a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
1

Recenseamento dos israelitas

11No primeiro dia do segundo mês1,1 Ver no Glossário Calendário. do segundo ano, depois de terem saído do Egito, no deserto do Sinai, o Senhor falou a Moisés na tenda do encontro e deu-lhe as seguintes ordens:

2«Façam o recenseamento1,2 Aqui é Deus que manda fazer o recenseamento. Ver também Nm 26,1–51. Em 2 Sm 24, pelo contrário, é David que decide fazê-lo e por isso Deus castiga-o. completo do povo israelita, contando e fazendo a lista de todos os homens de Israel, um por um, por famílias e clãs. 3Com a ajuda de Aarão, deves recensear todos os homens de mais de vinte anos, aptos para o exército. 4E devem chamar, para vos ajudar nesse trabalho, um chefe de família por cada tribo. 5Os nomes daqueles que devem estar ao vosso lado são os seguintes:

da tribo de Rúben: Eliçur, filho de Chediur;

6da tribo de Simeão, Salumiel, filho de Surichadai;

7da tribo de Judá, Nachon, filho de Aminadab;

8da tribo de Issacar, Nataniel, filho de Suar;

9da tribo de Zabulão, Eliab, filho de Helon;

10das tribos descendentes de José, Elisama, filho de Amiud, pela tribo de Efraim, e Gamaliel, filho de Pedaçur, pela tribo de Manassés;

11da tribo de Benjamim, Abidan, filho de Guidoni;

12da tribo de Dan, Aiézer, filho de Amichadai;

13da tribo de Asser, Paguiel, filho de Ocran;

14da tribo de Gad, Eliasaf, filho de Deuel;

15da tribo de Neftali, Airá, filho de Enan.»

16Todos estes que foram escolhidos eram chefes dos clãs dos seus antepassados e também chefes militares de Israel.

17Moisés e Aarão colocaram ao seu serviço aqueles homens que tinham sido designados, 18mandaram reunir toda a comunidade no primeiro dia do segundo mês e fez-se uma lista por famílias e clãs de todos os homens que contavam mais de vinte anos. 19E assim Moisés fez o recenseamento no deserto do Sinai, tal como o Senhor lhe tinha mandado.

20O recenseamento dos descendentes de todas as tribos, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, começou pela tribo de Rúben, filho mais velho de Jacob. 21Da tribo de Rúben foram recenseados quarenta e seis mil e quinhentos.

22Feita a contagem dos descendentes da tribo de Simeão, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 23deu um total de cinquenta e nove mil e trezentos homens.

24Feita a contagem dos descendentes da tribo de Gad, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 25apurou-se um total de quarenta e cinco mil seiscentos e cinquenta homens.

26Feita a contagem dos descendentes da tribo de Judá, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 27apurou-se um total de setenta e quatro mil e seiscentos homens.

28Feita a contagem dos descendentes da tribo de Issacar, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 29apurou-se um total de cinquenta e quatro mil e quatrocentos homens.

30Feita a contagem dos descendentes da tribo de Zabulão, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 31apurou-se um total de cinquenta e sete mil e quatrocentos homens.

32Feita a contagem dos descendentes de José, pela tribo de Efraim, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 33apurou-se um total de quarenta mil e quinhentos homens. 34Pela tribo de Manassés, feita a contagem por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 35apurou-se um total de trinta e dois mil e duzentos homens.

36Feita a contagem dos descendentes da tribo de Benjamim, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 37apurou-se um total de trinta e cinco mil e quatrocentos homens.

38Feita a contagem dos descendentes da tribo de Dan, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 39apurou-se um total de sessenta e dois mil e setecentos homens.

40Feita a contagem dos descendentes da tribo de Asser, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 41apurou-se um total de quarenta e um mil e quinhentos homens.

42Feita a contagem dos descendentes da tribo de Neftali, por famílias e clãs, com a lista dos que tinham mais de vinte anos, aptos para o exército, 43apurou-se um total de cinquenta e três mil e quatrocentos homens.

44Foi este o resultado do recenseamento feito por Moisés e Aarão, ajudados pelos doze chefes dos israelitas, um por cada tribo, todos chefes dos respetivos clãs.

45O total dos israelitas recenseados, todos homens de mais de vinte anos e aptos para o exército, 46foi de seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta.

Função dos levitas

47As famílias dos levitas não foram recenseadas1,47 Os descendentes de Levi, que não têm obrigações militares, serão recenseados noutras circunstâncias. Ver capítulos 3—4. segundo o clã dos seus antepassados junto com as outras, 48pois o Senhor tinha dito a Moisés: 49«Não deves fazer o recenseamento dos levitas nem colocá-los na lista dos restantes israelitas. 50A eles deves confiar o santuário que guarda o documento da aliança, os seus objetos sagrados e tudo o que lá se encontra. Devem transportar o santuário com os seus objetos sagrados e permanecer ao seu serviço e devem viver junto do santuário. 51E quando for necessário transportar o santuário ou colocá-lo em qualquer lado, os levitas é que devem fazer tudo isso. Qualquer estranho que se aproximar do santuário será condenado à morte.

52Os israelitas devem acampar por unidades militares, cada um no seu acampamento e com a sua bandeira. 53Mas os levitas acamparão junto do santuário da aliança, como guardas desse santuário, para que o castigo divino se não volte contra os israelitas.»

54E os israelitas assim fizeram, cumprindo tudo o que o Senhor tinha mandado a Moisés.

2

Disposição das tribos no acampamento

21O Senhor disse a Moisés e a Aarão: 2«Cada israelita deve acampar junto da bandeira com os símbolos do seu clã, em volta da tenda do encontro, mas a uma certa distância da mesma.

3Do lado oriental, ficarão as tropas de Judá, com a sua bandeira. O chefe é Nachon, filho de Aminadab; 4e o seu exército é de setenta e quatro mil e seiscentos homens. 5Ao seu lado, acampam os da tribo de Issacar; o seu chefe é Nataniel, filho de Suar 6e o seu exército é de cinquenta e quatro mil e quatrocentos homens. 7Ao lado de Judá, acampará ainda a tribo de Zabulão. O chefe dos descendentes de Zabulão é Eliab, filho de Helon 8e o seu exército é de cinquenta e sete mil e quatrocentos homens. 9O conjunto dos recenseados que fazem parte do acampamento de Judá é de cento e oitenta e seis mil e quatrocentos homens, divididos por batalhões. E estes é que devem ir na frente.

10A sul, ficarão as tropas da tribo de Rúben, com a sua bandeira. O chefe é Eliçur, filho de Chediur; 11e o número de recenseados no seu exército é de quarenta e seis mil e quinhentos homens. 12Ao seu lado, acamparão os da tribo de Simeão; o seu chefe é Salumiel, filho de Surichadai 13e o número de recenseados no seu exército é de cinquenta e nove mil e trezentos homens. 14Ao lado da tribo de Rúben, acampará ainda a tribo de Gad. O chefe dos descendentes de Gad é Eliasaf, filho de Deuel, 15o número de recenseados no seu exército é de quarenta e cinco mil, seiscentos e cinquenta homens. 16O conjunto dos recenseados que fazem parte do acampamento de Rúben é de cento e cinquenta e um mil quatrocentos e cinquenta homens, divididos por batalhões. Estes irão na segunda posição.

17Em seguida partirão os levitas com a tenda do encontro. Ficarão portanto no meio dos outros batalhões, tanto em viagem como quando estão acampados. Cada homem ocupará o seu lugar junto da sua bandeira.

18Do lado ocidental, ficarão os batalhões de Efraim, com a sua bandeira. O chefe é Elisama, filho de Amiud; 19e o número de recenseados no seu exército é de quarenta mil e quinhentos homens. 20Ao seu lado, acampam os da tribo de Manassés; o seu chefe é Gamaliel, filho de Pedaçur 21e o número de recenseados no seu exército é de trinta e dois mil e duzentos homens. 22Ao lado de Efraim, acampará ainda a tribo de Benjamim. O chefe é Abidan, filho de Guidoni; 23e o número de recenseados no seu exército é de trinta e cinco mil e quatrocentos homens. 24O conjunto dos recenseados que constituem o exército de Efraim é de cento e oito mil e cem homens, divididos em batalhões. Estes irão na terceira posição.

25No lado norte, ficarão os batalhões da tribo de Dan, com a sua bandeira. O chefe é Aiézer, filho de Amichadai; 26e o número de recenseados no seu exército é de sessenta e dois mil e setecentos homens. 27Ao seu lado, acamparão os da tribo de Asser. O seu chefe é Paguiel, filho de Ocran; 28e o número de recenseados no seu exército é de quarenta e um mil e quinhentos homens. 29Ao lado da tribo de Dan, acampará ainda a tribo de Neftali. O chefe é Airá, filho de Enan; 30e o número de recenseados no seu exército é de cinquenta e três mil e quatrocentos homens. 31O conjunto dos recenseados que constituem o exército de Dan é cento e cinquenta e sete mil e seiscentos homens e irão na última posição, seguindo as suas bandeiras.»

32O conjunto de todos os israelitas que foram recenseados, por tribos e por unidades militares, foi de seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta homens. 33Contudo, os levitas não foram recenseados com os outros israelitas, tal como o Senhor tinha mandado a Moisés.

34Os israelitas cumpriram todas as ordens que o Senhor tinha dado a Moisés, acampando cada um junto da sua bandeira e pondo-se a caminho, agrupados por famílias e clãs.