4
4:4
Rm 11:6
Ora, àquele que faz qualquer obra, não lhe é imputado o galardão segundo a graça, mas segundo a dívida. 5
4:5
Js 24:2
Mas, àquele que não pratica, mas crê naquele que justifica o ímpio, a sua fé lhe é imputada como justiça. 6Assim, também, David declara bem-aventurado o homem a quem Deus imputa a justiça, sem as obras, dizendo: 7
4:7
Sl 32:1-2
Bem-aventurados aqueles cujas maldades são perdoadas, e cujos pecados são cobertos; 8Bem-aventurado o homem a quem o Senhor não imputa o pecado. 9Vem, pois, esta bem-aventurança sobre a circuncisão somente, ou também sobre a incircuncisão? Porque dizemos que a fé foi imputada como justiça a Abraão. 10Como lhe foi, pois, imputada? Estando na circuncisão, ou na incircuncisão? Não na circuncisão, mas na incircuncisão. 11
4:11
Gn 17:10
Lc 19:9
Rm 3:12,16
Gl 3:7
E recebeu o sinal da circuncisão, selo da justiça da fé, quando estava na incircuncisão, para que fosse pai de todos os que creem, estando eles, também, na incircuncisão; a fim de que, também, a justiça lhes seja imputada; 12E fosse pai da circuncisão, daqueles que não somente são da circuncisão, mas que, também, andam nas pisadas daquela fé do nosso pai Abraão, que tivera na incircuncisão. 13
4:13
Gn 17:4
Gl 3:29
Porque, a promessa de que havia de ser herdeiro do mundo, não foi feita pela lei a Abraão, ou à sua posteridade, mas pela justiça da fé. 14
4:14
Gl 3:18
Porque, se os que são da lei são herdeiros, logo a fé é vã e a promessa é aniquilada. 15
4:15
Rm 3:20
5:13,20
7:8,10-11
1 Co 15:56
2 Co 3:7,9
Gl 3:10,19
1 Jo 3:4
Porque a lei opera a ira. Porque, onde não há lei, também não há transgressão. 16
4:16
Rm 3:24
Gl 3:22
Is 51:2
Rm 9:8
Porque é pela fé, para que seja segundo a graça, a fim de que a promessa seja firme a toda a posteridade, não somente à que é da lei, mas também à que é da fé de Abraão, o qual é pai de todos nós; 17
4:17
Gn 17:5
Rm 8:11
9:26
Ef 2:1,5
1 Co 1:28
1 Pe 2:10
(Como está escrito: Por pai de muitas nações te constituí) perante aquele no qual creu, a saber, Deus, o qual vivifica os mortos, e chama as coisas que não são como se já fossem. 18
4:18
Gn 15:5
O qual, em esperança, creu, contra a esperança, que seria feito pai de muitas nações, conforme o que lhe fora dito: Assim será a tua descendência. 19
4:19
Gn 17:17
18:11
Hb 11:11-12
E não enfraqueceu na fé, nem atentou para o seu próprio corpo, já amortecido, pois era já de quase cem anos, nem tão-pouco para o amortecimento do ventre de Sara, 20E não duvidou da promessa de Deus, por incredulidade, mas foi fortificado na fé, dando glória a Deus; 21
4:21
Sl 115:3
Lc 1:37,45
Hb 11:19
E estando certíssimo de que o que ele tinha prometido, também era poderoso para o fazer. 22Pelo que isso lhe foi, também, imputado como justiça. 23
4:23
Rm 15:4
1 Co 10:6,11
Ora não só por causa dele está escrito, que lhe fosse tomado em conta. 24
4:24
At 2:24
13:30
Mas, também, por nós, a quem será tomado em conta, os que cremos naquele que dos mortos ressuscitou a Jesus, nosso Senhor, 25
4:25
Is 53:5-6
Rm 3:25
2 Co 5:21
Gl 1:4
Hb 9:28
1 Pe 2:24
1:21
1 Co 15:17
O qual, por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para a nossa justificação.

5

Justificação pela fé e paz com Deus

51

5:1
Is 32:17
Jo 16:33
Ef 2:14
Cl 1:20
SENDO, pois, justificados pela fé, temos paz com Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo; 2
5:2
Jo 10:9
Ef 2:18
Hb 10:9
1 Co 15:1
Pelo qual, também, temos entrada, pela fé, a esta graça, na qual estamos firmes, e nos gloriamos na esperança da glória de Deus. 3
5:3
Mt 5:11
At 5:41
2 Co 12:10
Fp 2:17
Tg 1:2-3,12
1 Pe 3:14
E não somente isto, mas também nos gloriamos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz a paciência, 4
5:4
Tg 1:12
E a paciência a experiência, e a experiência a esperança; 5
5:5
2 Co 1:22
Gl 4:6
Ef 1:13-14
Fp 1:20
E a esperança não traz confusão, porquanto o amor de Deus está derramado em nossos corações, pelo Espírito Santo que nos foi dado. 6
5:6
Gl 4:4
Rm 4:25
Porque Cristo, estando nós ainda fracos, morreu a seu tempo pelos ímpios. 7Porque dificilmente alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que por um homem bom alguém ouse morrer. 8
5:8
Jo 15:13
1 Pe 3:18
1 Jo 3:16
4:9-10
Mas, Deus prova o seu amor para connosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores. 9
5:9
Rm 3:25
Ef 2:13
Hb 9:14
1 Jo 1:7
1 Ts 1:10
Logo, muito mais agora, sendo justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira. 10
5:10
Rm 8:32
2 Co 5:18
4:10
Ef 2:16
Cl 1:20
Jo 5:26
Porque se nós, sendo inimigos, fomos reconciliados com Deus, pela morte do seu Filho, muito mais, estando reconciliados, seremos salvos pela sua vida. 11
5:11
Rm 2:17
Gl 4:9
E não somente isto, mas também nos gloriamos em Deus, por nosso Senhor Jesus Cristo, pelo qual, agora, alcançamos a reconciliação.

Por um homem vieram o pecado e a morte; por um homem, também, veio a graça que superabundou ao pecado

12

5:12
Gn 3:6
1 Co 15:21
Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado a morte, assim, também, a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram. 13
5:13
Rm 4:15
1 Jo 3:4
Porque, até à lei, estava o pecado no mundo, mas o pecado não é imputado, não havendo lei. 14
5:14
1 Co 15:21-22,45
No entanto, a morte reinou, desde Adão até Moisés, até sobre aqueles que não pecaram à semelhança da transgressão de Adão, o qual é a figura daquele que havia de vir. 15
5:15
Is 53:11
Mt 20:28
26:28
Mas não é assim o dom gratuito como a ofensa. Porque, se pela ofensa de um morreram muitos, muito mais a graça de Deus, e o dom pela graça, que é de um homem, Jesus Cristo, abundou sobre muitos. 16E não foi assim o dom como a ofensa, por um só que pecou. Porque o juízo veio de uma só ofensa, na verdade, para condenação, mas, o dom gratuito veio de muitas ofensas, para justificação. 17Porque se pela ofensa de um só, a morte reinou por esse, muito mais, os que recebem a abundância da graça, e do dom da justiça, reinarão em vida por um só — Jesus Cristo. 18
5:18
Jo 12:32
Hb 2:9
Pois, assim como por uma só ofensa veio o juízo sobre todos os homens, para condenação, assim também, por um só ato de justiça, veio a graça sobre todos os homens, para justificação de vida. 19Porque, como, pela desobediência de um só homem, muitos foram feitos pecadores, assim, pela obediência de um, muitos serão feitos justos. 20
5:20
Jo 15:22
Rm 3:20
4:15
Gl 3:19,23
Lc 7:47
1 Tm 1:14
Veio, porém, a lei para que a ofensa abundasse; mas, onde o pecado abundou, superabundou a graça; 21Para que, assim como o pecado reinou na morte, também a graça reinasse pela justiça, para a vida eterna, por Jesus Cristo, nosso Senhor.