a BÍBLIA para todos Edição Comum (BPT)
7

Mensagem para o rei Acaz

71No tempo em que Acaz, filho de Jotam e neto de Uzias, era rei de Judá, aconteceu que o rei da Síria, chamado Recin e o rei de Israel, chamado Peca, que era filho de Remalias, vieram atacar a cidade de Jerusalém. Mas não a conseguiram conquistar7,1 Guerra siro-efraimita. Ver 2 Rs 16,5; 2 Cr 28,5–6 e a Introdução a Isaías..

2Acaz e a sua corte foram informados de que os arameus tinham acampado em Efraim. O rei e o seu povo, perante a notícia, ficaram com o coração em sobressalto e agitados, como as árvores da floresta pelo vento.

3O Senhor disse então a Isaías: «Vai ter com o rei Acaz e leva contigo o teu filho Chear-Jachub7,3 Os filhos de Isaías têm nomes simbólicos. Chear-Jachub significa “um resto há de voltar”. Ver Is 10,21 e 4,3.. Ele encontra-se no extremo do canal da piscina superior, na direção da calçada do Lavadouro7,3 Calçada do Lavadouro. Ver 2 Rs 18,17. 4E dir-lhe-ás: “Está atento e tem calma. Não tenhas medo nem te acobardes, por causa da cólera de Recin, o arameu, e do filho de Remalias. Não são mais que dois tições fumegantes. 5De facto, a Síria, Peca e as tropas de Efraim resolveram acabar contigo, pois disseram: 6Avancemos contra Judá, vamos sitiá-la, obrigá-la a render-se a nós e instalemos como rei o filho de Tabiel7,6 Na guerra siro-efraimita, o filho de Tabiel seria um dirigente político de origem síria..”

7Mas eis o que diz o Senhor Deus:

“Tal coisa não acontecerá:

8Damasco é a capital da Síria,

e Recin é quem manda em Damasco.

Daqui a sessenta e cinco anos

Efraim deixará de ser um povo.

9Samaria é a capital de Efraim

e Peca, o filho de Remalias, só manda em Samaria.

Se não acreditarem, não estarão seguros!”»

Emanuel

10O Senhor mandou Isaías levar outra mensagem a Acaz: 11«Pede ao Senhor, teu Deus, um sinal, venha ele do fundo do abismo ou do alto do céu.»

12Mas Acaz respondeu: «Não farei tal coisa, não quero provocar o Senhor

13Isaías disse-lhe então: «Ouve-me bem, herdeiro da dinastia de David7,13 Expressão alusiva à promessa de 2 Sm 5,5–16.! Não vos basta cansarem a paciência dos homens, para cansarem também agora a paciência do meu Deus? 14Pois bem, é o próprio Senhor que vos vai dar um sinal: a jovem mulher7,14 Alusão provável à jovem mulher de Acaz, futura mãe do rei Ezequias. A antiga tradução grega usa a palavra virgem que será retomada em Mt 1,23. está grávida e vai dar à luz um filho e pôr-lhe-á o nome de Emanuel7,14 Emanuel significa “Deus connosco”. Nome coletivo para indicar que Deus não abandona o seu povo. Ver 8,8.10; 41,10.. 15Comerá requeijão e mel, até chegar à idade de saber rejeitar o mal e escolher o bem. 16Mas antes que a criança saiba rejeitar o mal e escolher o bem, o território dos dois reis que tu tanto temes será abandonado pelos seus habitantes.»

Invasão devastadora

17«O Senhor fará vir para ti, para o teu povo e para a tua dinastia dias tais como não houve desde que Efraim se separou de Judá. É a invasão do rei da Assíria.

18Vai chegar o dia em que o Senhor,

com um assobio, fará vir as moscas

dos confins do delta do Egito

e as abelhas da terra da Assíria.

19Virão e pousarão todas juntas

nos vales escarpados e nas fendas das rochas,

em todos os matos e em todos os bebedouros.

20Num destes dias,

o Senhor alugará uma navalha

do outro lado do rio Eufrates

isto é, o rei da Assíria,

e rapará a vossa cabeça,

a vossa barba e todos os pelos do vosso corpo7,20 A cabeça rapada e a barba rapada eram sinais de desonra. Ver 2 Sm 10,4–5..

21Nesses tempos,

cada um criará uma vaca e duas ovelhas;

22haverá tão grande abundância de leite

que a alimentação será de requeijão.

Todos os que ficarem no país

hão de comer requeijão e mel.

23Nesses tempos,

uma vinha com mil cepas

no valor de mil moedas de prata,

produzirá silvas e cardos.

24Só se poderá entrar no país com arcos e flechas,

porque estará coberto de silvas e cardos.

25As colinas que antes eram cultivadas à enxada

e onde não havia perigo de alastrarem silvas e cardos,

apenas servirão para pasto dos bois,

para serem pisadas pelos carneiros7,25 Ou: Nas colinas, antes cultivadas à enxada, haverá tantos espinhos e cardos que ninguém poderá lá entrar.