a BÍBLIA para todos Edição Comum (BPT)
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Regulamento sobre o dia de descanso

351Moisés reuniu toda a comunidade de Israel e disse-lhes: «O Senhor deu-nos ordens para que se faça o seguinte: 2Durante os seis dias da semana, podem trabalhar, mas o sétimo dia será um dia sagrado, de completo repouso em honra do Senhor. Quem trabalhar nesse dia será condenado à morte. 3Onde quer que estejam, não podem acender o fogo no dia de descanso.»

Ofertas para o santuário

4Moisés disse a toda a comunidade do povo de Israel: «Estas são as ordens do Senhor! 5Retirem dos vossos bens uma oferta para o Senhor! Todo o homem de coração generoso deve apresentar, como oferta ao Senhor, ouro, prata ou cobre; 6tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim, linho fino, pelo de cabra; 7peles de carneiro, tingidas de vermelho, peles finas, madeiras de acácia; 8azeite para o candelabro, perfumes para o óleo de consagração e para o incenso aromático; 9pedras de ónix e outras pedras que sirvam para guarnecer a insígnia de oráculo e o peitoral do sumo sacerdote

Utensílios do santuário

10«Todos os que no vosso meio tiverem habilidade devem colaborar na execução de tudo o que o Senhor ordenou, 11isto é, o santuário, com a sua tenda e a sua cobertura, as argolas, as pranchas, as travessas, as colunas e as bases; 12a arca com os varais, a sua cobertura e a cortina que a protege; 13a mesa, com os varais, todos os utensílios e os pães consagrados ao Senhor; 14o candelabro e os acessórios, as lâmpadas e o azeite para o candelabro; 15o altar do incenso, com os varais, o óleo de consagração, o incenso aromático, a cortina para a entrada do santuário; 16o altar dos holocaustos, com a grelha de cobre, os varais e todos os acessórios; a bacia com a base, 17os cortinados para o átrio, as colunas e as bases e a cortina da porta do átrio; 18as estacas do santuário, as do átrio, com as suas cordas; 19as vestes litúrgicas para o serviço no santuário, as vestes sagradas do sacerdote Aarão e as vestes dos seus filhos para as funções sacerdotais.»

Ofertas do povo

20Toda a comunidade israelita se despediu de Moisés 21e depois todos aqueles que sentiram boa vontade e coração generoso foram levar a sua oferta ao Senhor, para a construção da tenda do encontro, e tudo o que era necessário para o serviço e para as vestes sagradas. 22Homens e mulheres de coração generoso apresentaram-se voluntariamente levando pendentes, brincos, pulseiras, colares e toda a espécie de objetos de ouro. Cada um levou a oferta de ouro que tinha consagrado ao Senhor. 23Todos aqueles que tinham nas suas casas tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim, linho puro, pelo de cabra, peles de carneiro, tingidas de vermelho, e peles finas, levaram tudo isso. 24Os que puderam apresentar uma contribuição em prata ou em cobre, levaram-na ao Senhor. Os que tinham em suas casas madeiras de acácia, levaram-nas, para o que fosse necessário. 25As mulheres mais habilidosas fiaram por suas próprias mãos e levaram tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e linho. 26Todas as mulheres que sabiam e estavam dispostas a ajudar fiaram com pelo de cabra. 27Os chefes do povo levaram pedras de ónix e outras pedras para a insígnia de oráculo e o peitoral do sumo sacerdote, 28perfumes e azeite para o candelabro, para o óleo de consagração e para o incenso aromático.

29Todos os israelitas, homens e mulheres, que sentiram desejo de ajudar a fazer aquilo que o Senhor tinha ordenado a Moisés, levaram a sua oferta voluntária ao Senhor.

Artesãos para o santuário

30Moisés disse aos israelitas: «Saibam que o Senhor escolheu Beçalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá, 31e encheu-o do Espírito de Deus e de sabedoria, entendimento, conhecimentos e capacidade criadora, 32para fazer desenhos e trabalhos de ouro, prata e cobre, 33gravar pedras e engastá-las, trabalhar a madeira e executar toda a espécie de obras. 34Também lhe deu capacidade para ensinar. A ele e a Oliab, filho de Aisamac, que é da tribo de Dan, 35dotou-os com o talento para executar trabalhos de escultura e de arte, para bordar em tecidos de púrpura violácea, escarlate ou carmesim e de linho fino, e para projetar e realizar toda a espécie de trabalhos.»

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361Beçalel, Oliab e todos os homens que o Senhor dotou com capacidade artística para executar todos os trabalhos destinados ao santuário, executaram completamente as instruções recebidas do Senhor.

O povo traz muitas ofertas

2Moisés chamou Beçalel, Oliab e todos os homens capazes, que o Senhor dotou de inteligência e que se tinham oferecido voluntariamente para ajudar neste trabalho. 3Eles receberam das mãos de Moisés as ofertas que os israelitas tinham trazido, para começar a fazer o necessário para o culto do santuário.

Entretanto todas as manhãs, os israelitas continuavam a trazer mais ofertas voluntárias. 4Os artífices, que estavam a fazer o que era necessário para o santuário, suspenderam todos os trabalhos 5e foram dizer a Moisés: «O povo traz muito mais do que é necessário para o trabalho que o Senhor mandou fazer.»

6Moisés mandou então anunciar no acampamento o seguinte: «Ninguém, homem ou mulher, leve mais ofertas para o santuário.» Assim se impediu que o povo continuasse a levar ofertas, 7pois já havia materiais mais do que suficientes, para o trabalho que se ia executar.

Construção do santuário

8Os mais hábeis de entre os artífices fizeram o santuário, utilizando dez telas de linho retorcido, tecidas de púrpura violácea, escarlate e carmesim, com os querubins artisticamente bordados. 9O comprimento de cada tela era de catorze metros e de dois metros de largura. Eram todas da mesma medida. 10Uniram-se cinco telas num conjunto e cinco noutro. 11Colocaram-se laços de púrpura violácea na orla da cortina que terminava cada um dos conjuntos. 12Colocaram-se na última tela de cada conjunto cinquenta laços, de tal maneira que ficaram uns em frente dos outros. 13Também fizeram cinquenta ganchos de ouro para prender um conjunto de telas ao outro, e assim o santuário formava um todo. 14Fizeram-se também onze telas de pelo de cabra, para formar uma tenda para cobrir o santuário. 15Cada tela media quinze metros de comprimento e dois metros de largura. Tinham todas a mesma medida. 16Coseram-se cinco telas dum lado e seis do outro. 17Depois colocaram-se cinquenta laços na orla da última tela do primeiro conjunto e outras cinquenta na orla da última do segundo conjunto. 18Fizeram-se também cinquenta ganchos de cobre para unir as cortinas, de modo a formarem um todo.

19A cobertura da tenda foi feita com peles de carneiro tingidas de vermelho, sobre a qual colocaram uma cobertura de peles finas. 20As tábuas do santuário foram feitas de madeira de acácia e dispostas verticalmente. 21Cada tábua tinha cinco metros de comprimento e setenta e cinco centímetros de largura. 22Havia em cada tábua dois encaixes para se unirem umas às outras. 23Para o lado sul do santuário, fizeram-se vinte tábuas 24e quarenta suportes de prata, dois para cada tábua, para os dois encaixes. 25Para o lado norte do santuário, fizeram-se também vinte tábuas 26e quarenta suportes de prata, dois para cada tábua. 27Para a parte posterior do santuário, a ocidente, fizeram-se seis tábuas, 28e para as esquinas do santuário, ao fundo, fizeram-se duas tábuas. 29Estas tábuas eram unidas por baixo e ajustadas por cima por meio de uma argola. Assim se fez com ambas as tábuas das esquinas. 30Havia, portanto, oito tábuas com os seus correspondentes dezasseis suportes, dois debaixo de cada tábua. 31Fizeram-se também cinco travessas de acácia para as tábuas de um dos lados do santuário, 32cinco para as tábuas do outro lado e cinco para as tábuas do fundo do santuário, do lado ocidental. 33A travessa do meio ia de uma extremidade à outra das tábuas. 34Revestiram de ouro todas as tábuas e fizeram para elas argolas de ouro, por onde deviam passar as travessas, já revestidas de ouro.

35Depois fizeram a cortina com telas de púrpura violácea, escarlate e carmesim e de linho retorcido, com querubins bordados artisticamente. 36Suspenderam então o véu em quatro colunas de acácia, revestidas de ouro, com ganchos de ouro, montados sobre quatro pedestais de prata.

37Para a entrada da tenda fizeram uma cortina de tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e de linho retorcido, artisticamente bordado. 38Para esta cortina, fizeram cinco colunas com ganchos e com as suas cinco bases de cobre e revestiram de ouro a parte superior das colunas e as argolas.

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Construção da arca da aliança

371Beçalel fez também a arca, de madeira de acácia, com metro e meio de comprimento, setenta e cinco centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de altura. 2Revestiu-a de ouro puro, por dentro e por fora, e colocou-lhe em volta uma cercadura de ouro. 3Mandou fundir para a arca quatro argolas de ouro, que prendeu nos seus quatro cantos, duas de cada lado. 4Fez varais de acácia, revestidos de ouro, 5e enfiou-os nas argolas colocadas nos lados da arca para a transportar.

6Fez também por cima da arca uma cobertura de ouro puro, com metro e meio de comprimento e setenta e cinco centímetros de largura, 7com dois querubins de ouro, trabalhados a martelo, 8de uma só peça, um em cada extremidade, 9em frente um do outro, mas com as asas estendidas para diante, inclinados por cima de toda a cobertura da arca.

Construção da mesa para as ofertas de pão

10Beçalel fez depois uma mesa de madeira de acácia, com um metro de comprimento, cinquenta centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de altura. 11Revestiu-a de ouro puro e pôs-lhe em volta uma cercadura de ouro. 12Em volta da mesa fez um caixilho de uns sete centímetros, com uma cercadura de ouro a toda a volta. 13Fundiu para a mesa quatro argolas de ouro e prendeu-as nas quatro extremidades formadas pelos quatro pés, 14de modo a ficarem junto do caixilho, para por elas passarem os varais que serviam para transportar a mesa. 15Os varais para transportar a mesa foram feitos de acácia e revestidos de ouro. 16Fez também de ouro puro os pratos, as colheres, as jarras e as taças para as ofertas de líquidos.

Fabricação do candelabro

17Beçalel fez também o candelabro de ouro puro, trabalhado a martelo. A base, a haste, os cálices, os botões e as flores do candelabro formavam uma única peça. 18Dos lados saíam seis braços, três de cada lado. 19Em cada um dos seis braços havia três cálices em forma de flor de amendoeira, com botão e flor. 20Na haste principal do candelabro havia quatro cálices em forma de flor de amendoeira, com os seus botões e flores; 21cada um dos três pares de braços que saíam do candelabro tinham um cálice na sua parte inferior. 22Os cálices e os braços formavam uma só peça com o candelabro, toda de ouro puro, trabalhado a martelo. 23Fez também de ouro puro sete lâmpadas, os espevitadores e os apagadores. 24Na execução do candelabro e de todos os seus acessórios utilizou uns trinta quilos de ouro puro.

Construção do altar de incenso

25Beçalel fez o altar de incenso com madeira de acácia. Era quadrado, com cinquenta centímetros de cada lado e um metro de altura. Os cantos salientes do altar formavam com ele uma única peça. 26Revestiu de ouro puro a parte superior do altar, todos os lados e os cantos. Colocou-lhe em volta uma guarnição de ouro. 27Pôs-lhe argolas de ouro por cima da guarnição, duas de cada lado, para por elas passarem dois varais, destinados a transportá-lo. 28Os varais foram feitos de acácia e revestidos de ouro.

29Beçalel fez também o óleo santo de consagração e o incenso de perfume puro, como fazem os perfumistas.