a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
37

Construção da arca da aliança

371Beçalel fez também a arca, de madeira de acácia, com metro e meio de comprimento, setenta e cinco centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de altura. 2Revestiu-a de ouro puro, por dentro e por fora, e colocou-lhe em volta uma cercadura de ouro. 3Mandou fundir para a arca quatro argolas de ouro, que prendeu nos seus quatro cantos, duas de cada lado. 4Fez varais de acácia, revestidos de ouro, 5e enfiou-os nas argolas colocadas nos lados da arca para a transportar.

6Fez também por cima da arca uma cobertura de ouro puro, com metro e meio de comprimento e setenta e cinco centímetros de largura, 7com dois querubins de ouro, trabalhados a martelo, 8de uma só peça, um em cada extremidade, 9em frente um do outro, mas com as asas estendidas para diante, inclinados por cima de toda a cobertura da arca.

Construção da mesa para as ofertas de pão

10Beçalel fez depois uma mesa de madeira de acácia, com um metro de comprimento, cinquenta centímetros de largura e setenta e cinco centímetros de altura. 11Revestiu-a de ouro puro e pôs-lhe em volta uma cercadura de ouro. 12Em volta da mesa fez um caixilho de uns sete centímetros, com uma cercadura de ouro a toda a volta. 13Fundiu para a mesa quatro argolas de ouro e prendeu-as nas quatro extremidades formadas pelos quatro pés, 14de modo a ficarem junto do caixilho, para por elas passarem os varais que serviam para transportar a mesa. 15Os varais para transportar a mesa foram feitos de acácia e revestidos de ouro. 16Fez também de ouro puro os pratos, as colheres, as jarras e as taças para as ofertas de líquidos.

Fabricação do candelabro

17Beçalel fez também o candelabro de ouro puro, trabalhado a martelo. A base, a haste, os cálices, os botões e as flores do candelabro formavam uma única peça. 18Dos lados saíam seis braços, três de cada lado. 19Em cada um dos seis braços havia três cálices em forma de flor de amendoeira, com botão e flor. 20Na haste principal do candelabro havia quatro cálices em forma de flor de amendoeira, com os seus botões e flores; 21cada um dos três pares de braços que saíam do candelabro tinham um cálice na sua parte inferior. 22Os cálices e os braços formavam uma só peça com o candelabro, toda de ouro puro, trabalhado a martelo. 23Fez também de ouro puro sete lâmpadas, os espevitadores e os apagadores. 24Na execução do candelabro e de todos os seus acessórios utilizou uns trinta quilos de ouro puro.

Construção do altar de incenso

25Beçalel fez o altar de incenso com madeira de acácia. Era quadrado, com cinquenta centímetros de cada lado e um metro de altura. Os cantos salientes do altar formavam com ele uma única peça. 26Revestiu de ouro puro a parte superior do altar, todos os lados e os cantos. Colocou-lhe em volta uma guarnição de ouro. 27Pôs-lhe argolas de ouro por cima da guarnição, duas de cada lado, para por elas passarem dois varais, destinados a transportá-lo. 28Os varais foram feitos de acácia e revestidos de ouro.

29Beçalel fez também o óleo santo de consagração e o incenso de perfume puro, como fazem os perfumistas.

38

Construção do altar dos holocaustos

381Com madeira de acácia, Beçalel fez o altar dos holocaustos, de forma quadrangular, com dois metros e meio de cada lado e um metro e meio de altura. 2Fez os quatro cantos com saliências, que formavam uma única peça com o altar, o qual revestiu de cobre. 3Fez também de cobre todos os utensílios do altar: cinzeiros, para recolher a cinza, pás, bacias, tenazes e braseiras. 4Fez para o altar uma grade de cobre em forma de rede, que colocou em baixo, sob a moldura do altar, de modo a ficar a meia altura do mesmo. 5Para os quatro cantos da grade de cobre, fundiu quatro argolas, destinadas a receberem os varais. 6Os varais para o altar foram feitos de acácia e revestidos de cobre. 7Meteu os varais nas argolas dos dois lados, para poder ser transportado. O altar foi feito de madeira e ficou oco.

Fabricação da bacia de cobre

8Com os espelhos38,8 Os antigos espelhos eram de bronze polido. das mulheres, que serviam à entrada da tenda do encontro, Beçalel fez a bacia e a base de cobre.

Construção do átrio do santuário

9Fez depois o átrio do santuário. No lado sul, fez cortinados de linho retorcido, num comprimento de cinquenta metros, 10suportados por vinte colunas, assentes em vinte bases de cobre. Os ganchos das colunas e as suas molduras eram de prata. 11No lado norte, os cortinados tinham também cinquenta metros de comprimento, suportados por vinte colunas, assentes em vinte bases de cobre. Os ganchos das colunas e as suas molduras eram de prata. 12Do lado ocidental, tinha vinte e cinco metros de cortinados, suportados por dez colunas, assentes em dez bases. Os ganchos das colunas e as suas molduras eram de prata. 13Do lado oriental, tinha vinte e cinco metros de cortinados. 14Dum lado da entrada, havia sete metros e meio de cortinados suportados por três colunas e três bases 15e do outro, havia também sete metros e meio de cortinados, suportados por três colunas e três bases. 16Os cortinados em volta do átrio eram todos de linho retorcido. 17As bases das colunas eram de cobre, os ganchos das colunas e as molduras eram de prata e a parte superior das colunas foi revestida de prata. Todas as colunas do átrio tinham argolas de prata.

18A cortina da entrada do átrio era de tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e linho retorcido, sendo toda artisticamente bordada. Media de comprimento dez metros e de altura dois metros e meio, e era igual aos cortinados do átrio. 19Tinha quatro colunas, com quatro bases de cobre; os ganchos eram de prata e a parte superior das colunas era revestida de prata, bem como os seus varões. 20Todas as estacas para o santuário e para o átrio eram de cobre.

Materiais usados no santuário

21Esta é a relação dos materiais empregados no santuário, que devia guardar o documento da aliança, feita pelos levitas, por ordem de Moisés, sob a direção de Itamar, filho do sacerdote Aarão. 22Beçalel, filho de Uri e neto de Hur, da tribo de Judá, executou tudo o que o Senhor tinha ordenado a Moisés, 23tendo como auxiliar Oliab, filho de Aisamac, da tribo de Dan, hábil na escultura e em idealizar e bordar tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e linho fino.

24O total do ouro utilizado em todos os trabalhos do santuário, ouro oferecido ao Senhor, atingiu novecentos e sessenta e cinco quilos, segundo o peso oficial do santuário.

25A prata recolhida entre os membros da comunidade de Israel, segundo ficou recenseado, elevava-se a mais de três mil e trezentos quilos, segundo o peso oficial do santuário. 26Todos os homens incluídos no recenseamento, maiores de vinte anos, eram seiscentos e três mil e quinhentos e cinquenta, tendo cada um deles dado mais de cinco gramas de prata, segundo o peso do santuário. 27Havia também três mil e trezentos quilos de prata para fundir as bases para o santuário e para a cortina. Toda esta prata foi usada em cem bases, ou seja, trinta e três quilos de prata em cada base. 28Com a restante prata que se recolheu em toda a comunidade, fizeram-se os ganchos para as colunas, o revestimento da parte superior das colunas e os varões para as colunas.

29O cobre oferecido ao Senhor atingiu mais de dois mil e trezentos quilos. 30Com esse cobre fizeram-se as bases para a porta da tenda do encontro, o altar de cobre e a sua grade de cobre e todos os utensílios do altar, 31assim como as bases e as estacas para o átrio que rodeava o santuário e as bases para a porta do átrio e as estacas do santuário.

39

391Com os tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim fizeram as vestes sagradas, para o serviço no santuário, e os ornamentos sagrados para Aarão, como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 2Para fazer a insígnia de oráculo usaram ouro, tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e linho retorcido. 3Estenderam o ouro em lâminas e cortaram fios, que entrelaçaram nos vários tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e no linho fino, executando bordados artísticos. 4Fizeram duas tiras que se uniam nas extremidades e passavam pelos ombros da veste. 5O cinto, que servia para a segurar, era do mesmo tecido e foi trabalhado da mesma forma: de ouro, tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e linho retorcido, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

6Montaram depois as pedras de ónix em engastes de ouro e gravaram nelas, como se gravam os sinetes, os nomes dos filhos de Israel. 7Como o Senhor tinha ordenado a Moisés, colocaram depois as pedras nas tiras da insígnia de oráculo, que passam pelos ombros do sacerdote, para o Senhor se lembrar dos israelitas.

8Confecionaram o peitoral, obra de arte como a insígnia de oráculo, de ouro, tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim e linho retorcido. 9Era quadrado, dobrado em dois, com um palmo39,9 Ver no Glossário Pesos e Medidas. de cada lado. 10Guarneceram-no de quatro fiadas de pedras preciosas. Na primeira fiada colocaram um rubi, um topázio e uma esmeralda; 11na segunda fila, um jaspe, uma safira e um diamante; 12na terceira, uma opala, uma ágata e uma ametista; 13na quarta, um crisólito, um ónix e um jaspe. Todas estas pedras estavam engastadas em ouro, 14correspondendo aos nomes dos doze filhos de Israel. Em cada uma das pedras estava gravado, em forma de sinete, o nome de uma das doze tribos.

15Sobre o peitoral, fizeram pequenas correntes de ouro puro, entrelaçadas em forma de cordão. 16Fizeram também dois engastes e duas argolas de ouro, que colocaram nos dois cantos do peitoral. 17Passaram depois as duas correntes de ouro pelas duas argolas dos cantos do peitoral 18e fixaram as duas pontas de cada corrente nos dois engastes, segurando-as pela frente às duas tiras que passam pelos ombros da insígnia de oráculo. 19Fizeram igualmente duas argolas de ouro, que fixaram nas pontas de baixo do peitoral, na orla interior, que se justapõe à insígnia. 20Fizeram outras duas argolas de ouro, que fixaram debaixo das duas faixas da insígnia, do lado da frente, no ponto em que elas se unem por cima do cinto da insígnia. 21Prenderam o peitoral, ligando as suas argolas às da insígnia, por meio de um cordão de púrpura violácea, de forma a fixar o peitoral sobre o cinto da insígnia, para que o peitoral não oscile, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

22O manto da insígnia sacerdotal foi inteiramente feito de tecidos de púrpura violácea, 23com uma abertura, como a abertura de uma cota de malha, toda debruada, para evitar os rasgões. 24Em volta da orla inferior, colocaram romãs de púrpura violácea, escarlate e carmesim. 25Fizeram campainhas de ouro puro e entremearam-nas em toda a volta, com as romãs na orla do manto. 26Era uma campainha seguida de uma romã, em toda a orla inferior do manto, para as funções litúrgicas, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

27As túnicas para Aarão e seus filhos foram feitas de linho fino e bordadas artisticamente, 28bem como o turbante, as tiaras para as cerimónias e os calções, tudo de linho retorcido; 29o cinto também de linho retorcido e de tecidos de púrpura violácea, escarlate e carmesim, bordado, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

30Fizeram também a placa sagrada de ouro puro, na qual gravaram, como se fosse um sinete, as palavras «Consagrado ao Senhor». 31Prenderam-na com uma fita de tecido de púrpura violácea, na parte da frente do turbante, como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

Fim dos trabalhos

32A construção do santuário e da tenda do encontro chegou ao fim. Os israelitas fizeram tudo exatamente como o Senhor tinha ordenado a Moisés. 33Entregaram então a Moisés o santuário, a tenda e todos os seus utensílios: ganchos, tábuas, travessas, colunas e bases; 34a cobertura de peles de carneiro tingidas de vermelho, a cobertura de peles finas, a cortina em frente da arca; 35a arca com o documento da aliança com os seus varais e a cobertura; 36a mesa com todos os seus utensílios e os pães consagrados ao Senhor; 37o candelabro de ouro puro, com todas as lâmpadas preparadas, todos os acessórios e o azeite para o candelabro; 38o altar de ouro, o óleo de consagração, o incenso aromático; a cortina para a entrada da tenda; 39o altar de cobre, com a sua grade de cobre, os varais e todos os seus utensílios; a bacia com a base; 40os cortinados do átrio, as colunas e as bases; a cortina da porta do átrio, com os seus cordões, estacas e todos os utensílios para o serviço do santuário e da tenda do encontro; 41as vestes litúrgicas para o serviço no santuário, os ornamentos sagrados do sacerdote Aarão e as vestes para os seus filhos usarem nas funções sacerdotais.

42Os israelitas fizeram tudo como o Senhor tinha ordenado a Moisés 43e, quando Moisés verificou que tudo fora executado como o Senhor tinha dito, abençoou-os.

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitamos a privacidade dos seus dados.[ocultar mensagem]