a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
2

Disposição das tribos no acampamento

21O Senhor disse a Moisés e a Aarão: 2«Cada israelita deve acampar junto da bandeira com os símbolos do seu clã, em volta da tenda do encontro, mas a uma certa distância da mesma.

3Do lado oriental, ficarão as tropas de Judá, com a sua bandeira. O chefe é Nachon, filho de Aminadab; 4e o seu exército é de setenta e quatro mil e seiscentos homens. 5Ao seu lado, acampam os da tribo de Issacar; o seu chefe é Nataniel, filho de Suar 6e o seu exército é de cinquenta e quatro mil e quatrocentos homens. 7Ao lado de Judá, acampará ainda a tribo de Zabulão. O chefe dos descendentes de Zabulão é Eliab, filho de Helon 8e o seu exército é de cinquenta e sete mil e quatrocentos homens. 9O conjunto dos recenseados que fazem parte do acampamento de Judá é de cento e oitenta e seis mil e quatrocentos homens, divididos por batalhões. E estes é que devem ir na frente.

10A sul, ficarão as tropas da tribo de Rúben, com a sua bandeira. O chefe é Eliçur, filho de Chediur; 11e o número de recenseados no seu exército é de quarenta e seis mil e quinhentos homens. 12Ao seu lado, acamparão os da tribo de Simeão; o seu chefe é Salumiel, filho de Surichadai 13e o número de recenseados no seu exército é de cinquenta e nove mil e trezentos homens. 14Ao lado da tribo de Rúben, acampará ainda a tribo de Gad. O chefe dos descendentes de Gad é Eliasaf, filho de Deuel, 15o número de recenseados no seu exército é de quarenta e cinco mil, seiscentos e cinquenta homens. 16O conjunto dos recenseados que fazem parte do acampamento de Rúben é de cento e cinquenta e um mil quatrocentos e cinquenta homens, divididos por batalhões. Estes irão na segunda posição.

17Em seguida partirão os levitas com a tenda do encontro. Ficarão portanto no meio dos outros batalhões, tanto em viagem como quando estão acampados. Cada homem ocupará o seu lugar junto da sua bandeira.

18Do lado ocidental, ficarão os batalhões de Efraim, com a sua bandeira. O chefe é Elisama, filho de Amiud; 19e o número de recenseados no seu exército é de quarenta mil e quinhentos homens. 20Ao seu lado, acampam os da tribo de Manassés; o seu chefe é Gamaliel, filho de Pedaçur 21e o número de recenseados no seu exército é de trinta e dois mil e duzentos homens. 22Ao lado de Efraim, acampará ainda a tribo de Benjamim. O chefe é Abidan, filho de Guidoni; 23e o número de recenseados no seu exército é de trinta e cinco mil e quatrocentos homens. 24O conjunto dos recenseados que constituem o exército de Efraim é de cento e oito mil e cem homens, divididos em batalhões. Estes irão na terceira posição.

25No lado norte, ficarão os batalhões da tribo de Dan, com a sua bandeira. O chefe é Aiézer, filho de Amichadai; 26e o número de recenseados no seu exército é de sessenta e dois mil e setecentos homens. 27Ao seu lado, acamparão os da tribo de Asser. O seu chefe é Paguiel, filho de Ocran; 28e o número de recenseados no seu exército é de quarenta e um mil e quinhentos homens. 29Ao lado da tribo de Dan, acampará ainda a tribo de Neftali. O chefe é Airá, filho de Enan; 30e o número de recenseados no seu exército é de cinquenta e três mil e quatrocentos homens. 31O conjunto dos recenseados que constituem o exército de Dan é cento e cinquenta e sete mil e seiscentos homens e irão na última posição, seguindo as suas bandeiras.»

32O conjunto de todos os israelitas que foram recenseados, por tribos e por unidades militares, foi de seiscentos e três mil quinhentos e cinquenta homens. 33Contudo, os levitas não foram recenseados com os outros israelitas, tal como o Senhor tinha mandado a Moisés.

34Os israelitas cumpriram todas as ordens que o Senhor tinha dado a Moisés, acampando cada um junto da sua bandeira e pondo-se a caminho, agrupados por famílias e clãs.

3

Deveres dos levitas

31Eram estes os descendentes de Aarão e de Moisés, quando o Senhor falou a Moisés no monte Sinai.

2Os filhos de Aarão chamavam-se: Nadab, que era o mais velho, Abiú, Eleazar e Itamar3,2 Ver Nm 26,60; Ex 6,23.. 3Estes são os nomes dos filhos de Aarão, que foram consagrados sacerdotes e investidos da função sacerdotal. 4Nadab e Abiú morreram diante do santuário do Senhor, no deserto do Sinai, ao apresentarem ao Senhor, uma oferta de incenso contra as normas estabelecidas. Não deixaram filhos. Eleazar e Itamar continuaram a exercer a sua função de sacerdotes, com Aarão, seu pai3,4 Ver Lv 10,1–7..

5O Senhor disse a Moisés: 6«Manda aproximar a tribo de Levi3,6 Entre os descendentes de Levi estavam também os descendentes de Aarão, que formavam um grupo especial, o dos sacerdotes; os restantes levitas constituíam um grupo que estava à disposição dos sacerdotes para tarefas litúrgicas de caráter secundário., para permanecerem junto do sacerdote Aarão e ficarem às suas ordens. 7Devem ficar de guarda diante da tenda do encontro ao seu serviço e de todos os israelitas, cumprindo as funções sagradas do santuário. 8Devem cuidar de todos os objetos da tenda do encontro, assegurando a guarda em nome dos israelitas e cumprindo as funções sagradas do santuário. 9Coloca os levitas às ordens de Aarão e dos seus filhos, para estarem inteiramente dedicados ao seu serviço, em nome dos israelitas. 10Faz com que só Aarão e os seus filhos exerçam a função de sacerdotes. Se algum estranho a essa função se aproximar do santuário, será condenado à morte.»

11O Senhor disse ainda a Moisés: 12«Sou eu que escolho para mim os levitas, dentre todo o povo de Israel, em substituição dos filhos, nascidos do primeiro parto. 13De facto, os israelitas, nascidos do primeiro parto pertencem-me a mim, desde o dia em que fiz morrer os primogénitos dos egípcios. Nesse dia, reservei para mim todos os que, em Israel, forem fruto do primeiro parto, tanto homens como animais. Esses pertencem-me a mim3,13 Ver Nm 3,40–51; comparar com Ex 13,1–6.! Eu sou o Senhor

Primeiro recenseamento dos levitas

14O Senhor disse a Moisés, no deserto do Sinai: 15«Faz o recenseamento dos levitas, por famílias e clãs, registando o nome de todos os homens com mais de um mês de idade.»

16Moisés fez esse recenseamento, conforme a ordem que tinha recebido do Senhor. 17São estes os nomes dos filhos de Levi: Gerson, Queat e Merari. 18Libni e Simei foram os filhos de Gerson que deram o nome às famílias descendentes dele. 19Ameram, Jiçar, Hebron e Uziel foram os filhos de Queat que deram o nome a outras tantas famílias descendentes dele. 20Mali e Muchi, filhos de Merari, deram igualmente o nome às duas famílias descendentes dele. Estes são, portanto, as famílias de levitas, segundo os seus clãs.

21As famílias de Libni e Simei são descendentes de Gerson. 22Ao todo os homens com mais de um mês de idade eram sete mil e quinhentos. 23As famílias descendentes de Gerson acampavam atrás do santuário do lado ocidental3,23 A entrada da tenda dava para o lado do oriente.. 24O chefe de todo o clã de Gerson era Eliasaf, filho de Lael. 25Os descendentes de Gerson estavam encarregados de guardar o santuário e o resto da tenda do encontro, a sua cobertura e a cortina da entrada, 26os cortinados do átrio e a cortina da porta do átrio, que dá para o santuário e que está à volta do altar e as cordas. Estavam igualmente encarregados da conservação de todas estas coisas.

27As famílias descendentes de Queat eram as de Ameram, Jiçar, Hebron e Uziel. 28Eram oito mil e seiscentos3,28 A versão grega tem "oito mil e trezentos", o que está de acordo com o total dado no v. 39. os que tinham mais de um mês de idade e ficaram encarregados das funções no santuário. 29As famílias dos descendentes de Queat estavam acampadas junto do santuário, do lado sul. 30O chefe de clã das famílias descendentes de Queat era Eliçafan, filho de Uziel. 31Estavam encarregados da arca da aliança, da mesa, do candelabro, dos altares e dos objetos sagrados utilizados neles e da cortina. Eram responsáveis pela conservação dessas coisas.

32Eleazar, filho do sacerdote Aarão, era o principal responsável pelos chefes dos levitas e pelos que estavam encarregados do serviço do santuário.

33As famílias de Mali e de Muchi eram descendentes de Merari. 34Eram em número de seis mil e duzentos os recenseados que tinham mais de um mês de idade. 35Suriel, filho de Abiail era o chefe de clã das famílias descendentes de Merari. Os descendentes de Merari acampavam do lado norte do santuário. 36Estavam encarregados das pranchas do santuário, das suas trancas, colunas e suportes, de todos os seus objetos e da sua conservação. 37Ocupavam-se também das colunas que estavam à volta do átrio com os seus suportes, estacas e cordas.

38Diante do santuário e da tenda do encontro, do lado oriental, acampavam Moisés, Aarão e os seus filhos. Eram estes os encarregados da guarda do santuário, em nome dos israelitas; e se algum estranho tentasse exercer essa função era condenado à morte.

39A totalidade dos levitas recenseados por Moisés e Aarão, em obediência às ordens do Senhor, contando todos os que tinham mais de um mês de idade, era de vinte e dois mil, no conjunto das várias famílias.

Resgate do filho mais velho

40O Senhor disse a Moisés: «Faz o recenseamento, entre o povo de Israel, de todos os primeiros filhos do sexo masculino com mais de um mês de idade e faz a lista dos seus nomes. 41Em vez dos israelitas nascidos dum primeiro parto, deves entregar-me os levitas. Eu sou o Senhor! E os animais dos levitas serão também para mim, em vez das primeiras crias dos animais dos israelitas.»

42Moisés fez o recenseamento de todos os israelitas nascidos dum primeiro parto, tal como o Senhor lhe tinha mandado. 43A lista dos filhos de sexo masculino, com mais de um mês de idade, nascidos dum primeiro parto, totalizou vinte e dois mil duzentos e setenta e três.

44O Senhor disse então a Moisés: 45«Põe de parte os levitas para que me pertençam, e os seus animais em substituição dos animais dos israelitas, pois os levitas pertencem-me. Eu sou o Senhor!

46E para resgatar os duzentos e setenta e três israelitas nascidos dum primeiro parto que ultrapassem o número dos levitas, 47exige cinco moedas por cada um deles, usando para isso a medida-base do santuário, que é de dez gramas para cada moeda. 48Entrega essas moedas a Aarão e aos seus filhos, como resgate por aqueles que ultrapassem o número dos levitas.»

49Moisés recebeu o montante do resgate por aqueles que ultrapassavam o número dos levitas. 50E assim recebeu pelos israelitas nascidos dum primeiro parto mil trezentas e sessenta e cinco moedas de prata. 51Entregou depois aquela quantia a Aarão e aos seus filhos, conforme as ordens que tinha recebido do Senhor.

4

Funções dos descendentes de Queat

41O Senhor disse a Moisés e a Aarão: 2«Façam a lista dos descendentes de Queat, por famílias e clãs, para os separar dos restantes levitas, 3compreendendo todos os que tiverem entre trinta e cinquenta anos e estiverem aptos para o serviço e para as tarefas da tenda do encontro. 4A função própria dos descendentes de Queat é ocupar-se das coisas mais sagradas da tenda do encontro. 5Quando os israelitas tiverem de se pôr a caminho, Aarão e os seus filhos tirarão as cortinas para cobrirem com elas a arca que guarda o documento da aliança. 6Por cima dela devem colocar uma cobertura de pele fina e sobre ela devem estender um pano de púrpura escarlate4,6 Ver Ex 25,4–5., colocando-lhe os varais para a transportar.

7Sobre a mesa dos pães consagrados devem estender também um pano de cor violeta e em cima dele colocarão os pratos, as conchas, as taças e as jarras para as ofertas de vinho; sobre ele devem colocar também os pães consagrados como oferta diária. 8Por cima de tudo, devem estender um pano de púrpura e cobri-lo com uma cobertura de pele fina, colocando-lhe os varais.

9Com um pano de cor violeta devem cobrir igualmente o candelabro com as suas lâmpadas, os espevitadores, os apagadores e todos os recipientes de azeite que servem para as alimentar. 10Devem embrulhar o candelabro com todos os seus acessórios nessa cobertura de pele fina e colocá-los sobre uma padiola.

11Sobre o altar de ouro4,11 Altar destinado a nele se oferecerem incenso e perfumes. Ver Ex 37,25–28. devem estender um pano de cor violeta e cobri-lo com uma cobertura de pele fina, colocando-lhe os varais.

12Devem recolher igualmente num pano de cor violeta todos os utensílios de que se servem nas funções sagradas, embrulhá-los numa pele fina e colocá-los sobre a padiola.

13Devem retirar as cinzas do altar e colocar sobre ele um pano de púrpura. 14Sobre ele hão de colocar todos os utensílios que usam no serviço do altar: braseiros, forquilhas, pás e bacias de aspersão; devem estender por cima de todos estes utensílios do altar uma cobertura de pele fina, colocando-lhe os varais.

15Quando os israelitas tiverem que sair dum acampamento, Aarão e os seus filhos devem cobrir primeiro o santuário e todos os seus objetos sagrados e só depois os descendentes de Queat poderão aproximar-se para os transportar. Assim não tocarão nos objetos sagrados e não correrão o perigo de serem mortos. Esta é a obrigação dos descendentes de Queat, quanto à tenda do encontro.

16Eleazar, filho do sacerdote Aarão, tem por função cuidar do azeite do lampadário, dos perfumes de incenso, da oferta diária de cereais e do óleo da consagração. Deve cuidar, além disso, de todo o santuário e de tudo o que nele se encontra, nomeadamente, os objetos sagrados e acessórios.»

17O Senhor disse ainda a Moisés e a Aarão: 18«Não deixem que a família dos descendentes de Queat seja excluída da tribo de Levi. 19E para que eles não toquem nos objetos sagrados, correndo o risco de serem mortos, Aarão e os seus filhos devem aproximar-se deles e indicar a cada um a sua tarefa e o que deve transportar. 20Assim não vão pôr os olhos nas coisas sagradas nem por um momento, correndo o risco de morrer.»

Funções dos descendentes de Gerson

21O Senhor disse ainda a Moisés: 22«Faz também o recenseamento dos descendentes de Gerson, por clãs e famílias. 23Faz a lista de todos os que tiverem entre trinta e cinquenta anos, que estejam aptos para o serviço, a fim de serem encarregados de determinadas tarefas na tenda do encontro. 24Estas são as funções dos descendentes de Gerson e o que eles devem transportar: 25devem transportar os panos que cobrem o santuário, a tenda do encontro, a sua bandeira e a cobertura de pele fina que fica por cima e a cortina da entrada, 26os cortinados do átrio, que estão em frente do santuário e à volta do altar, com as suas cordas e todos os objetos utilizados nas suas funções sagradas4,26 Ver Ex 26,1–14; 27,9–16.. 27Os descendentes de Gerson ficarão às ordens de Aarão e dos seus filhos, para todas estas tarefas a realizar e para qualquer trabalho que seja necessário. Eles lhes indicarão o que devem guardar ou transportar.

28Estas são as funções das famílias dos descendentes de Gerson na tenda do encontro. E quem fica responsável por tudo isto é Itamar, filho do sacerdote Aarão.»

Funções dos descendentes de Merari

29«Deves fazer igualmente o recenseamento dos descendentes de Merari, por clãs e famílias. 30Faz a lista de todos os que tiverem entre trinta e cinquenta anos, que estejam aptos para o serviço, a fim de serem encarregados de determinadas tarefas na tenda do encontro.

31As coisas que eles têm a função de guardar e transportar, na tenda do encontro, são as seguintes: as pranchas do santuário, com as suas trancas, as suas colunas e suportes, 32as colunas do átrio, à volta, com os seus suportes e as estacas e cordas, bem como todos os utensílios que eles utilizam. Deves indicar a cada um deles em particular os objetos que devem guardar e transportar.

33Estas são as funções das famílias dos descendentes de Merari e as suas tarefas na tenda do encontro, sob as ordens de Itamar, filho do sacerdote Aarão.»

Recenseamento dos levitas em atividade

34Moisés e Aarão, com os chefes do povo israelita, fizeram o recenseamento dos descendentes de Queat, por famílias e clãs. 35Recensearam todos os que tinham entre trinta e cinquenta anos, que estavam aptos para o serviço, a fim de exercerem funções na tenda do encontro. 36O seu número, por famílias, era de dois mil setecentos e cinquenta. 37Este foi o recenseamento das famílias descendentes de Queat, que trabalham na tenda do encontro. Foi realizado por Moisés e Aarão, segundo as ordens que o Senhor tinha dado a Moisés.

38Os recenseados descendentes de Gerson, por famílias e clãs, 39com idades entre os trinta e os cinquenta anos e aptos para o serviço na tenda do encontro, 40eram em número de dois mil seiscentos e trinta recenseados por famílias e clãs. 41Foram estes os recenseados das famílias de descendentes de Gerson que podiam trabalhar na tenda do encontro, segundo o recenseamento realizado por Moisés e Aarão, obedecendo às ordens do Senhor.

42Os recenseados descendentes de Merari, por famílias e clãs, 43com idades entre os trinta e os cinquenta anos e aptos para o serviço, para servirem na tenda do encontro, 44eram em número de três mil e duzentos. 45Foram estes os recenseados das famílias descendentes de Merari, no recenseamento realizado por Moisés e Aarão, segundo a ordem que o Senhor tinha dado a Moisés.

46Os levitas recenseados por Moisés e Aarão juntamente com os chefes de Israel, por famílias e clãs, 47com idades compreendidas entre os trinta e os cinquenta anos, aptos para o serviço e transporte da tenda do encontro, 48eram em número de oito mil quinhentos e oitenta. 49Moisés ao fazer o recenseamento indicou para cada um a sua função e o que devia transportar, conforme a ordem que o Senhor lhe tinha dado.

Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitamos a privacidade dos seus dados.[ocultar mensagem]