a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
46

Jacob vai para o Egito

461Jacob pôs-se a caminho do Egito, com tudo o que era seu. Chegou a Bercheba e ofereceu sacrifícios ao Deus de Isaac, seu pai. 2Deus apareceu-lhe durante a noite e chamou por ele: «Jacob! Jacob!» Ele respondeu: «Estou aqui!» 3Deus acrescentou: «Eu sou o Deus do teu pai46,3 Ou: Eu sou El, o Deus do teu Pai.. Não tenhas medo em ir para o Egito, que eu ainda hei de fazer de ti um grande povo. 4Eu vou contigo para o Egito! Eu próprio te farei sair de lá e José é que há de fechar-te os olhos, quando morreres.»

5Jacob saiu de Bercheba e os seus filhos levaram-no, com as crianças e as mulheres, nos carros que o faraó tinha mandado para o transporte. 6Jacob e todos os seus descendentes levaram todos os gados e tudo o que tinham adquirido em Canaã e foram para o Egito. 7Iam com ele os seus filhos, os seus netos, as suas filhas e netas, numa palavra, os seus descendentes.

8São estes os nomes da família de Israel, isto é, Jacob e os seus descendentes que foram para o Egito.

Rúben, o filho mais velho de Jacob, 9e os filhos de Rúben, Henoc, Palu, Hesron e Carmi.

10Filhos de Simeão: Jemuel, Jamin, Oad, Jaquin, Soar e Saul, filho duma mulher cananeia.

11Filhos de Levi: Gerson, Queat e Merari.

12Filhos de Judá: Er, Onan, Chela, Peres e Zera. Er e Onan tinham morrido, ainda na terra de Canaã. E Peres tinha dois filhos: Hesron e Hamul.

13Filhos de Issacar: Tola, Puva, Job46,13 Ou: Yassub. Corrigindo o texto, provavelmente deteriorado, à luz de outras passagens paralelas. Ver Nm 26,24; 1 Cr 7,1. e Chimeron.

14Filhos de Zabulão: Séred, Elon e Jaliel.

15Estes eram descendentes de Lia, dois filhos que ela deu à luz ainda na Mesopotâmia, aos quais se deve acrescentar a sua filha Dina, perfazendo um total de trinta e três pessoas.

16Filhos de Gad: Sifion, Hagui, Chuni, Hesbon, Eri, Arodi e Areli.

17Filhos de Asser: Jimna, Jisva, Jisvi, Beria e uma irmã destes, chamada Sera. Filhos de Beria: Héber e Malquiel.

18Estes eram filhos de Zilpa, serva que Labão tinha dado à sua filha Lia, filhos que ela deu a Jacob. Ao todo dezasseis pessoas.

19Filhos de Raquel, mulher de Jacob: José e Benjamim.

20José tinha dois filhos, nascidos no Egito, filhos dele e de Assenat, a filha de Potifera, sacerdote de Heliópolis. Esses dois filhos eram Manassés e Efraim46,20 Ver 41,45.50–52..

21Filhos de Benjamim: Bela, Béquer, Asbel, Guera, Naaman, Eí, Rós, Mupim, Hupim e Arde. 22Estes eram os descendentes que Raquel tinha dado a Jacob. Eram, ao todo, catorze pessoas.

23Filho de Dan: Huchim.

24Filhos de Neftali: Jaciel, Guni, Jécer e Chilém. 25Estes eram descendentes dos filhos de Bilá, serva que Labão deu à sua filha Raquel, filhos que ela deu a Jacob. Ao todo sete pessoas.

26Todas as pessoas que chegaram com Jacob ao Egito, todos seus descendentes, excluindo, portanto, as mulheres dos seus filhos, eram em número de sessenta e seis pessoas.

27Os filhos de José nascidos no Egito eram dois. Deste modo, todos os membros da família de Jacob, quando este foi para o Egito, perfaziam setenta pessoas.

28Jacob enviou Judá à sua frente para ir ter com José e para preparar as coisas em Góchen. Quando eles chegaram a Góchen, 29José mandou que preparassem o seu carro para ir lá receber o seu pai, Israel. Quando se apresentou diante do seu pai, abraçou-o e ficou a chorar muito tempo abraçado a ele.

30Jacob disse a José: «Agora já posso morrer, depois de saber que estás vivo e de eu próprio te ter visto.»

31José disse aos seus irmãos e a toda a família do seu pai: «Vou anunciar a notícia ao faraó. Vou dizer-lhe que os meus irmãos e a família do meu pai, que se encontravam em Canaã, vieram para junto de mim. 32Vou dizer-lhe que trouxeram as ovelhas e vacas e tudo o que lhes pertence, porque são pastores de ovelhas e donos de bois e vacas. 33E se o faraó vos mandar chamar e vos perguntar em que é que trabalham, 34respondam-lhe: “Estes servos de Vossa Senhoria são proprietários de gado; desde pequenos, este é o nosso trabalho, e já era assim o dos nossos antepassados. Desta forma, poderão habitar na região de Góchen, pois os egípcios têm horror aos que vivem como pastores.”»