a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
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Abrão opõe-se a uma grande invasão

141Amerafel, rei de Sinar, Arioc, rei de Elasar, Cadorlaomer, rei de Elam, e Tidal14,1 Nem todos os reis e localidades aqui mencionados se conseguem hoje identificar. Sinar parece indicar a Mesopotâmia; Elasar, uma cidade na Mesopotâmia, talvez Larsa; Elam, um reino a oriente da Babilónia; Tidal talvez um rei hitita., rei de Goim, 2fizeram guerra a Bera, rei de Sodoma, a Birchá14,2 Bera pode significar no “mal”. Birchá pode querer dizer “no crime”. Se assim for, são dois nomes simbólicos da imagem tradicional de maldade projetada sobre a região de Sodoma., rei de Gomorra, a Sinab, rei de Admá, e a Cheméber, rei de Seboim14,2 Admá e Seboim. Cidades hoje desconhecidas são em Dt 29,23 associadas com Sodoma e Gomorra., e ao rei da cidade de Bela, a qual se chama também Soar. 3Estes últimos juntaram os seus exércitos no vale de Sidim, onde fica o Mar de Sal.

4Durante doze anos, aceitaram estar sujeitos a Cadorlaomer, mas no décimo terceiro ano revoltaram-se. 5No décimo quarto ano, chegou Cadorlaomer juntamente com os reis aliados e derrotaram os refaítas em Astarot-Carnaim e os zuzitas em Ham, os emitas em Chavé-Quiriataim 6e os horritas nas montanhas de Seir, perseguindo-os até El-Paran, que está à entrada do deserto. 7Depois voltaram para En-Mispat, isto é, Cadés, e submeteram toda a região dos amalecitas e a dos amorreus que habitam em Haçon-Tamar.

8Mas os reis de Sodoma, Gomorra, Admá, Seboim e Bela, que é hoje Soar, saíram para a guerra. Foram combater no vale de Sidim, 9Cadorlaomer, rei de Elam, Tidal, rei de Goim, Amerafel, rei de Sinar e Arioc, rei de Elasar. Num total eram quatro reis contra cinco.

10O vale de Sidim estava cheio de poços de betume e, ao fugirem, os reis de Sodoma e de Gomorra caíram dentro deles. Os restantes fugiram para as montanhas. 11Os atacantes saquearam as riquezas de Sodoma e de Gomorra com todos os seus alimentos e foram-se embora. 12Levaram também o sobrinho de Abrão, Lot, com todos os seus bens, pois Lot vivia em Sodoma.

13Entretanto um fugitivo foi anunciar o facto a Abrão, o hebreu, que estava a viver nos carvalhos do amorreu Mambré. Este era parente de Escol e de Aner, com os quais Abrão tinha feito aliança. 14Ao ouvir que o seu sobrinho tinha sido feito prisioneiro, Abrão armou os seus servos mais experimentados, nascidos em sua casa, em número de trezentos e dezoito, e foi em perseguição dos inimigos até Dan. 15Para os atacar, dividiu os seus homens em grupos e venceu-os durante a noite, continuando em perseguição deles até Hoba, que fica para o norte de Damasco. 16Recuperou todos os bens e libertou Lot, seu sobrinho, com os seus bens, juntamente com as mulheres e restantes prisioneiros.

Abrão e Melquisedec

17Quando Abrão regressava, depois de ter atacado Cadorlaomer e os reis seus aliados, o rei de Sodoma saiu para o receber no vale de Chavé, que é o vale do Rei.

18Também Melquisedec, rei de Salém14,18 Melquisedec. Significa “o meu rei é justiça”. É, como muitos outros reis no Médio Oriente Antigo, rei e sacerdote. Ver Sl 110,4; Hb 7,1–10. Salém. Forma abreviada de Jerusalém ou uma outra localidade perto de Siquém., que era sacerdote do Deus altíssimo, se apresentou levando consigo pão e vinho 19e abençoou-o com estas palavras:

«Que o Deus altíssimo, criador do céu e da terra,

abençoe Abrão!

20Louvado seja o Deus altíssimo,

que te deu a vitória sobre os teus inimigos!»

Abrão deu-lhe a décima parte14,20 A décima parte das colheitas, e depois também de gado, era oferta obrigatória a apresentar a Deus, por meio dos sacerdotes e levitas. Ver Lv 27,30–33; Nm 18,21–32; Dt 14,22–29; Ml 3,8; Hb 7,4–10. de tudo o que tinha sido recuperado. 21Mas o rei de Sodoma replicou: «Dá-me só as pessoas; quanto aos bens, fica com eles.» 22Abrão respondeu ao rei de Sodoma: «Juro, com a mão erguida para o Senhor, Deus altíssimo, criador do céu e da terra, 23que daquilo que é teu não quero nada para mim, nem um fio, nem um cordão para apertar os sapatos. Não quero que digas que foste tu que enriqueceste a Abrão. 24Para mim, só quero aquilo que os meus servos já comeram e a parte a que têm direito aqueles que se juntaram a mim, Aner, Escol e Mambré. Eles, de facto, têm direito a retirar a sua parte.»