a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
12

Conquistas de Moisés na Transjordânia

121Os israelitas já tinham conquistado e ocupado terras a oriente do Jordão, desde o vale de Arnon até ao monte Hermon, incluindo a planície oriental do Jordão, tendo vencido os seus reis. 2Um deles, foi Seon, rei dos amorreus, que residia em Hesbon. O seu reino estendia-se desde Aroer, situada nas proximidades do vale de Arnon, e desde o meio do vale, avançando por Guilead até à ribeira de Jaboc, na fronteira dos amonitas. 3Incluía o vale do Jordão desde o lago da Galileia, do lado oriental, e até ao mar Morto, o mar de Sal12,3 O mar de Sal é conhecido como mar Morto., estendendo-se em direção a Bet-Jechimot, a sul, até junto das encostas do monte Pisga.

4Outro rei vencido foi Og, rei de Basã, um sobrevivente dos refaítas, que reinava em Astarot e Edrei. 5O seu reino incluía o monte Hermon, Salca e toda a Basã e estendia-se até à fronteira de Guechur e de Macá e ainda metade de Guilead até ao território de Seon, rei de Hesbon. 6Moisés, servo do Senhor, e os israelitas derrotaram esses reis e Moisés deu os seus territórios à tribo de Rúben, à tribo de Gad e a metade da tribo de Manassés.

Conquistas de Josué a ocidente do Jordão

7Josué e os israelitas venceram todos os reis a ocidente do rio Jordão, desde Baal-Gad, no vale do Líbano, até ao monte Halac, no sul, perto de Edom. Josué dividiu esses territórios em lotes e distribuiu-os pelas tribos de Israel. 8Fez isso com a montanha, a região da Chefela, o vale do Jordão, as colinas e as regiões do deserto de Negueve. Naquelas terras tinham habitado os hititas, os amorreus, os cananeus, os perizeus, os heveus e os jebuseus.

9Os reis vencidos foram os das seguintes cidades: Jericó, Ai, junto de Betel, 10Jerusalém, Hebron, 11Jarmut, Láquis, 12Eglon, Guézer, 13Debir, Guéder, 14Horma, Arad, 15Libna, Adulam, 16Maqueda, Betel, 17Tapua, Héfer, 18Afec, Saron, 19Madon, Haçor, 20Chimeron, Acsaf, 21Tanac, Meguido, 22Cadés, Jocnoam, no Carmelo, 23Dor, na costa do mar, Goim, na Galileia, 24e Tirça. Foram ao todo, trinta e um reis.

13

Terras por conquistar

131Sendo Josué de idade já muito avançada, o Senhor disse-lhe: «Tu estás muito idoso e ainda falta conquistar grande parte do território. 2Falta a região dos filisteus e a dos guechureus, 3que vai desde o rio Chior, na fronteira do Egito, até à fronteira de Ecron, a norte, que pertence aos cananeus. É lá que vivem os cinco chefes dos filisteus: de Gaza, Asdod, Ascalon, Gat e Ecron, e também os heveus. A sul, 4todo o país dos cananeus desde Ara, dos sidónios, até Afec, na fronteira com os amorreus. 5Além disso, falta ainda a região de Biblos e todo o Líbano, a oriente, desde Baal-Gad, no sopé do monte Hermon, até à entrada para Hamat.

6Hei de expulsar da frente dos israelitas os sidónios e todos os habitantes da montanha, desde o Líbano até à nascente de Miserefot. O que deves é repartir as terras pelos israelitas como eu te mandei. 7Portanto, divide o território pelas nove tribos e pela metade da tribo de Manassés.»

Distribuição do território da Transjordânia

8A outra metade da tribo de Manassés e as tribos de Rúben e de Gad já receberam a sua parte, que lhes deu Moisés, servo do Senhor, a oriente do Jordão. 9Os seus territórios vão desde Aroer, que está na encosta que sobe do vale de Arnon, com a cidade que está no meio do vale, e estendem-se por todo o planalto de Madabá até Dibon. 10Incluem todas as cidades de Seon, rei dos amorreus, que reinava desde Hesbon até à fronteira dos amonitas 11e ainda Guilead com o território dos guechureus e dos macateus, toda a montanha de Hermon e toda a região de Basã até Salca. 12Incluíam em Basã o território de Og, rei que dominava desde Astarot até Edrei e que era o último dos refaítas que Moisés tinha vencido e expulsado da região. 13Entretanto os israelitas não tinham expulsado os guechureus e os macateus. De facto, eles continuam a habitar no meio de nós até ao dia de hoje.

14À tribo de Levi é que não foi dada a posse de nenhum território. A sua parte estava nas ofertas que eram feitas em honra do Senhor, Deus de Israel, conforme ele mesmo lhe tinha prometido.

A parte de Rúben

15À tribo de Rúben, Moisés distribuiu o território de acordo com o número das suas famílias. 16O seu território ia desde Aroer, situada na encosta de Arnon, com a cidade que está no meio do vale, até ao planalto de Madabá. 17Incluía Hesbon e todas as cidades que estão no planalto: Dibon, Bamot-Baal, Bet-Baal-Meon, 18Jaás, Quedemot, Mefaat, 19Quiriataim, Sibma, Seret-Chaar, que está na encosta do vale, 20Bet-Peor, as encostas do monte Pisga e Bet-Jechimot, 21quer dizer, as cidades da planície e todo o reino de Seon, rei amorreu de Hesbon. Moisés tinha derrotado esse rei com os chefes de Madiã, que lhe pagavam tributo e que eram Evi, Reguem, Sur, Hur e Reba. 22O adivinho Balaão, filho de Beor, foi também um dos que foram mortos pelos israelitas. 23O território da tribo de Rúben tinha como fronteira o rio Jordão. Tal era a parte que lhes foi dada, segundo o número das famílias, incluindo cidades e aldeias.

A parte de Gad

24Moisés tinha dado também uma parte à tribo de Gad, segundo o número das suas famílias. 25Os gaditas ficaram com Jazer e todas as cidades de Guilead, metade da terra dos amonitas, até Aroer, em frente de Rabá, 26desde Hesbon até Ramat-Mispá e Betonim, e desde Manaim até à fronteira de Debir. 27No vale do Jordão, ficaram com Bet-Haran, Bet-Nimerá, Sucot e Safon, que era parte dos domínios de Seon, rei de Hesbon. A fronteira ia até ao rio Jordão e, a norte, chegava ao lago da Galileia, do lado oriental.

28Foi esta a parte, incluindo cidades e aldeias, que recebeu a tribo de Gad, segundo o número das suas famílias.

A parte da tribo de Manassés a oriente

29Da mesma forma, Moisés tinha dado uma parte a oriente do rio a metade da tribo de Manassés, de acordo com o número das suas famílias. 30Foi-lhe dado todo o território de Basã, que tinha pertencido a Og, rei de Basã, desde Manaim, com as sessenta localidades de Jair, 31metade de Guilead e Astarot e Edrei, cidades de Basã, reino de Og. Tudo isto ficou a pertencer a metade das famílias descendentes de Maquir, filho de Manassés.

32Foram estas as terras que Moisés distribuiu quando se encontrava na planície de Moab, do lado oriental do Jordão, em frente de Jericó. 33Porém à tribo de Levi não foi distribuída nenhuma herança, porque o Senhor, Deus de Israel, é a herança que lhe pertence, como o Senhor tinha prometido.

14

Distribuição das terras de Canaã

141Esta foi a herança que os israelitas receberam em Canaã, que lhes foi distribuída pelo sacerdote Eleazar, por Josué, filho de Nun, e pelos chefes de família das tribos israelitas. 2A distribuição das terras foi feita por sorteio às nove tribos e meia14,2 As doze tribos são constituídas pelos descendentes dos doze filhos de Jacob. Se por um lado, os descendentes de Levi não recebiam nenhum território, por outro, os descendentes de José formavam duas tribos. Nos v. 3–4 explica-se por que razão faltava ainda distribuir terras a nove tribos e meia., tal como o Senhor tinha mandado fazer por meio de Moisés. 3Às outras duas tribos e meia, já Moisés tinha dado a sua parte do lado oriental do Jordão, mas aos levitas não atribuiu qualquer parte entre eles. 4Pois os descendentes de José formavam duas tribos, Manassés e Efraim. Aos levitas, porém não atribuíram herança na terra, mas apenas cidades para habitarem e os seus campos de pastagens para os seus animais e rebanhos. 5Foi assim que os israelitas fizeram a distribuição das terras, tal como o Senhor tinha ordenado a Moisés.

A parte de Caleb

6Os descendentes de Judá foram a Guilgal para falar com Josué. Então Caleb, o quenizeu, filho de Jefuné disse-lhe: «Tu tens conhecimento daquilo que o Senhor disse a Moisés, homem de Deus, a respeito de mim e de ti, em Cadés Barneia. 7Tinha eu quarenta anos, quando Moisés, servo do Senhor, me enviou de Cadés Barneia para observar bem a região. Quando voltei contei-lhe tudo com sinceridade, 8mas os que tinham ido comigo fizeram desanimar o povo. Eu mantive-me fiel ao meu Deus e Senhor. 9Então Moisés, naquele mesmo dia, garantiu-me: “A terra que pisaram os teus pés há de ser para sempre tua e dos teus descendentes, porque foste fiel ao Senhor, meu Deus.”

10Ora, já lá vão quarenta e cinco anos depois que o Senhor disse isto a Moisés, quando este caminhava pelo deserto. O Senhor conservou-me a vida. Já estou com oitenta e cinco anos, 11mas tenho tanta força agora como no tempo em que Moisés me enviou. Posso ainda combater e fazer o que for necessário. 12Dá-me pois aquela montanha de que o Senhor falou nessa altura. Tu bem ouviste então que vivem lá os anaquitas, que têm cidades grandes e fortificadas. Mas talvez o Senhor esteja comigo e me ajude a pô-los de lá para fora, como ele disse.»

13Então Josué abençoou Caleb e deu-lhe Hebron para sua herança. 14Por isso, Hebron pertence a Caleb, o quenizeu, filho de Jefuné, até ao dia de hoje. É que ele manteve-se fiel ao Senhor, Deus de Israel. 15O nome de Hebron era antigamente Quiriat-Arbá, porque Arbá foi o mais famoso dos anaquitas.

Depois houve paz na região.

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitamos a privacidade dos seus dados.[ocultar mensagem]