a BÍBLIA para todos Edição Comum (BPT)
8

Campanhas militares de David

81Depois disto, David derrotou e humilhou os filisteus e passou a dominar as regiões que eles controlavam. 2Também derrotou os moabitas, obrigando-os a deitarem-se por terra para os medir com um cordel8,2 Segundo um costume militar do tempo, os prisioneiros eram estendidos no chão, uns ao lado dos outros, e medidos com um cordel.. Os que ficavam dentro das duas primeiras medidas de cordel, eram condenados à morte, e os que ficavam dentro da terceira eram deixados com vida! Desta maneira, os moabitas foram submetidos a David e tiveram que lhe pagar tributo. 3David derrotou igualmente Hadad-Ézer, filho de Reob, rei de Sobá8,3 Sobá. Pequeno reinado a norte de Damasco., quando ia para recuperar o seu domínio sobre a região do rio Eufrates. 4David tomou-lhe mil e setecentos cavaleiros e vinte mil soldados de infantaria e cortou os jarretes a todos os cavalos dos carros de combate. Ficou apenas com os cavalos suficientes para cem carros, inutilizando todos os outros. 5Os arameus de Damasco vieram socorrer Hadad-Ézer, o rei de Sobá, mas David venceu-os, matando vinte e dois mil homens. 6David colocou guarnições entre os arameus de Damasco e estes ficaram sujeitos a David e obrigados a pagar o tributo. Deste modo, o Senhor dava a vitória a David em todas as campanhas que fazia. 7David apanhou os escudos de ouro8,7 Escudos de ouro. Ver 1 Rs 10,16–17; 14,26–27; 2 Rs 11,10. que pertenciam aos oficiais militares de Hadad-Ézer e levou-os para Jerusalém. 8Também se apoderou de uma grande quantidade de bronze de Beta8,8 Beta é chamada Tibat em 1 Cr 18,8. e de Berotai, cidades que pertenciam a Hadad-Ézer.

9Quando Toi, rei de Hamat, soube que David tinha derrotado todo o exército de Hadad-Ézer, 10enviou o seu filho Jorão com objetos de prata, de ouro e de bronze, para saudar e felicitar o rei David, por ter lutado contra Hadad-Ézer e o ter vencido, porque Hadad-Ézer também era inimigo de Toi. 11O rei David dedicou todos estes objetos ao Senhor, ajuntando-os ao ouro e à prata que já lhe tinha dedicado e que tinham vindo de todos os povos que subjugara: 12de Edom, Moab, Amon, dos filisteus e dos amalecitas, e ainda o espólio de Hadad-Ézer, filho de Reob, rei de Sobá. 13David tornou-se ainda mais famoso, depois de ter conquistado Damasco, pelo facto de ter derrotado dezoito mil arameus no vale do Sal. 14Por isso, mandou colocar guarnições em Edom e todos os edomeus ficaram a ser seus súbditos. E o Senhor fazia com que David triunfasse em todas as campanhas que empreendia.

Oficiais de David

15David foi rei de todo o povo de Israel e governava o seu povo com justiça e retidão. 16Joab, filho de Seruia, comandava o exército e Josafat, filho de Ailud, era o porta-voz do rei. 17Sadoc, filho de Aitob, e Aimelec, filho de Abiatar, eram sacerdotes e Seraías era secretário. 18Benaías, filho de Joiadá, comandava os cretenses e os peleteus da guarda real. Os filhos de David eram sacerdotes8,18 A lista de funcionários aparece também em 2 Sm 20,23–26 (1 Rs 4,1–6). Os filhos de David eram sacerdotes. As antigas traduções interpretam por chefes administrativos. Ver ministério sacerdotal de David em 2 Sm 6,14–17..