a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
25

Os grupos de cantores

251David e os chefes do exército destacaram para determinados serviços de culto os descendentes de Assaf, de Heman e de Jedutun. Eles deviam proclamar as mensagens de Deus ao som de harpas, de liras e de címbalos. É esta a lista dos encarregados de tal serviço:

2Os filhos de Assaf: Zacur, José, Netanias e Assarela. Eram dirigidos por seu pai Assaf, que proclamava as mensagens de Deus, ao serviço do rei.

3Os filhos de Jedutun: Godolias, Seri, Isaías, Hassabias e Matatias. Formavam um grupo de seis dirigidos pelo próprio pai, que proclamava as mensagens de Deus, acompanhado da harpa, para cantar e louvar o Senhor.

4Os filhos de Heman: Buquias, Matanias, Uziel, Chubael, Jerimot, Hananias, Hanani, Eliatá, Guidalti, Romameti-Ézer, Josbecacha, Malóti, Hotir e Maziot. 5Eram todos filhos de Heman, vidente ao serviço do rei, para exaltar o seu poder. Deus tinha dado a Heman catorze filhos e três filhas. 6Todos eles cantavam no templo sob a direção do pai, fazendo-se acompanhar de címbalos, de liras e de harpas.

Assaf, Jedutun e Heman estavam os três ao serviço do templo, sob as ordens do rei.

7O número dos músicos que estavam preparados, juntamente com os seus companheiros, também instruídos para cantarem em honra do Senhor, era de duzentos e oitenta e oito.

8Tirou-se à sorte a ordem de serviço, sem fazer diferença para ninguém, pequenos e grandes, mestres e discípulos. 9Esta é a lista dos músicos, pela ordem de sorteio, de um a vinte e quatro, ficando cada um deles como chefe de um grupo de doze constituído por filhos e irmãos: José, filho de Assaf, Godolias, 10Zacur, 11Jiceri, 12Netanias, 13Buquias, 14Jessarela, 15Jesaías, 16Matanias, 17Simei, 18Azarel, 19Hassabias, 20Chubael, 21Matatias, 22Jerimot, 23Hananias, 24Josbecacha, 25Hanani, 26Malóti, 27Eliatá, 28Hotir, 29Guidalti, 30Maziot, 31Romameti-Ézer25,31 Alguns nomes desta lista têm uma ortografia diferente da que aparece noutros textos..

26

Os grupos de porteiros

261Os porteiros ficaram também distribuídos por grupos:

Dos descendentes de Corá: Messelemias, filho de Corá, que era filho da família de Assaf. 2Este Messelemias teve sete filhos, por esta ordem: Zacarias, o mais velho, Jediael, Zebadias, Jateniel, 3Elam, Joanan e Elioenai.

4Os filhos de Obed-Edom foram em número de oito e por esta ordem: Chemaías, o mais velho, Jozabad, Joá, Sacar, Nataniel, 5Amiel, Issacar e Peultai. Deus, de facto, abençoou-o com muitos filhos.

6Chemaías, filho mais velho de Obed-Edom, teve filhos que ocuparam funções de mando na família, porque eram homens de valor. 7Os filhos de Chemaías foram: Otni, Rafael, Obed, Elzabad e dois homens de grande valor, que se chamaram Eliú e Semaquias. 8Todos estes eram descendentes de Obed-Edom e os seus filhos e irmãos foram homens de valor pela dedicação ao serviço de Deus. Foram ao todo sessenta e dois.

9Os filhos e irmãos de Messelemias, também homens de valor, foram em número de dezoito.

10Hossa, da família de Merari teve quatro filhos: Chimeri, que era o chefe. O pai, de facto, colocou-o nessa posição apesar de não ser o mais velho. 11Hilquias, o segundo; Tebalias, o terceiro; Zacarias, o quarto. Os filhos e irmãos de Hossa formavam um grupo de treze pessoas. 12A estes grupos de porteiros, aos chefes e aos seus companheiros, foi confiada a função de guarda do templo. 13Para a vigilância de cada porta, fez-se o sorteio por famílias, entrando no sorteio pequenos e grandes sem distinção. 14A porta do oriente ficou para Chelemias e a porta do norte ficou confiada a seu filho Zacarias, que era um homem cheio de sabedoria. 15A Obed-Edom ficou confiada a porta do sul e aos seus filhos, a guarda dos armazéns do templo. 16A Chupim e a Hossa foi confiada a porta ocidental e a de Chaléquet, no caminho da subida.

A guarda era feita por grupos, uns a seguir aos outros, desta maneira: 17na porta oriental, seis porteiros por dia; na porta do norte, quatro por dia; na porta do sul, o mesmo número; nos armazéns do templo, dois grupos de dois porteiros. 18Para o edifício contíguo, situado a oeste foram destinados quatro homens do lado de fora e quatro no interior26,18 O hebraico refere uma estrutura com o nome de “parbar” sobre a qual não temos qualquer informação..

19Foram estes os grupos de porteiros recrutados de entre os descendentes de Corá e de entre os descendentes de Merari.

Funções especiais de certos levitas

20Outros levitas ficaram com o encargo de cuidar dos tesouros do templo de Deus e dos depósitos dos objetos sagrados. 21Os descendentes de Ladan, da família de Gerson e de Jeiel, 22e os filhos desse Jeiel e de seus irmãos Zetam e Joel ficaram com a responsabilidade dos tesouros do templo do Senhor. 23Quanto aos descendentes de Ameram, de Jiçar, de Hebron e de Uziel, 24o encarregado principal dos tesouros era Chubael, descendente de Gerson, filho de Moisés. 25Eram seus parentes por parte de Eliézer, Reabias, filho de Eliézer; Jesaías filho de Reabias; Jorão, filho de Jesaías; Zicri, filho de Jorão e Chelomite, filho de Zicri.

26Chelomite e os seus irmãos tinham a seu cuidado os objetos consagrados a Deus pelo rei David, pelos chefes de famílias e pelos altos chefes militares. 27Eram coisas que tinham sido apreendidas nas guerras e que estas pessoas tinham oferecido, para sustentar o templo do Senhor. 28Ali se encontravam também as coisas consagradas a Deus pelo profeta Samuel, por Saul, filho de Quis, por Abner, filho de Ner e por Joab, filho de Seruia.

Era Chelomite e os seus irmãos que tinham sob a sua responsabilidade todas as coisas consagradas a Deus.

29Cananias e os seus filhos, descendentes de Jiçar, estavam encarregados dos assuntos civis de Israel como administradores e juízes.

30Hassabias e os seus parentes, num total de mil e setecentos homens, todos de grande valor, descendentes de Hebron, estavam encarregados da vigilância do território de Israel, a oeste do Jordão, tanto no que dizia respeito aos assuntos religiosos como civis.

31Jerias era o chefe dos descendentes de Hebron. No ano quarenta do reinado de David, fez-se uma investigação sobre a genealogia dos descendentes de Hebron e encontraram-se entre eles homens de valor em Jazer de Guilead. O chefe dos descendentes de Hebron era Jerias. 32Ele e os seus parentes, homens de grande valor, eram em número de dois mil e setecentos chefes de família. O rei David confiou-lhes o encargo dos assuntos religiosos e civis nas tribos de Rúben, de Gad e da metade oriental da tribo de Manassés.

27

Organização militar

271Apresenta-se aqui uma lista de israelitas que estavam ao serviço do rei no que diz respeito às divisões militares em que deviam servir por turnos mensais durante o ano. Eram chefes de famílias, comandantes de regimentos e de companhias e seus oficiais. Cada divisão era formada por vinte e quatro mil homens. 2A lista dos chefes militares para cada mês era a seguinte:

Primeiro mês: Jassobam, filho de Zabediel 3da família de Peres. Este comandava todos os chefes das tropas que prestavam serviço nesse mês.

4Segundo mês: Dodai, de Aoa, ajudado por Miclot.

5Terceiro mês: Benaías, filho do grande sacerdote Joiadá. 6Benaías era o chefe do grupo dos trinta. O seu filho Amizabad sucedeu-lhe como chefe do grupo.

7Quarto mês: Assael, irmão de Joab. Sucedeu-lhe o filho Zebadias.

8Quinto mês: Chamut da família de Jízera.

9Sexto mês: Ira, filho de Iqués, de Técoa.

10Sétimo mês: Heles de Palon, dos descendentes de Efraim.

11Oitavo mês: Sibecai, de Hucha, que era da família de Zera.

12Nono mês: Abiézer, de Anatot, da tribo de Benjamim.

13Décimo mês: Marai de Netofa, da família de Zera.

14Décimo primeiro mês: Benaías, de Piraton, da tribo de Efraim.

15Décimo segundo mês: Heldai, de Netofa, da família de Oteniel.

Chefes das tribos

16Foram estes os chefes das tribos de Israel:

Tribo de Rúben: Eliézer, filho de Zicri.

Tribo de Simeão: Chefatias, filho de Macá.

17Tribo de Levi: Hassabias, filho de Quemuel.

Dos descendentes de Aarão: Sadoc.

18Tribo de Judá: Eliú, um dos parentes de David.

Tribo de Issacar: Omeri, filho de Micael.

19Tribo de Zabulão: Jismaías, filho de Obadias.

Tribo de Neftali: Jerimot, filho de Azeriel.

20Tribo de Efraim: Oseias, filho de Azazias.

Metade ocidental da tribo de Manassés: Joel, filho de Pedaías.

21Metade oriental da tribo de Manassés, instalada em Guilead: Jido, filho de Zacarias.

Tribo de Benjamim: Jassiel, filho de Abner.

22Tribo de Dan: Azarel, filho de Jeroam.

Foram estes os chefes das tribos de Israel.

23David não fez o recenseamento daqueles que tinham menos de vinte anos, porque o Senhor tinha prometido multiplicar os israelitas como as estrelas do céu. 24De facto Joab, filho de Seruia, ainda começou a fazer tal recenseamento mas não o concluiu, porque Deus irritou-se contra Israel, por causa disso. Por tal razão, o número deles não aparece no livro das Crónicas do rei David27,24 Este livro desapareceu e não é conhecido..

Administração dos bens reais

25Azemavet, filho de Adiel, estava encarregado dos tesouros do rei. Jónatas, filho de Uzias, era o encarregado dos armazéns que havia nos campos, nas cidades, nas aldeias e nas terras fortificadas.

26Ezri, filho de Quelub, era o responsável pelos trabalhadores que cultivavam os campos.

27Simei, de Ramá, tinha a responsabilidade das vinhas. Zabedi, de Chefam, era o responsável pelo vinho armazenado nas adegas.

28A Baal-Hanan, de Guéder, foram confiadas as oliveiras e os sicómoros da região de Chefela. Joás era o encarregado das provisões de azeite.

29Sitrai, de Saron, era o responsável pelos bois que pastavam em Saron. Chafat, filho de Adlai, responsabilizava-se pelos bois que pastavam nas planícies. 30Obil, o ismaelita, era responsável pelos camelos. Jedias, de Meronot, era o responsável pelos burros.

31Jaziz, descendente de Agar, era o responsável pelas ovelhas. Eram estes os administradores dos bens do rei David.

32Jónatas, tio de David, homem instruído e prudente, exercia a função de conselheiro e de escriba. Jeiel, filho de Hacmoni, era o encarregado da educação dos filhos do rei.

33Aitofel era conselheiro do rei e Huchai, de Erec, era o confidente do rei. 34A Aitofel sucedeu Joiadá, filho de Benaías, e Abiatar.

O chefe do exército de David era Joab.