a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
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111Sigam, pois, o meu exemplo, como eu sigo o exemplo de Cristo.

Como apresentar-se nas reuniões de oração

2Quero felicitar-vos, porque se recordam de mim em tudo e seguem à risca as normas que vos deixei. 3Mas quero que saibam que é Cristo quem tem autoridade sobre todos os homens, tal como o homem tem autoridade sobre a mulher e Deus sobre Cristo. 4O homem que ora ou declara a palavra de Deus com a cabeça11,4 Paulo está a servir-se do duplo sentido de cabeça e chefe que a mesma palavra aqui usada tem no grego. coberta ofende a dignidade de Cristo. 5E a mulher que ora ou declara a palavra de Deus de cabeça descoberta, ofende a dignidade do marido. É como se ela se apresentasse de cabeça rapada. 6Se não quer estar de cabeça coberta, é melhor que corte o cabelo. Mas se é uma vergonha para uma mulher andar de cabelo cortado ou rapado, então ela deve andar de cabeça coberta. 7O homem não deve cobrir a cabeça, pois ele é imagem e reflexo de Deus11,7 Ver Gn 1,26–27.. E a mulher é reflexo do homem. 8Pois não foi o homem que foi tirado da mulher. A mulher é que foi tirada do homem. 9Nem o homem foi feito por causa da mulher, mas sim a mulher por causa do homem11,9 Ver Gn 2,18–23.. 10Portanto, a mulher deve levar sobre a cabeça o sinal de autoridade, por causa dos anjos11,10 Anjos. Segundo alguns, alusão ao facto de eles serem guardas da ordem querida por Deus. Segundo outros, tratar-se-ia de proteger as mulheres dos poderes angélicos..

11Contudo, para o Senhor, nem a mulher existe sem o homem nem o homem sem a mulher. 12Pois se a mulher foi feita do homem, também o homem nasce da mulher. Afinal tudo vem de Deus.

13Julguem por vós mesmos. Acham decente que uma mulher vá fazer oração de cabeça descoberta? 14Não ensina a natureza que usar cabelos compridos é uma vergonha para o homem, 15enquanto os cabelos compridos dão beleza à mulher? É que eles foram-lhe dados para servirem de véu.

16Mas se alguém quiser ainda pôr isto em discussão, saiba que nem eu nem as igrejas de Deus temos outra maneira de proceder.

Celebração da ceia do Senhor

17Naquilo que vou agora dizer não vos posso louvar. É que as vossas reuniões não contribuem para o bem, mas para o mal. 18Em primeiro lugar, ouço dizer que, mesmo quando se reúnem, ficam divididos. E, em parte, eu acredito. 19Diferenças até é conveniente que existam, para que se saiba quem são os verdadeiros crentes. 20Contudo, ao reunirem-se, não estão a agir como quem participa na ceia do Senhor, 21pois cada um leva consigo a ceia para comer, e enquanto uns ficam com fome outros embriagam-se. 22Não tem cada um a sua casa para lá comer e beber? Por que é que desprezam a igreja de Deus e vão envergonhar os que nada têm? Que querem que vos diga? Que vos louve? Neste ponto, não!

23De facto, eu recebi do Senhor aquilo que vos transmiti. Isto é, que o Senhor Jesus, na noite em que foi entregue, tomou pão, 24deu graças a Deus, partiu-o e disse: «Isto é o meu corpo, entregue para vosso benefício. Façam isto, em memória de mim.» 25Do mesmo modo, no fim da ceia tomou o cálice e disse: «Este cálice é a nova aliança feita através do meu sangue. Sempre que dele beberem, façam-no em memória de mim11,25 Pode comparar com Ex 24,6–8; Jr 31,31–34.26Portanto, sempre que comerem este pão e beberem este cálice, estão a anunciar a morte do Senhor até que ele venha.

27Assim, aquele que comer o pão e beber o cálice do Senhor de modo indigno é culpado de ofensa ao corpo e sangue do Senhor. 28Que cada um se examine a si mesmo e, assim, coma deste pão e beba deste cálice. 29Pois se não reconhece o corpo do Senhor, o que faz é comer e beber a sentença da sua própria condenação. 30É por isso que há muitos que estão fracos e doentes no vosso meio e até bastantes que estão mortos. 31Se nos examinarmos a nós mesmos, já não seremos julgados por Deus. 32Quando o Senhor nos julga, corrige-nos, para não sermos condenados com o mundo.

33Enfim, meus irmãos, quando se reunirem para a ceia do Senhor, esperem uns pelos outros. 34Quem tiver fome coma em casa, para que a reunião não vos traga o castigo de Deus. Quanto às outras coisas, darei ordens quando aí for.

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Dons espirituais

121Irmãos, no que diz respeito aos dons espirituais, não quero que andem na ignorância. 2Sabem que, quando eram pagãos, eram levados a adorar falsos deuses que não falam. 3Ficam, por isso, a saber que ninguém inspirado pelo Espírito de Deus pode dizer: «Jesus é maldito.» E do mesmo modo, ninguém pode dizer: «Jesus é o Senhor», se não for pelo Espírito Santo.

4Os dons são diferentes, mas o Espírito é o mesmo. 5Há funções diferentes, mas o Senhor é o mesmo. 6Há trabalhos diferentes, mas é o mesmo Deus que dá a todos força para agirem. 7O Espírito manifesta-se em cada um para o bem comum. 8A um é concedido o dom de falar com sabedoria, a outro o de falar com conhecimento. E tudo segundo o mesmo Espírito. 9É ainda o único e mesmo Espírito que concede a um a fé e a outro o poder de curar. 10A um dá o poder de fazer milagres, a outro o de declarar a palavra de Deus, a outro o de perceber quando fala o Espírito de Deus. A um dá o poder de falar em línguas desconhecidas e a outro ainda o dom de as interpretar. 11Mas é um só e o mesmo Espírito que faz tudo isto e que distribui dons a cada um, conforme lhe parece12,11 Sobre a diversidade dos dons de Deus tratado nos v. 4–11, ver Rm 12,6–8..

Formamos todos um só corpo

12Assim como o corpo é um só e tem muitas partes e todas elas, apesar de muitas, formam um só corpo, assim acontece também com Cristo12,12 Comparar com Rm 12,4–5.. 13Todos nós, judeus ou não-judeus, escravos ou livres, fomos batizados num só Espírito, para formarmos um só corpo. E todos recebemos o mesmo Espírito.

14Realmente, o corpo não tem só uma parte, mas muitas. 15Se o pé disser: «Uma vez que não sou mão, não faço parte do corpo», não é por isso que deixa de fazer parte dele. 16E se o ouvido disser: «Uma vez que não sou olho, não faço parte do corpo», não é por isso que deixa de fazer parte dele. 17Se todo o corpo fosse somente olhos, como é que poderia ouvir? Se fosse apenas ouvidos, como é que poderia sentir o cheiro? 18Ora, a verdade é que Deus colocou todas as partes do corpo, cada uma no lugar que lhe pareceu melhor. 19Se todo o corpo fosse apenas uma parte, onde estaria o corpo? 20Ora, o corpo tem muitas partes, mas é um só.

21Os olhos não podem dizer à mão: «Não precisamos de ti.» A cabeça não pode dizer aos pés: «Não preciso da vossa ajuda.» 22Pelo contrário, o que parece mais fraco no corpo é, por vezes, o mais preciso. 23No corpo, as partes que nos parecem menos dignas são as que rodeamos de maiores cuidados. As que nos parecem mais vergonhosas são as que tratamos com mais respeito; 24pois as outras já não precisam tanto disso. Mas Deus dispôs o corpo humano de tal maneira que as partes mais humildes são as que rodeamos de maiores cuidados. 25Isto foi para não haver divisão entre elas, mas sim para que cada parte se preocupasse tanto com as outras como consigo mesma. 26Se uma sofre, todas sofrem com ela; se outra é elogiada, todas se alegram com isso.

27Todos juntos constituem o corpo de Cristo e cada um por si é uma parte dele. 28Deus deu a cada um o seu próprio lugar na igreja: primeiro, os apóstolos; em seguida, os profetas; e depois, os que ensinam12,28 Sobre estas funções de ensino na igreja, ver Ef 4,11; At 13,1.. Seguem-se os que têm o poder de fazer milagres, de curar, de dar assistência aos que precisam, de governar e de falar línguas desconhecidas. 29Será que todos podem ser apóstolos, profetas ou professores? Será que todos podem fazer milagres? 30O poder de curar é porventura dado a todos? Todos poderão falar línguas desconhecidas? Todos poderão interpretá-las? Claro que não. 31Por conseguinte, procurem os dons mais importantes. E o caminho melhor é aquele que agora vos vou mostrar.

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O mais importante é o amor

131Se eu for capaz de falar todas as línguas dos homens e dos anjos e não tiver amor, as minhas palavras são como o badalar de um sino ou o barulho de um chocalho. 2Se eu tiver o dom de declarar a palavra de Deus, de conhecer os seus mistérios e souber tudo; e se eu tiver uma fé capaz de transportar montanhas13,2 Comparar com Mt 17,20; 21,21; Mc 11,23. e não tiver amor, não valho nada. 3Ainda que eu dê em esmolas tudo o que é meu13,3 Ver Mt 6,2., se me deixar queimar vivo13,3 Por semelhança fonética das palavras. e não tiver amor, de nada me serve.

4O amor é paciente e prestável. Não é invejoso. Não se envaidece nem é orgulhoso. 5O amor não tem maus modos nem é egoísta. Não se irrita nem pensa mal. 6O amor não se alegra com uma injustiça causada a alguém, mas alegra-se com a verdade. 7O amor suporta tudo13,7 Ver Pv 10,12; Tg 5,20; 1 Pe 4,8., acredita sempre, espera sempre e sofre com paciência. 8O amor é eterno. As profecias desaparecem; as línguas acabam-se; o conhecimento passa. 9Pois tanto as nossas profecias como o nosso conhecimento são imperfeitos. 10Quando chegar aquilo que é perfeito, tudo o que é imperfeito desaparece. 11Quando eu era criança, falava como criança, sentia como criança e pensava como criança. Depois tornei-me adulto e deixei o modo de ser de criança.

12Agora vemos as coisas como num espelho13,12 Na antiguidade os espelhos eram feitos de metal polido, oferecendo uma imagem pouco nítida. e de maneira confusa. Naquele dia, iremos vê-las frente a frente. Agora o meu conhecimento é imperfeito, mas naquele dia vou conhecer como Deus me conhece a mim. 13Agora existem três coisas: fé, esperança e amor. Mas a mais importante é o amor.