a BÍBLIA para todos Edição Comum (BPT)
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Mensagem para o rei Acaz

71No tempo em que Acaz, filho de Jotam e neto de Uzias, era rei de Judá, aconteceu que o rei da Síria, chamado Recin e o rei de Israel, chamado Peca, que era filho de Remalias, vieram atacar a cidade de Jerusalém. Mas não a conseguiram conquistar7,1 Guerra siro-efraimita. Ver 2 Rs 16,5; 2 Cr 28,5–6 e a Introdução a Isaías..

2Acaz e a sua corte foram informados de que os arameus tinham acampado em Efraim. O rei e o seu povo, perante a notícia, ficaram com o coração em sobressalto e agitados, como as árvores da floresta pelo vento.

3O Senhor disse então a Isaías: «Vai ter com o rei Acaz e leva contigo o teu filho Chear-Jachub7,3 Os filhos de Isaías têm nomes simbólicos. Chear-Jachub significa “um resto há de voltar”. Ver Is 10,21 e 4,3.. Ele encontra-se no extremo do canal da piscina superior, na direção da calçada do Lavadouro7,3 Calçada do Lavadouro. Ver 2 Rs 18,17. 4E dir-lhe-ás: “Está atento e tem calma. Não tenhas medo nem te acobardes, por causa da cólera de Recin, o arameu, e do filho de Remalias. Não são mais que dois tições fumegantes. 5De facto, a Síria, Peca e as tropas de Efraim resolveram acabar contigo, pois disseram: 6Avancemos contra Judá, vamos sitiá-la, obrigá-la a render-se a nós e instalemos como rei o filho de Tabiel7,6 Na guerra siro-efraimita, o filho de Tabiel seria um dirigente político de origem síria..”

7Mas eis o que diz o Senhor Deus:

“Tal coisa não acontecerá:

8Damasco é a capital da Síria,

e Recin é quem manda em Damasco.

Daqui a sessenta e cinco anos

Efraim deixará de ser um povo.

9Samaria é a capital de Efraim

e Peca, o filho de Remalias, só manda em Samaria.

Se não acreditarem, não estarão seguros!”»

Emanuel

10O Senhor mandou Isaías levar outra mensagem a Acaz: 11«Pede ao Senhor, teu Deus, um sinal, venha ele do fundo do abismo ou do alto do céu.»

12Mas Acaz respondeu: «Não farei tal coisa, não quero provocar o Senhor

13Isaías disse-lhe então: «Ouve-me bem, herdeiro da dinastia de David7,13 Expressão alusiva à promessa de 2 Sm 5,5–16.! Não vos basta cansarem a paciência dos homens, para cansarem também agora a paciência do meu Deus? 14Pois bem, é o próprio Senhor que vos vai dar um sinal: a jovem mulher7,14 Alusão provável à jovem mulher de Acaz, futura mãe do rei Ezequias. A antiga tradução grega usa a palavra virgem que será retomada em Mt 1,23. está grávida e vai dar à luz um filho e pôr-lhe-á o nome de Emanuel7,14 Emanuel significa “Deus connosco”. Nome coletivo para indicar que Deus não abandona o seu povo. Ver 8,8.10; 41,10.. 15Comerá requeijão e mel, até chegar à idade de saber rejeitar o mal e escolher o bem. 16Mas antes que a criança saiba rejeitar o mal e escolher o bem, o território dos dois reis que tu tanto temes será abandonado pelos seus habitantes.»

Invasão devastadora

17«O Senhor fará vir para ti, para o teu povo e para a tua dinastia dias tais como não houve desde que Efraim se separou de Judá. É a invasão do rei da Assíria.

18Vai chegar o dia em que o Senhor,

com um assobio, fará vir as moscas

dos confins do delta do Egito

e as abelhas da terra da Assíria.

19Virão e pousarão todas juntas

nos vales escarpados e nas fendas das rochas,

em todos os matos e em todos os bebedouros.

20Num destes dias,

o Senhor alugará uma navalha

do outro lado do rio Eufrates

isto é, o rei da Assíria,

e rapará a vossa cabeça,

a vossa barba e todos os pelos do vosso corpo7,20 A cabeça rapada e a barba rapada eram sinais de desonra. Ver 2 Sm 10,4–5..

21Nesses tempos,

cada um criará uma vaca e duas ovelhas;

22haverá tão grande abundância de leite

que a alimentação será de requeijão.

Todos os que ficarem no país

hão de comer requeijão e mel.

23Nesses tempos,

uma vinha com mil cepas

no valor de mil moedas de prata,

produzirá silvas e cardos.

24Só se poderá entrar no país com arcos e flechas,

porque estará coberto de silvas e cardos.

25As colinas que antes eram cultivadas à enxada

e onde não havia perigo de alastrarem silvas e cardos,

apenas servirão para pasto dos bois,

para serem pisadas pelos carneiros7,25 Ou: Nas colinas, antes cultivadas à enxada, haverá tantos espinhos e cardos que ninguém poderá lá entrar.

8

O filho de Isaías

81O Senhor disse-me: «Pega num pedaço de barro grande e devidamente preparado e escreve em carateres correntes: Para aquele que tem o nome de Pronto-para-o-Saque-Rápido-para-a-Presa8,1 A expressão Pronto-para-o-saque-Rápido-para-a-presa é a tradução do nome simbólico do filho de Isaías “Maher-chalal-cach-baz”, e indica que o povo irá mesmo ser saqueado por uma potência estrangeira.2Mostrei o escrito a duas testemunhas dignas de fé, o sacerdote Urias e Zacarias, filho de Berequias. 3Uni-me então à profetisa, minha mulher; ela ficou grávida e deu à luz um filho. E o Senhor ordenou-me: «Põe-lhe o nome de Pronto-para-o-saque-Rápido-para-a-presa. 4Ainda antes que o menino saiba dizer “papá, mamã”, as riquezas de Damasco e os despojos de Samaria serão levados ao rei da Assíria

A invasão da Assíria

5O Senhor disse-me ainda:

6«Este povo despreza as águas do canal de Siloé8,6 Canal de Siloé. Levava as águas da fonte de Guion para o interior da cidade. O profeta opõe as águas calmas deste canal, como símbolo da confiança em Deus, às águas caudalosas do rio Eufrates, como símbolo das alianças políticas com os poderosos deste mundo. Cf. Jo 9,7.11.,

que correm mansamente,

e preferem a arrogância dos dois reis,

Recin e o filho de Remalias.

7Por isso, o Senhor fará cair sobre vós,

as torrentes abundantes e violentas do rio Eufrates,

isto é, o rei da Assíria com todo o seu poder.

O Eufrates sairá do seu leito

e transbordará das suas margens.

8As suas águas invadem Judá,

inundam e transbordam

até chegarem ao pescoço.

As suas margens estender-se-ão

até abrirem a vastidão da tua terra,

ó Emanuel8,8 Ver 7,14 e nota.!

9Tremam, ó povos, pois sereis derrotados;

estejam atentas, nações longínquas;

armem-se bem, pois sereis esmagadas;

armem-se bem, sereis sempre esmagadas.

10Tracem planos, que sairão frustrados;

pronunciem ameaças que não se realizarão,

porque Deus está connosco8,10 Literalmente: Emanuel. Ver 7,14 e nota.

O Senhor, rochedo de salvação

11Assim me falou o Senhor, agarrando-me pela mão

e afastando-me do caminho deste povo:

12«Não acreditem em conspiração,

quando este povo fala de conspiração,

não temam o que ele teme,

nem se assustem.

13Quem devem tratar como santo é ao Senhor, todo-poderoso;

é a ele que devem respeitar,

é ele que vos deve inspirar temor.

14Ele será uma pedra de tropeço8,14 Pedra de tropeço. A mesma palavra hebraica, embora com outras vogais, pode significar “santuário”. Sobre a simbólica da pedra, com sentido salvífico ou com sentido negativo (pedra de tropeço), ver Is 28,16; Gn 49,24; Is 17,10; 2 Sm 22,2; Sl 28,1; Lc 2,34; Rm 9,32–33; 1 Pe 2,7–8. e um precipício,

para os dois reinos de Israel:

será uma armadilha, uma cilada

para os habitantes de Jerusalém.

15Muitos tropeçarão nela,

cairão e serão despedaçados,

serão apanhados na armadilha e não poderão livrar-se.»

Deus esconde o seu rosto

16Guardo a mensagem, selo as instruções e confio-as apenas aos meus discípulos. 17Espero no Senhor, que por agora ocultou o seu rosto aos descendentes de Jacob. Espero pacientemente nele. 18Eu próprio e os filhos que o Senhor me deu serviremos de sinal e presságio para Israel, em nome do Senhor do Universo, que habita no monte Sião8,18 Cf. Hb 2,13. Os filhos do profeta e da profetisa são uma mensagem viva. Ver Is 7,3; 10,21; 8,1–3; cf. Jr 16,1–8; Ez 24,15–24; Os 1–3..

19Certamente que vos dirão: «Consultem os espíritos dos mortos e os adivinhos que murmuram e segredam. Não é normal que um povo consulte os seus deuses e interrogue os mortos acerca dos vivos, 20para receberem instruções com garantia?» Certamente hão de falar dessa maneira. Mas para esses não haverá manhã8,20 O costume de consultar os espíritos dos mortos era bastante comum. Ver Is 19,3; 1 Sm 28,7–20; 2 Rs 21,6; 23,24. Esta praxe é proibida em Lv 19,31; 20,6.27; Dt 18,11; 1 Sm 28,3.9..

Dias obscuros

21hão de vaguear pelo país, oprimidos e esfomeados.

Agastados pela fome,

amaldiçoarão o seu rei e o seu Deus;

levantarão os olhos para o céu

22e, depois, olharão para a terra.

Encontrarão apenas aflição e trevas,

escuridão opressora e noite sem saída.

23Não haverá mais escuridão para o país em angústia.

Profecia messiânica

Em tempos passados, o Senhor humilhou

a região de Zabulão e a de Neftali8,23 Zabulão e Neftali. Tribos de Israel instaladas a oeste do lago de Tiberíades, na parte superior do rio Jordão. Este território tinha sido anexado pelos assírios entre 734 e 732 a.C., como também o território a este do Jordão e da Galileia..

Mas no futuro, cobrirá de glória

o caminho ao longo do mar8,23 O caminho ao longo do mar ligava o Egito à Assíria, ao longo da costa palestinense. Sobre 8,23 e 9,1 ver Mt 4,15–16 e Lc 1,79.

o país a leste do Jordão

e a Galileia dos estrangeiros.

9

91O povo que caminhava nas trevas

viu uma grande luz;

habitavam numa terra de sombras

e uma luz brilhou para eles.

2Acrescentaste a alegria, ó Senhor,

aumentaste o júbilo.

Rejubilam diante de ti

como se alegram no tempo das ceifas,

como rejubilam ao repartirem os despojos.

3Tal como outrora com o jugo dos madianitas9,3 Madianitas. Alusão a Juízes 7. Ver Is 10,26.,

também agora quebras o jugo da opressão

que pesa sobre o teu povo,

a vara que lhes rasga os ombros

e o bastão do capataz de trabalhos forçados.

4A bota inimiga que pisa o solo com arrogância

e a capa enrolada9,4 A bota e a capa enrolada faziam parte do equipamento dos soldados assírios., tingida de sangue,

serão queimadas e pasto do fogo.

5É que um menino9,5 Ver Is 7,14; Lc 2,11. nos nasceu,

um filho nos foi dado.

Deus colocou a soberania sobre os seus ombros.

Os seus títulos são:

Conselheiro maravilhoso,

Deus forte, Pai para sempre,

Príncipe da paz.

6Ele vai alargar o seu domínio

e governar em paz total,

sobre o trono de David e sobre o seu reino.

Vai estabelecê-lo e consolidá-lo

com a justiça e o direito,

desde agora e para sempre.

É isto mesmo o que vai realizar

o Senhor do Universo, com todo o zelo.

A ira do Senhor

7O Senhor lançou a sua sentença

contra os descendentes de Jacob,

ela caiu sobre o reino de Israel9,7 Reino de Israel. O reino do Norte estava separado do de Judá havia uns 200 anos (ver 1 Rs 12). Samaria era a capital do reino do Norte..

8Todo o povo a há de ouvir,

o reino de Efraim e os habitantes da Samaria.

Eles dizem com soberba e presunção:

9«Se caíram os tijolos,

reconstruiremos com pedras lavradas;

se deitaram abaixo as vigas de sicómoro,

substituí-las-emos por vigas de cedro.»

10O Senhor fez que surgisse contra eles

o seu inimigo Recin9,10 Sobre a pessoa de Recin, ver Is 7,1..

Atiçou os seus adversários,

11os arameus pela frente

e os filisteus por detrás.

Eles devoraram Israel à boca cheia.

E apesar disto, a ira do Senhor não se acalma,

a sua mão continua ameaçadora.

12Mas o povo não se converteu a Deus, que o castigava,

não procurou o Senhor do Universo.

13Então num só dia,

o Senhor cortou em Israel a cabeça e a cauda

a palma e o junco.

14O ancião e o nobre são a cabeça,

os falsos profetas são a cauda.

15Os dirigentes do povo enganam-no,

e os dirigidos são totalmente esmagados.

16Por isso, o Senhor não se alegra9,16 Segundo o texto massorético. O texto de Isaías encontrado em Qumran diz: o Senhor não poupa. com os jovens,

e não tem compaixão dos órfãos e viúvas.

São todos ímpios e maus;

tudo quanto dizem é infame.

E apesar disto, a ira do Senhor9,16 Ver 5,25; 9,11. não se acalma,

a sua mão continua ameaçadora.

17A maldade está a arder como um fogo,

que consome silvas e cardos;

o fogo toma conta das árvores da floresta

e levanta para o céu colunas de fumo.

18O país está em chamas

devido à cólera do Senhor do Universo:

o povo é pasto das chamas.

Ninguém tem compaixão do seu próximo.

19Cortam um pedaço à direita

e continuam com fome,

devoram um outro pedaço à esquerda

e não ficam saciados.

Cada um devora os seus próprios parentes.

20A tribo de Manassés está contra a de Efraim

e esta contra a de Manassés,

e as duas juntas contra a de Judá.

E, apesar disto, a ira do Senhor não se acalma,

a sua mão continua ameaçadora.