a BÍBLIA para todos Edição Comum (BPT)
11

Conquista das terras do norte

111Quando Jabin, rei de Haçor, soube destes acontecimentos, mandou avisar Jobab, rei de Madon, os reis de Chimeron e de Acsaf, 2os reis das montanhas do norte e os do vale do Jordão, a sul do lago da Galileia, e os da planície costeira, a ocidente de Dor. 3Avisou também os cananeus de um e de outro lado do Jordão, os amorreus, os hititas, os perizeus, os jebuseus da montanha e os heveus, que habitavam no sopé do monte Hermon, na região de Mispá. 4Todos eles saíram então com os seus soldados formando um exército tão numeroso como as areias das praias do mar e com muitos cavalos e carros de guerra. 5Estes reis uniram-se e foram acampar todos perto das águas de Merom, para combaterem Israel.

6Mas o Senhor disse a Josué: «Não tenham medo deles, porque amanhã a esta hora eu tos entregarei todos! Eles cairão mortos pelos teus soldados e tu cortarás as patas dos seus cavalos e queimarás os seus carros.» 7Josué com os seus guerreiros avançou de surpresa e atacou-os junto das águas de Merom 8e o Senhor deu aos israelitas a vitória sobre eles. Os israelitas atacaram e perseguiram-nos para noroeste, até à grande cidade de Sídon e à nascente de Miserefot e até ao vale de Mispá, a oriente. Combateu-os até ao ponto de não deixar sobreviventes. 9Tratou-os como o Senhor lhe tinha dito: cortou as patas dos cavalos e incendiou os carros de guerra.

10Depois Josué voltou e conquistou Haçor, matando o seu rei ao fio da espada. Haçor era, naquela época, a cidade mais importante desses reinos. 11Josué matou todos os seus habitantes, sem deixar sobreviventes, e incendiou a cidade. 12Conquistou aquelas cidades com os seus reis, condenando-as à destruição, como lhe tinha mandado Moisés, servo do Senhor. 13Contudo, os israelitas não incendiaram nenhuma das cidades que estavam sobre as colinas, além de Haçor. 14Ficaram com os despojos daquelas cidades e com os animais, mas mataram todos os seus habitantes, sem escapar nenhum.

15O Senhor tinha dado aquelas ordens a Moisés, que, por sua vez, as transmitiu a Josué e este cumpriu-as sem omitir nada.

Território conquistado por Josué

16Josué conquistou todo o país: a montanha, o Negueve, o território de Góchen, as regiões da Chefela e da Arabá, tanto os montes como a sua planície 17desde o monte Halac, no sul, perto de Edom, até Baal-Gad, no vale do Líbano, junto do monte Hermon. Venceu todos esses reis e matou-os, 18depois de ter combatido contra eles por muito tempo. 19A única cidade que fez um tratado de paz com o povo de Israel foi Guibeon, onde habitavam os heveus. Todas as outras foram conquistadas. 20Era desígnio do Senhor, que todos os povos teimassem em fazer guerra a Israel. Assim seriam condenados, sem piedade, à total destruição, tal como o Senhor tinha dito a Moisés.

21Por essa ocasião, Josué partiu para destruir os anaquitas do monte Hebron, de Debir, de Anab, e de toda a montanha de Judá e da Samaria. Destruiu-os completamente com as suas cidades. 22Dos anaquitas não ficou ninguém no país de Israel. Só ficaram em Gaza, em Gat e Asdod.

23Desta forma, Josué conquistou todo o território, como o Senhor tinha dito a Moisés e deu-o em herança a Israel, repartindo-o pelas tribos. Depois houve paz na região.

12

Conquistas de Moisés na Transjordânia

121Os israelitas já tinham conquistado e ocupado terras a oriente do Jordão, desde o vale de Arnon até ao monte Hermon, incluindo a planície oriental do Jordão, tendo vencido os seus reis. 2Um deles, foi Seon, rei dos amorreus, que residia em Hesbon. O seu reino estendia-se desde Aroer, situada nas proximidades do vale de Arnon, e desde o meio do vale, avançando por Guilead até à ribeira de Jaboc, na fronteira dos amonitas. 3Incluía o vale do Jordão desde o lago da Galileia, do lado oriental, e até ao mar Morto, o mar de Sal12,3 O mar de Sal é conhecido como mar Morto., estendendo-se em direção a Bet-Jechimot, a sul, até junto das encostas do monte Pisga.

4Outro rei vencido foi Og, rei de Basã, um sobrevivente dos refaítas, que reinava em Astarot e Edrei. 5O seu reino incluía o monte Hermon, Salca e toda a Basã e estendia-se até à fronteira de Guechur e de Macá e ainda metade de Guilead até ao território de Seon, rei de Hesbon. 6Moisés, servo do Senhor, e os israelitas derrotaram esses reis e Moisés deu os seus territórios à tribo de Rúben, à tribo de Gad e a metade da tribo de Manassés.

Conquistas de Josué a ocidente do Jordão

7Josué e os israelitas venceram todos os reis a ocidente do rio Jordão, desde Baal-Gad, no vale do Líbano, até ao monte Halac, no sul, perto de Edom. Josué dividiu esses territórios em lotes e distribuiu-os pelas tribos de Israel. 8Fez isso com a montanha, a região da Chefela, o vale do Jordão, as colinas e as regiões do deserto de Negueve. Naquelas terras tinham habitado os hititas, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.

9Os reis vencidos foram os das seguintes cidades: Jericó, Ai, junto de Betel, 10Jerusalém, Hebron, 11Jarmut, Láquis, 12Eglon, Guézer, 13Debir, Guéder, 14Horma, Arad, 15Libna, Adulam, 16Maqueda, Betel, 17Tapua, Héfer, 18Afec, Saron, 19Madon, Haçor, 20Chimeron, Acsaf, 21Tanac, Meguido, 22Cadés, Jocnoam, no Carmelo, 23Dor, na costa do mar, Goim, na Galileia, 24e Tirça. Foram ao todo, trinta e um reis.

13

Terras por conquistar

131Sendo Josué de idade já muito avançada, o Senhor disse-lhe: «Tu estás muito idoso e ainda falta conquistar grande parte do território. 2Falta a região dos filisteus e a dos guechureus, 3que vai desde o rio Chior, na fronteira do Egito, até à fronteira de Ecron, a norte, que pertence aos cananeus. É lá que vivem os cinco chefes dos filisteus: de Gaza, Asdod, Ascalon, Gat e Ecron, e também os heveus. A sul, 4todo o país dos cananeus desde Ara, dos sidónios, até Afec, na fronteira com os amorreus. 5Além disso, falta ainda a região de Biblos e todo o Líbano, a oriente, desde Baal-Gad, no sopé do monte Hermon, até à entrada para Hamat.

6Hei de expulsar da frente dos israelitas os sidónios e todos os habitantes da montanha, desde o Líbano até à nascente de Miserefot. O que deves é repartir as terras pelos israelitas como eu te mandei. 7Portanto, divide o território pelas nove tribos e pela metade da tribo de Manassés.»

Distribuição do território da Transjordânia

8A outra metade da tribo de Manassés e as tribos de Rúben e de Gad já receberam a sua parte, que lhes deu Moisés, servo do Senhor, a oriente do Jordão. 9Os seus territórios vão desde Aroer, que está na encosta que sobe do vale de Arnon, com a cidade que está no meio do vale, e estendem-se por todo o planalto de Madabá até Dibon. 10Incluem todas as cidades de Seon, rei dos amorreus, que reinava desde Hesbon até à fronteira dos amonitas 11e ainda Guilead com o território dos guechureus e dos macateus, toda a montanha de Hermon e toda a região de Basã até Salca. 12Incluíam em Basã o território de Og, rei que dominava desde Astarot até Edrei e que era o último dos refaítas que Moisés tinha vencido e expulsado da região. 13Entretanto os israelitas não tinham expulsado os guechureus e os macateus. De facto, eles continuam a habitar no meio de nós até ao dia de hoje.

14À tribo de Levi é que não foi dada a posse de nenhum território. A sua parte estava nas ofertas que eram feitas em honra do Senhor, Deus de Israel, conforme ele mesmo lhe tinha prometido.

A parte de Rúben

15À tribo de Rúben, Moisés distribuiu o território de acordo com o número das suas famílias. 16O seu território ia desde Aroer, situada na encosta de Arnon, com a cidade que está no meio do vale, até ao planalto de Madabá. 17Incluía Hesbon e todas as cidades que estão no planalto: Dibon, Bamot-Baal, Bet-Baal-Meon, 18Jaás, Quedemot, Mefaat, 19Quiriataim, Sibma, Seret-Chaar, que está na encosta do vale, 20Bet-Peor, as encostas do monte Pisga e Bet-Jechimot, 21quer dizer, as cidades da planície e todo o reino de Seon, rei amorreu de Hesbon. Moisés tinha derrotado esse rei com os chefes de Madiã, que lhe pagavam tributo e que eram Evi, Reguem, Sur, Hur e Reba. 22O adivinho Balaão, filho de Beor, foi também um dos que foram mortos pelos israelitas. 23O território da tribo de Rúben tinha como fronteira o rio Jordão. Tal era a parte que lhes foi dada, segundo o número das famílias, incluindo cidades e aldeias.

A parte de Gad

24Moisés tinha dado também uma parte à tribo de Gad, segundo o número das suas famílias. 25Os gaditas ficaram com Jazer e todas as cidades de Guilead, metade da terra dos amonitas, até Aroer, em frente de Rabá, 26desde Hesbon até Ramat-Mispá e Betonim, e desde Manaim até à fronteira de Debir. 27No vale do Jordão, ficaram com Bet-Haran, Bet-Nimerá, Sucot e Safon, que era parte dos domínios de Seon, rei de Hesbon. A fronteira ia até ao rio Jordão e, a norte, chegava ao lago da Galileia, do lado oriental.

28Foi esta a parte, incluindo cidades e aldeias, que recebeu a tribo de Gad, segundo o número das suas famílias.

A parte da tribo de Manassés a oriente

29Da mesma forma, Moisés tinha dado uma parte a oriente do rio a metade da tribo de Manassés, de acordo com o número das suas famílias. 30Foi-lhe dado todo o território de Basã, que tinha pertencido a Og, rei de Basã, desde Manaim, com as sessenta localidades de Jair, 31metade de Guilead e Astarot e Edrei, cidades de Basã, reino de Og. Tudo isto ficou a pertencer a metade das famílias descendentes de Maquir, filho de Manassés.

32Foram estas as terras que Moisés distribuiu quando se encontrava na planície de Moab, do lado oriental do Jordão, em frente de Jericó. 33Porém à tribo de Levi não foi distribuída nenhuma herança, porque o Senhor, Deus de Israel, é a herança que lhe pertence, como o Senhor tinha prometido.