a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
5

Descendentes de Adão até Noé

51Esta é a lista dos descendentes de Adão5,1 Listas de descendentes encontram-se em muitos outros lugares. Ver 6,9–10; 10,1; 11,10; 25,12.19; 36,1; 37,2. Só aqui se dá ao conjunto o nome de livro ou lista. Pode tratar-se de algum livro então famoso.. Quando Deus criou o ser humano, fê-lo semelhante ao próprio Deus. 2O ser humano assim criado é o homem e a mulher. Ao criá-los, Deus abençoou-os e chamou-lhes seres humanos5,2 Comparar com Gn 1,27–28; Mt 19,4; Mc 10,6..

3Quando Adão tinha cento e trinta anos, gerou um filho à sua imagem e semelhança e deu-lhe o nome de Set. 4Depois disto, Adão viveu oitocentos anos e foi pai de vários filhos e filhas. 5Adão morreu quando tinha novecentos e trinta anos de idade.

6Aos cento e cinco anos de idade, Set gerou Enós. 7Depois do nascimento de Enós, Set viveu ainda oitocentos e sete anos e foi pai de vários filhos e filhas. 8Set morreu, depois de ter vivido durante novecentos e doze anos.

9Aos noventa anos de idade, Enós gerou Quenan. 10Depois do nascimento de Quenan, Enós viveu ainda oitocentos e quinze anos e foi pai de vários filhos e filhas. 11Enós morreu, depois de ter vivido novecentos e cinco anos.

12Aos setenta anos de idade, Quenan gerou Malaliel. 13Depois do nascimento de Malaliel, Quenan viveu ainda oitocentos e quarenta anos e foi pai de vários filhos e filhas. 14Quenan morreu, depois de ter vivido novecentos e dez anos.

15Aos sessenta e cinco anos, Malaliel gerou Jared. 16Depois do nascimento de Jared, Malaliel viveu ainda oitocentos e trinta anos e foi pai de vários filhos e filhas. 17Malaliel morreu, depois de ter vivido oitocentos e noventa e cinco anos.

18Aos cento e sessenta e dois anos de idade, Jared gerou Henoc. 19Depois do nascimento de Henoc, Jared viveu ainda oitocentos anos e foi pai de vários filhos e filhas. 20Jared morreu, depois de ter vivido novecentos e sessenta e dois anos.

21Aos sessenta e cinco anos de idade, Henoc gerou Matusalém. 22Henoc viveu sempre de acordo com a vontade de Deus. Depois do nascimento de Matusalém, ele viveu ainda trezentos anos e foi pai de vários filhos e filhas. 23Depois de ter vivido trezentos e sessenta e cinco anos, 24Henoc, que sempre vivera de acordo com a vontade de Deus, deixou de ser visto. Foi Deus que o levou consigo5,24 Ver Hb 11,5; Jd 14..

25Aos cento e oitenta e sete anos de idade, Matusalém gerou Lamec. 26Depois do nascimento de Lamec, Matusalém viveu ainda setecentos e oitenta e dois anos e foi pai de vários filhos e filhas. 27Matusalém morreu depois de ter vivido novecentos e sessenta e nove anos.

28Aos cento e oitenta e dois anos de idade, Lamec gerou um filho 29e exclamou: «Este é que nos há de aliviar dos trabalhos e fadigas que a terra, amaldiçoada pelo Senhor, nos provoca.» E por isso lhe chamou Noé5,29 O verbo hebraico utilizado para significar “aliviar” é semelhante ao nome Noé.. 30Depois do nascimento de Noé, Lamec viveu ainda quinhentos e noventa e cinco anos e foi pai de vários filhos e filhas. 31Lamec morreu, depois de ter vivido setecentos e setenta e sete anos.

32Noé tinha já quinhentos anos de idade, quando lhe nasceram os filhos Sem, Cam e Jafet.