a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
20

Ação simbólica

201Aconteceu no ano em que o chefe supremo das forças armadas assírias foi enviado por Sargão20,1 Sargão II reinou na Assíria entre 722 e 705 a.C. Em 711 conquistou a cidade de Asdod, que se tinha revoltado contra o domínio da Assíria desde 713. É a época em que os pequenos estados da Palestina (Judá, Filisteia, etc.) esperavam a ajuda do Egito para se libertarem do domínio dos Assírios., rei da Assíria, para atacar a cidade filisteia de Asdod, que acabou por conquistar.

2Três anos antes o Senhor tinha dito a Isaías, filho de Amós: «Vamos! Desata a faixa que trazes à cintura e tira as sandálias que tens nos pés.» Ele assim fez, de modo que andava nu e descalço. 3E o Senhor disse: «Há três anos que o meu servo Isaías caminha nu e descalço. É um sinal e um presságio para o Egito e para Cuche20,3 Cuche ou Etiópia. Nesta altura, o Egito era governado por um faraó etíope. Ver Is 19,2. É um sinal e um presságio. Ver Is 8,1–4; 1 Rs 11,29–31; Jr 13,1–7; Ez 12,1–15; Os 1—3., 4porque também o rei dos assírios levará os prisioneiros do Egito e os deportados de Cuche, novos e velhos, nus e descalços, o que será uma vergonha para o Egito. 5Então os que confiavam em Cuche e se gabavam da ajuda do Egito ficarão dececionados e confundidos.»

6Naquele dia, os habitantes destas regiões em que vivemos hão de exclamar: «Vejam em que ficaram as nossas esperanças! Pensávamos encontrar proteção e auxílio junto deles, para nos livrarmos do rei da Assíria! Como poderemos agora salvar-nos?»