a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
4

Descendentes de Judá

41Descendentes de Judá: Peres, Hesron, Carmi, Hur, Chobal, 2Reaías, filho de Chobal, foi o pai de Jaat e este o pai de Aumai e de Laad, antepassados dos habitantes de Sora. 3Os filhos do fundador de Etam foram: Jizrael, Jisma, Jidbás e também de uma filha chamada Hacelelpóni. 4Depois teve ainda Penuel, fundador de Guedor e Ézer, fundador de Hucha. Estes foram os filhos de Hur, primeiro filho de Efrata e fundador de Belém.

5Acheúr, fundador de Técoa, teve duas mulheres, Hela e Naará. 6De Naará nasceram-lhe quatro filhos: Acuzam, Héfer, Temni e Astari. 7De Hela nasceram três: Seret, Soar e Etnam.

8Cós foi o pai de Anub e de Sobeba e antepassado das famílias de Arel, filho de Harum. 9Jabés foi mais famoso que os irmãos. A mãe pôs-lhe o nome de Jabés, porque o parto tinha sido com muito sofrimento4,9 Em hebraico, Jabés e a palavra que significa “sofrimento” ou “dor” são parecidas.. 10Foi Jabés que fez esta oração ao Deus de Israel: «Peço-te a tua bênção, para eu conseguir alargar os limites do meu território, para me ajudares e livrares da desgraça do sofrimento.» E Deus concedeu-lhe o que lhe pediu.

11Caleb, irmão de Chua, teve um filho, chamado Meir. Meir foi o pai de Eston, 12que teve três filhos: Bet-Rafa; Passea e Teina, fundador da cidade de Naás. Os seus descendentes habitaram em Reca.

13Quenaz foi o pai de Oteniel e Seraías. Oteniel teve também dois filhos, Hatat 14e Meonati, o pai de Ofra. Seraías foi o pai de Joab, antepassado dos habitantes do vale dos Artesãos, assim chamado por eles serem artesãos.

15Caleb, filho de Jefuné, teve três filhos: Iru, Elá e Naam. Elá foi o pai de Quenaz. 16Jaliel teve quatro filhos: Zif, Zifa, Tiria e Assarel. 17Esra teve quatro filhos: Jéter, Mered, Éfer e Jalon. Mered casou com Bítia, filha do rei do Egito e tiveram uma filha, Míriam e dois filhos: Chamai e Jisba, fundador de Estemoa. 18Mered casou com uma mulher judia e nasceram desse casamento três filhos: Jered, fundador de Guedor; Héber, fundador de Socó e Jecutiel, fundador de Zanoa.

19Hodias casou com a irmã de Naam. Os seus descendentes foram os garmitas, que povoaram Queila e os habitantes de Macá que povoaram Estemoa.

20Os filhos de Chimon foram Amnon, Rina, Ben-Hanan e Tilon. Descendentes de Jisseí foram Zoet e o seu filho.

21Os descendentes de Chela, filho de Judá foram os seguintes: Er, fundador de Leca; Laada, fundador de Maressa; as famílias que trabalhavam o linho fino de Bet-Achebea; 22Joquim, os habitantes de Cozeba, Joá e Saraf, que casaram com mulheres moabitas e, mais tarde, foram para Belém, segundo antigas tradições. 23Os seus descendentes foram oleiros. Habitaram em Netaim e Guedera e estiveram ao serviço do rei.

Descendentes de Simeão

24Os filhos de Simeão foram: Nemuel, Jamin, Jarib, Zera e Saul4,24 Em Gn 46,10 estes nomes são um pouco diferentes.. 25Saul teve um filho de nome Salum. Este foi pai de Mibsam, e Mibsam o pai de Michemá. 26Os descendentes de Michemá foram Hamuel, Zacur e Simei. 27Simei teve dezasseis filhos e seis filhas, mas os irmãos dele não tiveram muitos filhos e as suas famílias não cresceram tanto como as de Judá. 28Habitaram em Bercheba, Molada, Haçar-Sual, 29Bilá, Essém, Tolad, 30Betuel, Horma, Siclag, 31Bet-Marcabot, Haçar-Sussim, Bet-Biri e Charaim. Estas foram as suas cidades até ao reinado de David. 32Possuíam ainda Etam, Ain, Rimon, Toquém e Achan, ou seja cinco cidades, 33com as respetivas aldeias das redondezas até Baalat. Tais foram as terras onde eles viveram. Nos registos, figuram os seus nomes de família.

34Mechobab, Jamelec, Josá, filho de Amazias, 35Joel, Jeú, filho de Jossibias, sendo este filho de Seraías e neto de Assiel, 36Elioenai, Jacoba, Jessoaías, Assaías, Adiel, Jessimiel, Benaías 37e Ziza, filho de Chifei e neto de Alon e descendente de Jedaías, de Chimeri e de Chemaías. 38Esta é a lista dos chefes de família de Simeão que entraram nos registos pelo nome da sua família. As famílias deles aumentaram tanto 39que tiveram de sair à procura de pastos para os seus rebanhos até à entrada de Guedor, a leste do vale. 40Encontraram pastos abundantes e de boa qualidade, numa região vasta e tranquila, onde tinham habitado antigamente os descendentes de Cam. 41No tempo de Ezequias, rei de Judá, estes homens aqui referidos chegaram a essa região e destruíram as tendas dos que lá habitavam antes. Expulsaram-nos e ali se estabeleceram até ao dia de hoje, porque lá havia pastagens para os seus rebanhos. 42Houve ainda quinhentas pessoas da tribo de Simeão que se dirigiram para as montanhas de Edom, chefiados pelos filhos de Jisseí: Pelatias, Nearias, Refaías e Uziel. 43Destruíram o restante dos amalecitas que ainda por ali viviam e instalaram-se lá até ao dia de hoje.

5

Descendentes de Rúben

51Rúben foi o filho mais velho de Israel, mas perdeu os seus direitos de primogénito por ter dormido com uma das mulheres de seu pai. Esses direitos passaram para os descendentes de José, que também era filho de Israel. 2Como quer que seja, foi a tribo de Judá que se tornou a mais poderosa e foi dela que saiu um chefe para todas as outras tribos, apesar de os direitos de primogénito pertencerem a José. 3Os filhos de Rúben foram: Henoc, Palu, Hesron e Carmi.

4Os descendentes de Joel em linha direta foram Chemaías, Gog, Simei, 5Mica, Reaías, Baal 6e Bera, que foi chefe dos rubenitas e que foi levado para o cativeiro por Tiglat-Falasar, rei da Assíria.

7Os parentes de Bera, chefes de famílias que figuram nos registos foram: Jeiel, Zacarias 8e Bela, filho de Azaz e neto de Chema, da família de Joel. Esta família viveu em Aroer e o seu território ia até ao monte Nebo e à cidade de Baal-Meon. 9A oriente, ocupavam o território que se estende até aos limites do deserto que os separava do rio Eufrates, pois os seus rebanhos tinham aumentado muito na região de Guilead. 10No tempo do rei Saul, os rubenitas fizeram guerra aos agarenos. Derrotaram-nos e ocuparam a parte oriental da região de Guilead.

Descendentes de Gad

11Os descendentes de Gad habitavam em frente deles na região de Basã, alargando-se o seu território até à cidade de Salca. 12Joel foi o primeiro. Depois foi Chafan, Janai e Chafat. 13Os outros chefes de famílias foram: Micael, Mechulam, Cheba, Jorai, Jacan, Zia, Héber, sete ao todo. 14Os fundadores destas famílias eram descendentes de Abiail, que tinha por antepassados em linha direta Uri, Jaroa, Guilead, Micael, Jessicai, Jado e Buz. 15Aí, filho de Abdiel e neto de Guni, era o chefe destas famílias. 16Habitavam em Guilead e Basã, com as suas aldeias e possuíam os campos de pastagens de Saron até aos seus últimos limites. 17Todos foram inscritos nos registos, no tempo de Jotam, rei de Judá e de Jeroboão, rei de Israel.

18As tribos de Rúben, de Gad e metade da tribo de Manassés tinham quarenta e quatro mil setecentos e sessenta soldados, bem treinados, armados com escudo, espada e arco e preparados para a guerra. 19Combateram contra as tribos agarenas de Jetur, Nafiz e Nodab. 20Durante o tempo de guerra, invocavam a Deus, em quem depositavam toda a confiança. E Deus ouvia-os. Assim puderam submeter os agarenos e os seus aliados. 21Apoderaram-se dos seus animais: cinquenta mil camelos, duzentos e cinquenta mil ovelhas e dois mil jumentos. Fizeram, além disso, cem mil prisioneiros. 22Foram muitos os inimigos que caíram mortos, porque aquela guerra era da vontade de Deus. Estabeleceram-se em seguida no território dos vencidos e lá ficaram até à época do cativeiro.

Descendentes de Manassés na Transjordânia

23Metade dos descendentes da tribo de Manassés viveram na região que vai de Basã até Baal-Hermon, Senir e Hermon e a sua população cresceu muito. 24Os chefes das suas famílias foram Éfer, Jisseí, Eliel, Azeriel, Jeremias, Hodavias e Jadiel, todos eles homens valentes e célebres nas suas famílias. 25Mas foram infiéis ao Deus dos seus antepassados. Abandonaram-no, para adorarem os deuses dos povos que Deus tinha destruído diante deles. 26Então o Deus de Israel moveu Pul, rei da Assíria, ou seja, Tiglat-Falasar, que levou cativos os rubenitas, os gaditas e a metade oriental da tribo de Manassés para as regiões de Hala, Habor, Hara e para as proximidades do rio Gozan, onde permanecem até ao presente.

Descendentes de Levi

27Os filhos de Levi foram Gerson, Queat e Merari5,27 Em algumas versões 5,27–41 é numerado 6,1–15.. 28Queat foi o pai de Ameram, de Jiçar, de Hebron e de Uziel. 29Ameram foi o pai de Aarão, de Moisés e de Míriam. Por sua vez, Aarão, foi o pai de Nadab, Abiú, Eleazar e Itamar. 30Os descendentes de Eleazar, de geração em geração, foram os seguintes: Fineias, Abisua, 31Buqui, Uzi, 32Seraías, Meraiot, 33Amarias, Aitube, 34Sadoc, Aimás, 35Azarias, Joanan, 36Azarias, que foi sacerdote no templo que Salomão construiu em Jerusalém, 37Amarias, Aitube, 38Sadoc, Salum, 39Hilquias, Azarias, 40Seraías e Joçadac. 41Joçadac foi deportado por Nabucodonosor, quando o Senhor fez com que a população de Judá e de Jerusalém, fosse levada para o cativeiro.

6

Outros descendentes de Levi

61Os filhos de Levi foram Gerson, Queat e Merari. 2Gerson foi o pai de Libni e de Simei. 3Queat foi pai de Ameram, Jiçar, Hebron e Uziel; 4e Merari foi o pai de Mali e de Muchi. São estes os antepassados das famílias da tribo de Levi. 5Os descendentes de Gerson, em linha direta, foram: Libni, Jaat, Zima, 6Joá, Ido, Zera e Jatrai.

7Os descendentes de Queat, em linha direta, foram: Aminadab, Corá, Assir, 8Elcaná, Abiassaf, Assir, 9Taat, Uriel, Uzias, Saul. 10Elcaná teve dois filhos: Amassai e Aimot. 11Os descendentes de Aimot6,11 O texto hebraico repete Elcaná., em linha direta, foram: Elcaná, Sofai, Naat, 12Eliab, Jeroam e Elcaná. 13Os filhos de Samuel foram: Vasni, que foi o mais velho, e Abiá.

14Os descendentes de Merari, em linha direta, foram: Mali, Libni, Simei, Uzá, 15Chimá, Haguias e Assaías.

Cantores do templo

16São estes os homens que David escolheu para exercerem a função de cantores no templo do Senhor, depois de lá ter sido colocada a arca da aliança. 17Já antes de Salomão construir o templo de Jerusalém, estes homens exerceram as suas funções de cantores, diante da tenda do encontro, conforme as normas estabelecidas.

18É esta a lista dos que desempenharam essa função, juntamente com os seus filhos: Da família de Queat, Heman, que tinha por antepassados, em linha direta: Joel, Samuel, 19Elcaná, Jeroam, Eliel, Toa, 20Suf, Elcaná, Maat, Amassai, 21Elcaná, Joel, Azarias, Sofonias, 22Taat, Assir, Abiassaf, Corá, 23Jiçar, Queat, Levi e Israel.

24À direita de Heman, ficava o seu parente Assaf, descendente em linha direta de Berequias, Chimá, 25Micael, Basseias, Malquias, 26Etni, Zera, Adaías, 27Etan, Zima, Simei, 28Jaat, Gerson, Levi.

29À esquerda de Heman ficava o seu parente Etan, dos descendentes de Merari. Etan era descendente, em linha direta, de Quichi, de Abdi, de Maluc, 30de Hassabias, de Amassias, de Hilquias, 31de Ameci, de Bani, de Chémer, 32de Mali, de Muchi, de Merari e de Levi.

33Os outros levitas estavam encarregados de todo o restante serviço do templo do Senhor.

34Aarão e os seus descendentes ofereciam os holocaustos sobre o altar e apresentavam as ofertas de incenso. Eram eles que apresentavam as ofertas mais sagradas e presidiam às cerimónias de perdão em favor do povo de Israel, de acordo com as ordens de Moisés, servo de Deus. 35É esta a lista dos descendentes de Aarão, em linha direta: Eleazar, Fineias, Abisua, 36Buqui, Uzi, Zeraías, 37Meraiot, Amarias, Aitube, 38Sadoc e Aimás.

Cidades levíticas

(Josué 21,1–42)

39Foram estas as localidades de residência e os limites territoriais dos descendentes de Aarão. Os queatitas foram os primeiros a receber o seu território, por tiragem à sorte. 40Ficaram com Hebron, em Judá e com os campos de pastagem à sua volta. 41Mas os campos e as aldeias que dependiam de Hebron foram dados a Caleb, filho de Jefuné. 42Os descendentes de Aarão receberam como cidades-refúgio: Hebron, Libna, Jatir, Estemoa, 43Hilen, Debir, 44Achan, Bet-Chemes 45e, no território de Benjamim, Gueba, Alemet e Anatot. Foram ao todo treze cidades com os seus campos de pastagem.

46As outras famílias descendentes de Queat receberam, também por sorteio, dez cidades, situadas nos territórios de Efraim, de Dan e da metade ocidental da tribo de Manassés. 47Os descendentes de Gerson, segundo o número das suas famílias, receberam treze cidades situadas nos territórios de Issacar, de Asser, de Neftali e da outra metade da tribo de Manassés, em Basã. 48Os descendentes de Merari, segundo o número das suas famílias, receberam, por sorteio, doze cidades situadas nos territórios de Rúben, Gad e Zabulão.

49Os israelitas entregaram aos levitas estas cidades com os seus campos de pastagem. 50Foram-lhes dadas, também por tiragem à sorte, as cidades já referidas nos territórios de Judá, de Simeão e de Benjamim.

51Algumas famílias de Queat receberam cidades de refúgio no território da tribo de Efraim. 52Assim receberam Siquém, situada na montanha de Efraim, Guézer, 53Jocnoam, Bet-Horon, 54Aialon e Gat-Rimon. 55No território da metade ocidental da tribo de Manassés, ficaram com Aner e Bileam. Foram-lhes atribuídas estas cidades com os seus respetivos campos de pastagem.

56Aos descendentes de Gerson, também de acordo com o número de suas famílias, foram dadas as seguintes cidades: no território da metade oriental da tribo de Manassés, Golã, situada em Basã, e Astarot; 57no território de Issacar, Quedes, Daberat, 58Ramot e Aném; 59no território de Asser, Macal, Abdon, 60Hucoc, Reob; 61no território de Neftali, Quedes da Galileia, Hamon e Quiriataim. Cada uma destas cidades incluía os respetivos campos de pastagem.

62As restantes famílias descendentes de Merari receberam as seguintes cidades com os seus campos de pastagem: Rimon e Tabor, no território de Zabulão; 63no território de Rúben, a leste do Jordão, em frente de Jericó, Becer, situada no deserto, Jaás, 64Quedemot e Mefaat; 65no território de Gad, Ramot em Guilead, Manaim, 66Hesbon e Jazer.