a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
34

As fronteiras de Canaã

341O Senhor disse a Moisés 2que comunicasse aos israelitas as seguintes ordens: «Dentro em pouco, vão entrar na terra de Canaã, a terra que vos cabe em herança. Estas são as suas fronteiras.

3A fronteira sul é constituída pelo deserto de Sin, que divide o Negueve do país de Edom. Essa fronteira começa, a oriente, no extremo sul do Mar de Sal, 4segue daí para sul pela encosta de Acrabim, passa por Sin e vai dar a sul de Cadés Barneia; depois, passa por Haçar-Adar, para chegar a Asmon. 5De Asmon, a fronteira segue em direção à ribeira do Egito34,5 Trata-se provavelmente da ribeira chamada Aris, que desagua no Mediterrâneo, a 80 km a sul de Gaza. e termina junto ao mar Mediterrâneo.

6A fronteira ocidental é o mar Mediterrâneo; é aí que devem considerar a fronteira ocidental.

7Devem traçar a fronteira norte desde o mar Mediterrâneo até ao monte Hor34,7 Este monte não está identificado, mas deve ser diferente daquele que é mencionado em 20,22–29 e em 33,37–41.; 8do monte Hor, vai até ao desvio para Hamat, chegando até Sedad; 9dali seguirá para Zifron e vai terminar em Haçar-Enan. É por aí que devem considerar a vossa fronteira do lado norte.

10Devem traçar a fronteira oriental de Haçar-Enan em direção a Chefam; 11de Chefam, desce em direção a Ribla, a oriente de Ain; e descendo ainda, passa junto à costa do lago de Genesaré, do lado oriental; 12depois continua a descer seguindo o Jordão, para terminar no mar Morto. Esta é a vossa terra com as suas fronteiras.»

13Moisés transmitiu estas instruções aos israelitas: «É esta a terra que vão receber por sorteio e que o Senhor mandou entregar às nove tribos e a metade da tribo de Manassés34,13 Ver Nm 26,52–56; 33,54; Js 14,1–2.. 14Pois os descendentes da tribo de Rúben e os da tribo de Gad, segundo os seus clãs, bem como a outra metade da tribo de Manassés, já receberam a herança que lhes pertencia. 15Essas duas tribos e meia receberam a sua herança na margem oriental do rio Jordão, diante de Jericó34,15 Ver 32,33.

Responsáveis pela distribuição da terra

16O Senhor disse a Moisés: 17«Esta é a lista das pessoas que farão por vós a distribuição da terra: o sacerdote Eleazar e Josué, filho de Nun, 18e ainda um chefe por cada uma das tribos. 19A lista dos chefes é esta:

da tribo de Judá: Caleb, filho de Jefuné;

20da tribo de Simeão: Samuel, filho de Amiud;

21da tribo de Benjamim: Elidad, filho de Quislon;

22da tribo de Dan: Buqui, filho de Jogli;

23da tribo de Manassés, filho de José: Haniel, filho de Efod;

24da tribo de Efraim, filho de José: Quemuel, filho de Chiftan;

25da tribo de Zabulão: Eliçafan, filho de Parnac;

26da tribo de Issacar: Paltiel, filho de Azan;

27da tribo de Asser: Aiud, filho de Chelomi;

28da tribo de Neftali: Pedael, filho de Amiud.»

29Foi a estes que o Senhor ordenou que fizessem a distribuição da terra de Canaã aos israelitas.