a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
24

Os grupos de sacerdotes

241Os descendentes de Aarão foram distribuídos por quatro grupos, já que ele teve quatro filhos: Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar. 2Nadab e Abiú morreram antes do seu pai, sem deixarem filhos. Por isso, só Eleazar e Itamar exerceram as funções de sacerdotes. 3David, ajudado por Sadoc, descendente de Eleazar e por Abimelec, descendente de Itamar, repartiu os sacerdotes por turnos, para desempenharem as suas funções. 4Mas como se verificou que, entre os descendentes de Eleazar, havia mais homens do que entre os descendentes de Itamar, organizaram-se dezasseis grupos de descendentes de Eleazar e apenas oito de descendentes de Itamar, com os seus respetivos chefes. 5A distribuição de uns e de outros fez-se por sorteio, pois entre uns e outros havia chefes do santuário, e chefes religiosos.

6O secretário Chemaías, filho de Nataniel, da tribo de Levi, inscreveu os nomes deles na presença do rei, dos chefes, do sacerdote Sadoc, de Abimelec, filho de Abiatar e dos chefes de famílias sacerdotais e levíticas. Fazia-se o sorteio uma vez para os descendentes de Eleazar e outra vez para os descendentes de Itamar.

7Esta é a lista dos chefes, pela ordem do sorteio, de um a vinte e quatro: Joiarib, Jedaías, 8Harim, Seorim, 9Malquias, Miamin, 10Hacós, Abias, 11Jessua, Checanias, 12Eliachib, Jaquim, 13Hupa, Jesbeab, 14Bilga, Imer, 15Hezir, Apicés, 16Petaías, Ezequiel, 17Jaquin, Gamul, 18Delaías, Maazias.

19Foi esta a distribuição dos turnos para o serviço no templo. Desempenhavam as suas funções conforme orientações que vinham de seu antepassado Aarão, que, por sua vez, as tinha recebido do Senhor, Deus de Israel.

Lista complementar dos levitas

20Há ainda a referir outros descendentes de Levi: Chubael, dos descendentes de Ameram e Jedias dos descendentes de Chubael; 21Jissias, que era o primeiro dos descendentes de Reabias; 22Chelomote, dos descendentes de Jiçar e Jaat dos descendentes de Chelomote; 23os quatro filhos de Hebron24,23 Texto reconstruído segundo 23,19 e versões antigas., por esta ordem: Jerias, Amarias, Jaziel e Jecamam; 24Mica, dos descendentes de Uziel; Samir, filho de Mica; 25Zacarias, filho de Jissias, que era irmão de Mica. 26Entre os descendentes de Merari: Mali, Muchi e Jazias seu filho; 27os três filhos de Jazias; Choam, Zacur e Ibri; 28os filhos de Mali: Eleazar, que não teve filhos, 29e Quis, que teve um filho, Jeramel; 30os filhos de Muchi: Mali, Éder e Jerimot.

Eram estes os levitas, segundo as suas respetivas famílias.

31Também estes, tal como os seus irmãos descendentes de Aarão, tiraram à sorte a ordem do seu serviço na presença do rei David, de Sadoc, de Aimelec e dos chefes de famílias sacerdotais e levíticas, colocando-se em pé de igualdade os mais velhos e os mais novos.

25

Os grupos de cantores

251David e os chefes do exército destacaram para determinados serviços de culto os descendentes de Assaf, de Heman e de Jedutun. Eles deviam proclamar as mensagens de Deus ao som de harpas, de liras e de címbalos. É esta a lista dos encarregados de tal serviço:

2Os filhos de Assaf: Zacur, José, Netanias e Assarela. Eram dirigidos por seu pai Assaf, que proclamava as mensagens de Deus, ao serviço do rei.

3Os filhos de Jedutun: Godolias, Seri, Isaías, Hassabias e Matatias. Formavam um grupo de seis dirigidos pelo próprio pai, que proclamava as mensagens de Deus, acompanhado da harpa, para cantar e louvar o Senhor.

4Os filhos de Heman: Buquias, Matanias, Uziel, Chubael, Jerimot, Hananias, Hanani, Eliatá, Guidalti, Romameti-Ézer, Josbecacha, Malóti, Hotir e Maziot. 5Eram todos filhos de Heman, vidente ao serviço do rei, para exaltar o seu poder. Deus tinha dado a Heman catorze filhos e três filhas. 6Todos eles cantavam no templo sob a direção do pai, fazendo-se acompanhar de címbalos, de liras e de harpas.

Assaf, Jedutun e Heman estavam os três ao serviço do templo, sob as ordens do rei.

7O número dos músicos que estavam preparados, juntamente com os seus companheiros, também instruídos para cantarem em honra do Senhor, era de duzentos e oitenta e oito.

8Tirou-se à sorte a ordem de serviço, sem fazer diferença para ninguém, pequenos e grandes, mestres e discípulos. 9Esta é a lista dos músicos, pela ordem de sorteio, de um a vinte e quatro, ficando cada um deles como chefe de um grupo de doze constituído por filhos e irmãos: José, filho de Assaf, Godolias, 10Zacur, 11Jiceri, 12Netanias, 13Buquias, 14Jessarela, 15Jesaías, 16Matanias, 17Simei, 18Azarel, 19Hassabias, 20Chubael, 21Matatias, 22Jerimot, 23Hananias, 24Josbecacha, 25Hanani, 26Malóti, 27Eliatá, 28Hotir, 29Guidalti, 30Maziot, 31Romameti-Ézer25,31 Alguns nomes desta lista têm uma ortografia diferente da que aparece noutros textos..

26

Os grupos de porteiros

261Os porteiros ficaram também distribuídos por grupos:

Dos descendentes de Corá: Messelemias, filho de Corá, que era filho da família de Assaf. 2Este Messelemias teve sete filhos, por esta ordem: Zacarias, o mais velho, Jediael, Zebadias, Jateniel, 3Elam, Joanan e Elioenai.

4Os filhos de Obed-Edom foram em número de oito e por esta ordem: Chemaías, o mais velho, Jozabad, Joá, Sacar, Nataniel, 5Amiel, Issacar e Peultai. Deus, de facto, abençoou-o com muitos filhos.

6Chemaías, filho mais velho de Obed-Edom, teve filhos que ocuparam funções de mando na família, porque eram homens de valor. 7Os filhos de Chemaías foram: Otni, Rafael, Obed, Elzabad e dois homens de grande valor, que se chamaram Eliú e Semaquias. 8Todos estes eram descendentes de Obed-Edom e os seus filhos e irmãos foram homens de valor pela dedicação ao serviço de Deus. Foram ao todo sessenta e dois.

9Os filhos e irmãos de Messelemias, também homens de valor, foram em número de dezoito.

10Hossa, da família de Merari teve quatro filhos: Chimeri, que era o chefe. O pai, de facto, colocou-o nessa posição apesar de não ser o mais velho. 11Hilquias, o segundo; Tebalias, o terceiro; Zacarias, o quarto. Os filhos e irmãos de Hossa formavam um grupo de treze pessoas. 12A estes grupos de porteiros, aos chefes e aos seus companheiros, foi confiada a função de guarda do templo. 13Para a vigilância de cada porta, fez-se o sorteio por famílias, entrando no sorteio pequenos e grandes sem distinção. 14A porta do oriente ficou para Chelemias e a porta do norte ficou confiada a seu filho Zacarias, que era um homem cheio de sabedoria. 15A Obed-Edom ficou confiada a porta do sul e aos seus filhos, a guarda dos armazéns do templo. 16A Chupim e a Hossa foi confiada a porta ocidental e a de Chaléquet, no caminho da subida.

A guarda era feita por grupos, uns a seguir aos outros, desta maneira: 17na porta oriental, seis porteiros por dia; na porta do norte, quatro por dia; na porta do sul, o mesmo número; nos armazéns do templo, dois grupos de dois porteiros. 18Para o edifício contíguo, situado a oeste foram destinados quatro homens do lado de fora e quatro no interior26,18 O hebraico refere uma estrutura com o nome de “parbar” sobre a qual não temos qualquer informação..

19Foram estes os grupos de porteiros recrutados de entre os descendentes de Corá e de entre os descendentes de Merari.

Funções especiais de certos levitas

20Outros levitas ficaram com o encargo de cuidar dos tesouros do templo de Deus e dos depósitos dos objetos sagrados. 21Os descendentes de Ladan, da família de Gerson e de Jeiel, 22e os filhos desse Jeiel e de seus irmãos Zetam e Joel ficaram com a responsabilidade dos tesouros do templo do Senhor. 23Quanto aos descendentes de Ameram, de Jiçar, de Hebron e de Uziel, 24o encarregado principal dos tesouros era Chubael, descendente de Gerson, filho de Moisés. 25Eram seus parentes por parte de Eliézer, Reabias, filho de Eliézer; Jesaías filho de Reabias; Jorão, filho de Jesaías; Zicri, filho de Jorão e Chelomite, filho de Zicri.

26Chelomite e os seus irmãos tinham a seu cuidado os objetos consagrados a Deus pelo rei David, pelos chefes de famílias e pelos altos chefes militares. 27Eram coisas que tinham sido apreendidas nas guerras e que estas pessoas tinham oferecido, para sustentar o templo do Senhor. 28Ali se encontravam também as coisas consagradas a Deus pelo profeta Samuel, por Saul, filho de Quis, por Abner, filho de Ner e por Joab, filho de Seruia.

Era Chelomite e os seus irmãos que tinham sob a sua responsabilidade todas as coisas consagradas a Deus.

29Cananias e os seus filhos, descendentes de Jiçar, estavam encarregados dos assuntos civis de Israel como administradores e juízes.

30Hassabias e os seus parentes, num total de mil e setecentos homens, todos de grande valor, descendentes de Hebron, estavam encarregados da vigilância do território de Israel, a oeste do Jordão, tanto no que dizia respeito aos assuntos religiosos como civis.

31Jerias era o chefe dos descendentes de Hebron. No ano quarenta do reinado de David, fez-se uma investigação sobre a genealogia dos descendentes de Hebron e encontraram-se entre eles homens de valor em Jazer de Guilead. O chefe dos descendentes de Hebron era Jerias. 32Ele e os seus parentes, homens de grande valor, eram em número de dois mil e setecentos chefes de família. O rei David confiou-lhes o encargo dos assuntos religiosos e civis nas tribos de Rúben, de Gad e da metade oriental da tribo de Manassés.