a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
3

Pregação de João Batista

(Mateus 3,1–12; Marcos 1,1–8; João 1,19–28)

31Estava-se no ano quinze do governo do imperador Tibério3,1 Tibério sucedeu a Augusto em 19 de agosto de 14 d.C. Portanto o ano 15 vai de 19 de agosto de 28 a 18 de agosto de 29.. Pôncio Pilatos3,1 Pôncio Pilatos. Governador da Judeia, da Idumeia e da Samaria de 26 a 36 d.C. era então governador da Judeia, Herodes3,1 Herodes Antipas, filho de Herodes, o Grande, tetrarca, governador da Galileia de 4 a.C. a 39 d.C. governava a Galileia, seu irmão Filipe governava a Itureia e a Traconítide. Lisânias governava a Abilena. 2Anás e Caifás3,2 O sumo sacerdote em funções era José Caifás que exerceu o seu ofício de 18 a 36 d.C. Teve um papel preponderante no movimento contra Jesus. Ver Mt 26,3; Jo 11,49; 18,14. Anás, seu sogro, tinha sido sumo sacerdote nos anos 6 a 15, estando-lhe aqui associado devido ao prestígio que gozava entre os judeus. eram os chefes dos sacerdotes. Foi nessa altura que Deus falou no deserto a João, filho de Zacarias. 3João foi por todas as terras junto do rio Jordão e anunciava o batismo de arrependimento para perdão dos pecados. 4Isto aconteceu como o profeta Isaías tinha escrito no seu livro: Uma voz clama no deserto: Preparem o caminho do Senhor e abram-lhe estradas direitas. 5Todo o vale será aterrado, todo o monte e toda a colina serão aplanados. Os caminhos tortos serão endireitados e os pedregosos serão arranjados. 6E toda a Humanidade verá a salvação de Deus3,6 Ver Is 40,3–5, segundo a antiga tradução grega..

7João dizia às multidões que iam ter com ele para serem batizadas: «Que raça de víboras! Quem vos disse que podiam escapar ao castigo de Deus, que se aproxima? 8Mostrem pelas ações que estão verdadeiramente arrependidos, em vez de andarem a dizer: “Somos descendentes de Abraão.” Pois eu garanto-vos que Deus até destas pedras pode fazer descendentes de Abraão. 9O machado já está pronto para cortar as árvores pela raiz. Toda a árvore que não der bons frutos será abatida e lançada no fogo.»

10O povo perguntava a João Batista: «Que devemos então fazer?» E ele respondia: 11«O que tem duas túnicas deve dar uma a quem não tem nenhuma, e o que tiver comida, reparta-a com os outros.»

12Também lá foram cobradores de impostos para serem batizados e perguntaram a João: «Mestre, que devemos nós fazer?» 13Ele respondeu: «Não cobrem mais do que está determinado.» 14Houve também soldados que lhe perguntaram: «E nós, que devemos fazer?» «Não roubem a ninguém, usando a força ou fazendo falsas acusações, mas contentem-se com o que ganham», continuou a responder.

15O povo estava na expectativa e cada um se interrogava a si próprio se João não era o Messias. 16Mas ele explicou a todos: «Eu batizo-vos em água, mas está a chegar quem tem mais autoridade do que eu, e a esse eu nem sequer mereço a honra de lhe desatar as correias das sandálias. Ele há de batizar-vos no Espírito Santo e no fogo. 17Tem nas mãos a pá para separar, na eira, o trigo da palha. Guardará o trigo no seu celeiro e queimará a palha numa fogueira que não se apaga.»

18Era com estas e outras exortações que João Batista anunciava ao povo a boa nova.

19Também repreendia o governador Herodes, por viver com Herodias, mulher do irmão, e por muitas outras coisas em que Herodes tinha procedido mal. 20Então Herodes acrescentou às suas culpas ainda mais esta: mandou prender João.

Batismo de Jesus

(Mateus 3,13–17; Marcos 1,9–11)

21Toda a gente recebia o batismo e Jesus também foi batizado. Estava a orar quando o céu se abriu 22e o Espírito Santo desceu sobre ele em forma visível, como uma pomba. E uma voz do céu disse: «Tu és o meu Filho querido. Tenho em ti a maior satisfação.»

Antepassados de Jesus, em linha ascendente

(Mateus 1,1–17)

23Quando Jesus começou a sua atividade tinha cerca de trinta anos. Era filho de José, como se pensava, filho de Eli, 24filho de Matat, filho de Levi, filho de Malqui, filho de Janai, filho de José, 25filho de Matatias, filho de Amós, filho de Naum, filho de Esli, filho de Nagai, 26filho de Maat, filho de Matatias, filho de Simei, filho de Josec, filho de Jodá, 27filho de Joanan, filho de Ressa, filho de Zorobabel, filho de Salatiel, filho de Neri, 28filho de Malqui, filho de Adi, filho de Cosam, filho de Elmadam, filho de Er, 29filho de Jessua, filho de Eliézer, filho de Jorim, filho de Matat, filho de Levi, 30filho de Simeão, filho de Judá, filho de José, filho de Jonam, filho de Eliaquim, 31filho de Melea, filho de Mená, filho de Matatá, filho de Nachon, filho de David, 32filho de Jessé, filho de Jobed, filho de Booz, filho de Salá, filho de Nachon, 33filho de Aminadab, filho de Admin, filho de Arni, filho de Hesron, filho de Peres, filho de Judá, 34filho de Jacob, filho de Isaac, filho de Abraão, filho de Tera, filho de Naor, 35filho de Serug, filho de Reú, filho de Peleg, filho de Éber, filho de Chela, 36filho de Quenan, filho de Arpaxad, filho de Sem, filho de Noé, filho de Lamec, 37filho de Matusalém, filho de Henoc, filho de Jared, filho de Malaliel, filho de Quenan, 38filho de Enós, filho de Set, filho de Adão, filho de Deus.