a BÍBLIA para todos Edição Comum (BPT)
1

Saudação

11Da parte de Paulo, apóstolo de Jesus Cristo pela vontade de Deus, e do irmão Timóteo, 2aos santos e fiéis irmãos em Cristo que estão na cidade de Colossos: graça e paz da parte de Deus, nosso Pai1,2 Alguns manuscritos acrescentam: e do Senhor Jesus Cristo..

Agradecimento pelos dons de Deus

3Damos sempre graças a Deus, Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, quando oramos por vós, 4pois soubemos da vossa fé em Jesus Cristo e do amor que mostram por todos os crentes. 5Quando ouviram pela primeira vez a mensagem da verdade, o evangelho, ouviram falar da esperança que ela oferece. Por isso, a fé e o amor que têm baseiam-se naquilo que esperam e que vos está reservado no céu. 6O evangelho que receberam está a dar fruto e a crescer em todo o mundo, como aconteceu entre vós, a partir do dia em que ouviram falar da graça de Deus e a conheceram de verdade.

7Tudo isso aprenderam com Epafras, nosso querido companheiro e fiel colaborador no serviço de Cristo entre vós. 8Foi ele que me falou do vosso amor inspirado pelo Espírito de Deus.

Oração pelos crentes

9Por tal motivo, nunca mais deixámos de orar por vós, desde o dia em que soubemos tudo isso. Pedimos a Deus que vos dê o pleno conhecimento da sua vontade, concedendo-vos toda a sabedoria e entendimento que vem do seu Espírito. 10Desse modo, poderão viver segundo a vontade do Senhor e fazer o que lhe agrada, praticando sempre o bem e crescendo no conhecimento de Deus. 11Pedimos ao nosso Deus que vos torne firmes e constantes pelo seu poder glorioso, para que possam suportar tudo com paciência e alegria. 12Agradeçam a Deus Pai, que vos tornou dignos de tomar parte na herança reservada ao seu povo, no reino da luz. 13Livrou-nos do domínio da escuridão e fez-nos passar para o reino do seu Filho querido.

Cristo, centro do Universo

14O Filho alcançou-nos a redenção e o perdão dos nossos pecados.

15Ele é a imagem do Deus invisível:

nascido do Pai antes da criação do mundo.

16Foi por ele que Deus criou tudo o que existe no Céu e na Terra,

o que se vê e o que não se vê,

as forças espirituais, os domínios, as autoridades e os poderes1,16 Ver Gl 4,3..

Foi por ele e para ele que Deus criou tudo.

17Já existia antes de tudo

e é ele que dá consistência a tudo o que existe.

18Ele é a cabeça do corpo que é a igreja.

Ele é a origem, é o primeiro dos ressuscitados,

de modo que tem o primeiro lugar em tudo.

19Porque Deus achou por bem estar totalmente presente no seu Filho,

20e também, por meio dele, reconciliar consigo mesmo tudo o que existe na Terra e no Céu,

estabelecendo a paz pelo seu sangue derramado na cruz.

21Antes estavam longe de Deus e eram seus inimigos no vosso íntimo, por causa do mal que praticavam. 22Mas agora, por meio da morte do seu Filho, Deus reconciliou-vos consigo mesmo para vos colocar na sua presença santos, dignos e sem culpa. 23Mas é preciso que se mantenham firmes e bem fundamentados na fé, e não se afastem da esperança que receberam quando ouviram o evangelho, essa boa nova que tem sido anunciada a toda a gente deste mundo e da qual eu, Paulo, me tornei pregador.

Paulo sofre pela Igreja

24Sinto-me contente pelo que agora sofro por vós, pois o que eu sofro no meu corpo pela igreja, que é o corpo de Cristo, completa os sofrimentos que Cristo padeceu por ela.

25Deus chamou-me para servir a igreja. Encarregou-me dessa tarefa para o vosso bem ao alcançar-vos com a mensagem de Deus. 26Esta mensagem é o plano secreto que Deus guardou nos séculos passados, mas que agora deu a conhecer aos seus santos. 27E deu-lhes também a conhecer a imensa riqueza desse plano para todos os povos. E o plano de Deus é que Cristo habite em vós, dando-vos a esperança da glória divina.

28Anunciamos Cristo a toda a gente, aconselhando e ensinando com toda a sabedoria de maneira que se tornem perfeitos em união com Cristo. 29É para esse fim que eu trabalho e luto com todas as forças que o poder de Cristo me concede.

2

21Pois quero que saibam bem quanto me esforço a vosso favor e a favor dos crentes de Laodiceia, e de tantos outros que não me conhecem pessoalmente. 2Trabalho para que eles tenham ânimo no coração e para que sejam unidos em amor e ricos na confiança que resulta do entendimento espiritual. Assim conhecerão o plano de Deus. Esse plano é Cristo, 3em quem estão escondidas todas as riquezas da sabedoria e do entendimento.

4Digo-vos isto para que ninguém vos engane com palavras eloquentes. 5Porque embora eu esteja ausente no corpo, estou convosco em espírito. E alegra-me saber que vivem em boa ordem e que a vossa fé em Cristo está firme.

Vida com Cristo

6Por isso, assim como aceitaram o Senhor Jesus Cristo, do mesmo modo deverão viver unidos a ele, 7bem arraigados e edificados na vossa união com ele, estabelecidos na vossa fé, como vos ensinaram, e cheios de gratidão a Deus.

8Tenham cuidado para que ninguém vos prenda com teorias e argumentos de falsa sabedoria, baseados em tradições humanas ou nos princípios deste mundo e não nos ensinamentos de Cristo. 9Porque Deus está totalmente presente em Cristo, de forma corporal, 10e ele tornou-vos completos naquele que é a cabeça de todos os poderes e autoridades.

11Em união com ele foram circuncidados, não com a circuncisão que se faz no corpo, mas com a circuncisão feita por Cristo, que consiste na libertação das fraquezas humanas. 12Ao serem batizados, foram sepultados com Cristo e ressuscitaram com ele pela vossa fé no poder de Deus que o ressuscitou. 13Quando estavam ainda incircuncisos e mortos nos vossos pecados, Deus deu-vos vida juntamente com Cristo, perdoando-nos todos os pecados. 14Deus anulou a conta desfavorável das nossas dívidas, a qual nos condenava segundo a exigência da lei. Ele acabou com essa conta, pregando-a na cruz, 15e venceu as autoridades e os poderes2,15 Ver 1,16 e nota.. Humilhou-os publicamente e levou-os prisioneiros em sinal de triunfo, por meio de Cristo.

16Portanto, que ninguém vos critique pelo que comem ou bebem, ou por causa dos dias de festa, dos dias de lua nova ou dos sábados. 17Tudo isto não passa duma sombra do que há de vir. A realidade é Cristo. 18Não se deixem enganar por pessoas iludidas por uma humildade falsa e com a adoração dos anjos. Essas pessoas gostam de discutir visões e enchem-se de orgulho com o seu pensamento corrupto. 19Não estão unidas a Cristo, que faz desenvolver todo o corpo, articulando-o nas suas diferentes partes e fazendo-o crescer conforme o desenvolvimento determinado por Deus.

Morrer e viver com Cristo

20Quando morreram com Cristo morreram para os princípios deste mundo. Por que é que vivem como se ainda pertencessem ao mundo? Por que é que estão a prestar atenção a proibições como: 21«Não toques nisto, não comas disso, não pegues naquilo»? 22Tais proibições referem-se a coisas que desaparecem com o uso e não passam de preceitos e doutrinas dos homens. 23Essas coisas têm aparência de sabedoria, porque se apresentam com um certo aspeto religioso, humildade e tratamento austero do corpo. Mas isso não tem nenhum valor na luta contra a inclinação corrupta.

3

31Portanto, já que ressuscitaram com Cristo, procurem as coisas que são do Céu, onde Cristo ocupa o lugar de honra à direita de Deus. 2Pensem nas coisas do Céu e não nas da Terra. 3Porque já morreram e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus. 4Cristo é a vossa vida e quando ele aparecer também vão participar com ele na sua glória.

Vida nova com Cristo

5Por isso, façam morrer tudo o que pertence a este mundo: a imoralidade sexual, a devassidão, as paixões desordenadas, os maus desejos e a cobiça — porque a cobiça é uma espécie de idolatria. 6Essas coisas provocam o castigo de Deus sobre os que lhe desobedecem3,6 Alguns manuscritos omitem a expressão: sobre os que lhe desobedecem.. 7A vossa conduta era assim antigamente, quando viviam para essas coisas. 8Mas agora deverão libertar-se de tudo isso: das atitudes de ira e de irritação, da malícia, da blasfémia e das más palavras que possam sair da vossa boca. 9Não mintam uns aos outros porque já são pessoas diferentes do que eram e deixaram-se dos velhos comportamentos. 10Foram renovados de acordo com a imagem do próprio Deus e criados por ele para o conhecerem. 11Assim, não se voltará a pôr mais a questão de ser ou não ser judeu, de estar circuncidado ou não, de ser ou não civilizado, estrangeiro, escravo ou livre, pois Cristo é tudo e está em todos.

12Uma vez que são o povo santo de Deus, escolhido e amado por ele, a vossa conduta deve ser marcada por compaixão, bondade, humildade, modéstia e paciência. 13Ajudem-se uns aos outros, e se alguém tiver alguma razão de queixa contra outro, deve perdoar-lhe. Assim como o Senhor vos perdoou, também se devem perdoar uns aos outros. 14Acima de tudo, tenham amor uns pelos outros, pois é isso que nos une perfeitamente. 15Reine nos vossos corações a paz de Cristo, para a qual Deus vos chamou, para formarem um só corpo. E sejam agradecidos.

16Que a mensagem de Cristo viva nos vossos corações com toda a sua riqueza. Procurem instruir-se e animar-se uns aos outros com muita sabedoria. Cantem salmos, hinos e cânticos inspirados, louvando a Deus de todo o coração. 17Tudo o que disserem ou fizerem seja em nome do Senhor Jesus e por meio dele agradeçam a Deus Pai.

Deveres sociais

18Mulheres, sejam submissas aos vossos maridos como convém a quem crê no Senhor. 19Maridos, amem as vossas mulheres e não se irritem com elas.

20Filhos, obedeçam em tudo aos vossos pais, porque isto agrada ao Senhor. 21Pais, não irritem os vossos filhos para eles não ficarem desanimados.

22Escravos, obedeçam em tudo aos vossos senhores aqui na terra, não apenas quando eles vos estão a vigiar e só para lhes agradar, mas com um coração sincero e temente a Deus. 23O que fizerem, façam-no de todo o coração como se estivessem a servir o Senhor e não os homens. 24Lembrem-se de que a recompensa vem do Senhor que vos fará ter parte na sua herança. É a Cristo, o verdadeiro Senhor, que estão a servir. 25Mas o que pratica o mal receberá a paga. Não há exceção para ninguém.