a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
27

Altar dos holocaustos

271«Deves fazer o altar de madeira de acácia, de forma quadrangular, com dois metros e meio de cada lado e um metro e meio de altura. 2Nos quatro ângulos faz quatro cantos salientes, que formarão uma única peça com o altar, o qual também será revestido de cobre. 3Farás de cobre todos os utensílios do altar: cinzeiros para recolher a cinza, pás, bacias, tenazes e braseiras. 4Farás também uma grade de cobre em forma de rede e nos quatro cantos da grade fixarás quatro argolas de cobre. 5Colocarás depois a grade na parte inferior do altar, de modo a ficar a meia altura dos cantos. 6Farás para o altar varais de acácia revestidos de cobre. 7Os varais serão metidos em argolas, nos dois lados do altar, quando for transportado. 8O altar será de madeira e ficará oco, devendo ser executado conforme te mostrei no monte.»

Átrio do santuário

9«Deves construir a seguir, o átrio do santuário. No lado sul, o átrio terá cortinados de linho retorcido, num comprimento de cinquenta metros que corresponde a um lado. 10Cada um será suportado por vinte colunas, assentes em vinte bases de cobre. Os ganchos das colunas e as suas molduras serão de prata. 11No lado norte, haverá também cortinas num comprimento de cinquenta metros, suportadas por vinte colunas, assentes em vinte bases de cobre. Os ganchos das colunas e as suas molduras serão de prata. 12No lado ocidental, a toda a largura do átrio, haverá vinte e cinco metros de cortinados, suportados por dez colunas, assentes em dez bases. 13No lado oriental, a toda a largura do átrio, haverá vinte e cinco metros de cortinados: 14sete metros e meio de cortinados, suportados por três colunas e três bases, formarão uma ala; 15e sete metros e meio, suportados por três colunas e três bases, formarão a segunda ala. 16A entrada do santuário será uma cortina com dez metros de telas de púrpura violácea, escarlate e carmesim e linho retorcido, artisticamente bordado, e terá quatro colunas e quatro bases. 17Todas as colunas que delimitam o recinto do átrio serão ligadas por varões de prata; os ganchos serão também de prata e as bases de cobre. 18O comprimento do átrio será de cinquenta metros, a largura, de vinte e cinco metros, e a altura, de dois metros e meio. As cortinas serão de linho retorcido e as bases, de cobre. 19Todos os utensílios destinados aos serviços do santuário, todas as suas estacas e todas as estacas do átrio serão de cobre.»

Azeite para as lâmpadas

20«Dá ordens aos israelitas, para que te tragam do melhor azeite de oliveira, para manter as lâmpadas sempre acesas. 21Aarão e os seus filhos ficarão encarregados de cuidar das lâmpadas, para que ardam perante o Senhor toda a noite, na tenda do encontro, fora da cortina que está junto à arca da aliança. Esta é uma lei perpétua, para ser observada pelos israelitas e pelos seus descendentes.»