a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
36

361Beçalel, Oliab e todos os homens que o Senhor dotou com capacidade artística para executar todos os trabalhos destinados ao santuário, executaram completamente as instruções recebidas do Senhor.

O povo traz muitas ofertas

2Moisés chamou Beçalel, Oliab e todos os homens capazes, que o Senhor dotou de inteligência e que se tinham oferecido voluntariamente para ajudar neste trabalho. 3Eles receberam das mãos de Moisés as ofertas que os israelitas tinham trazido, para começar a fazer o necessário para o culto do santuário.

Entretanto todas as manhãs, os israelitas continuavam a trazer mais ofertas voluntárias. 4Os artífices, que estavam a fazer o que era necessário para o santuário, suspenderam todos os trabalhos 5e foram dizer a Moisés: «O povo traz muito mais do que é necessário para o trabalho que o Senhor mandou fazer.»

6Moisés mandou então anunciar no acampamento o seguinte: «Ninguém, homem ou mulher, leve mais ofertas para o santuário.» Assim se impediu que o povo continuasse a levar ofertas, 7pois já havia materiais mais do que suficientes, para o trabalho que se ia executar.

Construção do santuário

8Os mais hábeis de entre os artífices fizeram o santuário, utilizando dez telas de linho retorcido, tecidas de púrpura violácea, escarlate e carmesim, com os querubins artisticamente bordados. 9O comprimento de cada tela era de catorze metros e de dois metros de largura. Eram todas da mesma medida. 10Uniram-se cinco telas num conjunto e cinco noutro. 11Colocaram-se laços de púrpura violácea na orla da cortina que terminava cada um dos conjuntos. 12Colocaram-se na última tela de cada conjunto cinquenta laços, de tal maneira que ficaram uns em frente dos outros. 13Também fizeram cinquenta ganchos de ouro para prender um conjunto de telas ao outro, e assim o santuário formava um todo. 14Fizeram-se também onze telas de pelo de cabra, para formar uma tenda para cobrir o santuário. 15Cada tela media quinze metros de comprimento e dois metros de largura. Tinham todas a mesma medida. 16Coseram-se cinco telas dum lado e seis do outro. 17Depois colocaram-se cinquenta laços na orla da última tela do primeiro conjunto e outras cinquenta na orla da última do segundo conjunto. 18Fizeram-se também cinquenta ganchos de cobre para unir as cortinas, de modo a formarem um todo.

19A cobertura da tenda foi feita com peles de carneiro tingidas de vermelho, sobre a qual colocaram uma cobertura de peles finas. 20As tábuas do santuário foram feitas de madeira de acácia e dispostas verticalmente. 21Cada tábua tinha cinco metros de comprimento e setenta e cinco centímetros de largura. 22Havia em cada tábua dois encaixes para se unirem umas às outras. 23Para o lado sul do santuário, fizeram-se vinte tábuas 24e quarenta suportes de prata, dois para cada tábua, para os dois encaixes. 25Para o lado norte do santuário, fizeram-se também vinte tábuas 26e quarenta suportes de prata, dois para cada tábua. 27Para a parte posterior do santuário, a ocidente, fizeram-se seis tábuas, 28e para as esquinas do santuário, ao fundo, fizeram-se duas tábuas. 29Estas tábuas eram unidas por baixo e ajustadas por cima por meio de uma argola. Assim se fez com ambas as tábuas das esquinas. 30Havia, portanto, oito tábuas com os seus correspondentes dezasseis suportes, dois debaixo de cada tábua. 31Fizeram-se também cinco travessas de acácia para as tábuas de um dos lados do santuário, 32cinco para as tábuas do outro lado e cinco para as tábuas do fundo do santuário, do lado ocidental. 33A travessa do meio ia de uma extremidade à outra das tábuas. 34Revestiram de ouro todas as tábuas e fizeram para elas argolas de ouro, por onde deviam passar as travessas, já revestidas de ouro.

35Depois fizeram a cortina com telas de púrpura violácea, escarlate e carmesim e de linho retorcido, com querubins bordados artisticamente. 36Suspenderam então o véu em quatro colunas de acácia, revestidas de ouro, com ganchos de ouro, montados sobre quatro pedestais de prata.

37Para a entrada da tenda fizeram uma cortina de tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e de linho retorcido, artisticamente bordado. 38Para esta cortina, fizeram cinco colunas com ganchos e com as suas cinco bases de cobre e revestiram de ouro a parte superior das colunas e as argolas.

37

Construção da arca da aliança

371Beçalel fez também a arca, de madeira de acácia, com metro e meio de comprimento, setenta e cinco centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de altura. 2Revestiu-a de ouro puro, por dentro e por fora, e colocou-lhe em volta uma cercadura de ouro. 3Mandou fundir para a arca quatro argolas de ouro, que prendeu nos seus quatro cantos, duas de cada lado. 4Fez varais de acácia, revestidos de ouro, 5e enfiou-os nas argolas colocadas nos lados da arca para a transportar.

6Fez também por cima da arca uma cobertura de ouro puro, com metro e meio de comprimento e setenta e cinco centímetros de largura, 7com dois querubins de ouro, trabalhados a martelo, 8de uma só peça, um em cada extremidade, 9em frente um do outro, mas com as asas estendidas para diante, inclinados por cima de toda a cobertura da arca.

Construção da mesa para as ofertas de pão

10Beçalel fez depois uma mesa de madeira de acácia, com um metro de comprimento, cinquenta centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de altura. 11Revestiu-a de ouro puro e pôs-lhe em volta uma cercadura de ouro. 12Em volta da mesa fez um caixilho de uns sete centímetros, com uma cercadura de ouro a toda a volta. 13Fundiu para a mesa quatro argolas de ouro e prendeu-as nas quatro extremidades formadas pelos quatro pés, 14de modo a ficarem junto do caixilho, para por elas passarem os varais que serviam para transportar a mesa. 15Os varais para transportar a mesa foram feitos de acácia e revestidos de ouro. 16Fez também de ouro puro os pratos, as colheres, as jarras e as taças para as ofertas de líquidos.

Fabricação do candelabro

17Beçalel fez também o candelabro de ouro puro, trabalhado a martelo. A base, a haste, os cálices, os botões e as flores do candelabro formavam uma única peça. 18Dos lados saíam seis braços, três de cada lado. 19Em cada um dos seis braços havia três cálices em forma de flor de amendoeira, com botão e flor. 20Na haste principal do candelabro havia quatro cálices em forma de flor de amendoeira, com os seus botões e flores; 21cada um dos três pares de braços que saíam do candelabro tinham um cálice na sua parte inferior. 22Os cálices e os braços formavam uma só peça com o candelabro, toda de ouro puro, trabalhado a martelo. 23Fez também de ouro puro sete lâmpadas, os espevitadores e os apagadores. 24Na execução do candelabro e de todos os seus acessórios utilizou uns trinta quilos de ouro puro.

Construção do altar de incenso

25Beçalel fez o altar de incenso com madeira de acácia. Era quadrado, com cinquenta centímetros de cada lado e um metro de altura. Os cantos salientes do altar formavam com ele uma única peça. 26Revestiu de ouro puro a parte superior do altar, todos os lados e os cantos. Colocou-lhe em volta uma guarnição de ouro. 27Pôs-lhe argolas de ouro por cima da guarnição, duas de cada lado, para por elas passarem dois varais, destinados a transportá-lo. 28Os varais foram feitos de acácia e revestidos de ouro.

29Beçalel fez também o óleo santo de consagração e o incenso de perfume puro, como fazem os perfumistas.

38

Construção do altar dos holocaustos

381Com madeira de acácia, Beçalel fez o altar dos holocaustos, de forma quadrangular, com dois metros e meio de cada lado e um metro e meio de altura. 2Fez os quatro cantos com saliências, que formavam uma única peça com o altar, o qual revestiu de cobre. 3Fez também de cobre todos os utensílios do altar: cinzeiros, para recolher a cinza, pás, bacias, tenazes e braseiras. 4Fez para o altar uma grade de cobre em forma de rede, que colocou em baixo, sob a moldura do altar, de modo a ficar a meia altura do mesmo. 5Para os quatro cantos da grade de cobre, fundiu quatro argolas, destinadas a receberem os varais. 6Os varais para o altar foram feitos de acácia e revestidos de cobre. 7Meteu os varais nas argolas dos dois lados, para poder ser transportado. O altar foi feito de madeira e ficou oco.

Fabricação da bacia de cobre

8Com os espelhos38,8 Os antigos espelhos eram de bronze polido. das mulheres, que serviam à entrada da tenda do encontro, Beçalel fez a bacia e a base de cobre.

Construção do átrio do santuário

9Fez depois o átrio do santuário. No lado sul, fez cortinados de linho retorcido, num comprimento de cinquenta metros, 10suportados por vinte colunas, assentes em vinte bases de cobre. Os ganchos das colunas e as suas molduras eram de prata. 11No lado norte, os cortinados tinham também cinquenta metros de comprimento, suportados por vinte colunas, assentes em vinte bases de cobre. Os ganchos das colunas e as suas molduras eram de prata. 12Do lado ocidental, tinha vinte e cinco metros de cortinados, suportados por dez colunas, assentes em dez bases. Os ganchos das colunas e as suas molduras eram de prata. 13Do lado oriental, tinha vinte e cinco metros de cortinados. 14Dum lado da entrada, havia sete metros e meio de cortinados suportados por três colunas e três bases 15e do outro, havia também sete metros e meio de cortinados, suportados por três colunas e três bases. 16Os cortinados em volta do átrio eram todos de linho retorcido. 17As bases das colunas eram de cobre, os ganchos das colunas e as molduras eram de prata e a parte superior das colunas foi revestida de prata. Todas as colunas do átrio tinham argolas de prata.

18A cortina da entrada do átrio era de tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e linho retorcido, sendo toda artisticamente bordada. Media de comprimento dez metros e de altura dois metros e meio, e era igual aos cortinados do átrio. 19Tinha quatro colunas, com quatro bases de cobre; os ganchos eram de prata e a parte superior das colunas era revestida de prata, bem como os seus varões. 20Todas as estacas para o santuário e para o átrio eram de cobre.

Materiais usados no santuário

21Esta é a relação dos materiais empregados no santuário, que devia guardar o documento da aliança, feita pelos levitas, por ordem de Moisés, sob a direção de Itamar, filho do sacerdote Aarão. 22Beçalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, executou tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés, 23tendo como auxiliar Oliab, filho de Aisamac, da tribo de Dan, hábil na escultura e em idealizar e bordar tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e linho fino.

24O total do ouro utilizado em todos os trabalhos do santuário, ouro oferecido ao Senhor, atingiu novecentos e sessenta e cinco quilos, segundo o peso oficial do santuário.

25A prata recolhida entre os membros da comunidade de Israel, segundo ficou recenseado, elevava-se a mais de três mil e trezentos quilos, segundo o peso oficial do santuário. 26Todos os homens incluídos no recenseamento, maiores de vinte anos, eram seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta, tendo cada um deles dado mais de cinco gramas de prata, segundo o peso do santuário. 27Havia também três mil e trezentos quilos de prata para fundir as bases para o santuário e para a cortina. Toda esta prata foi usada em cem bases, ou seja, trinta e três quilos de prata em cada base. 28Com a restante prata que se recolheu em toda a comunidade, fizeram-se os ganchos para as colunas, o revestimento da parte superior das colunas e os varões para as colunas.

29O cobre oferecido ao Senhor atingiu mais de dois mil e trezentos quilos. 30Com esse cobre fizeram-se as bases para a porta da tenda do encontro, o altar de cobre e a sua grade de cobre e todos os utensílios do altar, 31assim como as bases e as estacas para o átrio que rodeava o santuário e as bases para a porta do átrio e as estacas do santuário.

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitamos a privacidade dos seus dados.[ocultar mensagem]