a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
9

Motivos para ser generoso

91Sobre esta ajuda aos santos de Jerusalém9,1 Ver 8,4.20., já não é preciso dizer-vos mais nada. 2Conheço bem a vossa boa vontade. Até já tenho mostrado a minha satisfação para convosco diante dos da Macedónia, dizendo: «Os da Acaia9,2 Paulo estimula os cristãos das duas províncias romanas da Grécia a rivalizarem entre si em generosidade. estão dispostos desde o ano passado a dar a sua ajuda.» O entusiasmo que a vossa comunidade mostrou foi um estímulo para muitos. 3Mesmo assim, resolvi enviar-vos estes irmãos para que a satisfação que tenho a vosso respeito não seja, neste caso, uma desilusão. Estejam portanto preparados, como eu vos disse. 4Se alguns da Macedónia forem comigo, não gostava de me sentir envergonhado por ver que a vossa contribuição não estava pronta. E já não falo na vergonha que a vossa comunidade ia sentir se isso acontecesse. 5Por conseguinte, achei que era necessário mandar primeiro estes irmãos para vos ajudarem a pôr em prática a generosidade prometida. Deem pois com generosidade e não com avareza.

6Com efeito, quem pouco semeia pouco poderá recolher. Mas quem semear muito há de recolher muito. 7Que cada um dê conforme julgar bem na sua consciência. E não chorem aquilo que dão, nem deem de má vontade. Pois quem dá com alegria agrada a Deus9,7 Ver Pv 22,8.. 8Deus pode recompensar com abundância todo o bem que fizerem, para terem sempre aquilo de que precisam e poderem fazer bem aos outros. 9É como diz a Sagrada Escritura:

Ele deu generosamente aos pobres.

A sua justiça permanece para sempre9,9 Ver Sl 112,9..

10Deus, que dá a semente ao semeador e o pão para comer9,10 Ver Is 55,10., também há de multiplicar a semente das vossas boas ações e há de fazer crescer os frutos da vossa justiça. 11Assim poderão mostrar-se sempre ricos em generosidade. E os que experimentam a vossa generosidade hão de dar graças a Deus. 12Pois aquele que colabora neste serviço de ajuda não socorre apenas as necessidades dos crentes, mas dá ainda motivo para muitas graças a Deus. 13Ao verem a vossa ajuda, eles hão de louvar a Deus pela vossa fidelidade ao evangelho de Cristo e pela generosidade com que põem tudo à disposição deles e de todos. 14E pedindo a Deus a vosso favor, eles mostrarão quanto vos estimam, por causa da extraordinária graça que Deus vos concedeu. 15Graças a Deus pelo seu dom maravilhoso.