a BÍBLIA para todos Edição Católica (BPTct)
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O julgamento de Deus é imparcial

21Por isso, quem quer que sejas, não tens desculpa ao julgares os outros. Ao julgá-los, condenas-te a ti mesmo, porque fazes o mesmo que eles. 2Nós sabemos que o julgamento de Deus é verdadeiro ao condenar aqueles que fazem tais coisas. 3Como é que tu pensas escapar à condenação de Deus se, apesar de criticares aqueles que cometem essas ações, fazes o mesmo que eles? 4Como é que desprezas a grande bondade de Deus, a sua paciência e tolerância? Não sabes que é a bondade de Deus que te leva ao arrependimento? 5Mas tu tens um coração endurecido que não quer arrepender-se. Por isso estás a aumentar o castigo para o dia do juízo, em que Deus dará a conhecer a sua justa sentença. 6Ele dará a cada um conforme as suas obras. 7Dará a vida eterna aos que praticam com perseverança as boas obras e buscam glória, honra e vida imortal. 8Mas dará um castigo terrível aos que se revoltam contra ele e não aceitam a verdade, mas seguem a injustiça. 9Haverá sofrimento e angústia para todos os que fazem o mal, primeiro para os judeus e também para os não-judeus. 10Mas haverá glória, honra e paz para todos os que fazem o bem, primeiro para os judeus e também para os não-judeus. 11Pois Deus não faz distinção de pessoas2,11 Ver Dt 10,17..

12Todos os que pecam sem conhecerem a Lei de Moisés, perdem-se sem serem julgados por essa lei. Mas todos os que pecam, apesar de a conhecerem, serão julgados segundo a lei. 13Pois não é por conhecerem a lei que as pessoas se tornam justas diante de Deus, mas são justificadas por fazerem o que a lei manda. 14Ora quando os que não são judeus, sem terem a Lei de Moisés, cumprem naturalmente aquilo que manda a lei, eles são a lei para si mesmos. 15Mostram pelo seu proceder que trazem escrito no coração aquilo que a lei ordena. A voz da sua consciência ensina-lhes o que devem fazer e acusa-os ou defende-os, conforme os casos. 16É isto que se há de ver, de acordo com o evangelho que eu anuncio, no dia em que Deus julgará, por meio de Jesus Cristo, até os segredos de cada um.

A culpa dos judeus

17Tu declaras-te judeu, apoias-te na Lei de Moisés e sentes-te orgulhoso por conheceres a Deus. 18Conheces a vontade de Deus e a lei ensina-te a escolher o que é melhor. 19Consideras-te como um guia de cegos, uma luz para os que andam nas trevas. 20Julgas-te um mestre de ignorantes e um educador de crianças, visto estares na posse do conhecimento e da verdade da lei. 21Ora tu que ensinas os outros, por que não te ensinas a ti mesmo? Tu pregas que não se deve roubar. Por que é que roubas? 22Tu dizes que não se deve praticar adultério. Por que é que o praticas? Tu detestas os falsos deuses. Por que é que te aproveitas daquilo que lhes é oferecido? 23Sentes-te orgulhoso de possuir a lei, mas desprezas a Deus ao fazeres o contrário do que a lei manda. 24Lá diz a Sagrada Escritura: É por vossa causa que os outros povos dizem mal de Deus2,24 Citação de Is 52,5 segundo a antiga tradução grega..

Qual o valor da circuncisão?

25A circuncisão é na verdade proveitosa, se observares a lei; mas se a não observas, é como se não fosses circuncidado. 26Pelo contrário, o que não recebeu a circuncisão, mas cumpre o que manda a lei, esse é como se fosse circuncidado. 27E aquele que não foi circuncidado no seu corpo, mas cumpre a lei, há de julgar-te a ti que a transgrides, apesar de conheceres a lei escrita e de seres circuncidado. 28Não é judeu aquele que o mostra exteriormente, nem é circuncisão aquela que se recebe no corpo2,28 A palavra corpo ou carne significa o homem na sua inclinação para o mal, como em 7,18.. 29O verdadeiro judeu é aquele que o é interiormente, como se fosse circuncidado no coração, isto é uma circuncisão que vem do Espírito e não da lei escrita2,29 A lei escrita. As leis do Antigo Testamento.. Esse tem a aprovação não tanto dos homens mas de Deus.

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Quais as vantagens dos judeus?

31Qual é então a vantagem de ser judeu? Qual é o valor da circuncisão? 2É grande em muitos aspetos. E primeiramente porque Deus confiou a sua mensagem aos judeus. 3Que acontece então se alguns não acreditaram? A infidelidade deles levará Deus a ser também infiel? 4Certamente que não. Deus será verdadeiro, mesmo se os homens são mentirosos, como diz a Escritura:

As tuas palavras, ó Deus, hão de mostrar que és justo

e hás de vencer quando fores julgado3,4 Citação de Sl 51,6 segundo a antiga tradução grega..

5Mas se a nossa infidelidade serve para mostrar a fidelidade de Deus, que diremos nós? Será Deus injusto porque nos castiga? Falo como homem. 6Claro que não. Se Deus não fosse justo, como poderia julgar o mundo? 7Mas se a minha mentira serve para mostrar ainda mais a verdade de Deus e a sua glória, por que hei de ser ainda condenado como pecador? 8Então por que não dizer: «façamos o mal para que venha o bem»? Alguns acusam-me de eu dizer isso. Esses serão justamente condenados.

Todos somos pecadores

9Que dizer então? Nós os judeus seremos melhores do que os outros? De modo nenhum! Tenho estado a explicar que tanto os judeus como os não-judeus estão dominados pelo pecado. 10Assim diz a Sagrada Escritura:

Não há ninguém que seja justo. Ninguém.

11Não há ninguém que compreenda;

não há ninguém que busque a Deus.

12Todos andam fora do caminho

e todos se perdem.

Não há quem faça o bem.

Nem um só.

13A sua garganta é como um sepulcro aberto.

Com a sua língua, eles enganam;

Veneno de serpentes sai dos seus lábios3,13 Paulo exprime o seu pensamento com frases do Antigo Testamento. Nos v. 10–13 ele cita alguns Salmos: Sl 14,1–3; 53,2–4; 140,4.

14A sua boca está cheia de rancor e maldição3,14 Ver Sl 10,7.

15Os seus pés caminham velozes

para irem derramar sangue.

16Deixam destruição e ruína por onde passam

17e não conhecem o caminho da paz3,17 Os v. 15–17 são uma citação de Is 59,7–8.

18Não têm nenhum temor de Deus3,18 Ver Sl 36,2..

19Ora nós sabemos que tudo o que diz o livro da lei é para os que estão sujeitos à lei. Que todos se calem e não arranjem desculpas e que o mundo todo se sujeite ao julgamento de Deus. 20Pois não é pelo cumprimento da lei que alguém é justificado por Deus. Pela lei, o que sabemos é que somos pecadores.

Deus é que salva

21Mas agora Deus mostrou-nos como é que as pessoas são justificadas por ele, sem ser por meio da lei3,21 A mesma ideia de 1,17: Deus é que nos torna justos diante de si mesmo.. E é a própria Lei de Moisés e os profetas que provam isso.

22Deus faz com que as pessoas sejam justificadas por meio da fé em Jesus Cristo3,22 Ou: pela fidelidade de Jesus Cristo.. É assim para todos os que creem em Jesus Cristo, sem haver diferença de pessoas. 23Todos pecaram e estão privados da glória de Deus. 24Mas pela sua bondade imerecida, Deus os justifica gratuitamente por meio de Jesus Cristo que os libertou do poder do pecado. 25Deus fez com que Cristo, pela sua morte, se tornasse instrumento de perdão para os que creem nele3,25 Alusão à cerimónia descrita em Lv 16. No grande dia da expiação dos pecados realizava-se a cerimónia da aspersão do sangue, sobre a cobertura da arca sagrada, para o perdão dos pecados de todo o povo. Depois da vinda de Cristo é ele, pelo dom do seu sangue, que assegura o perdão.. Foi assim que ele mostrou a sua justiça, não tendo, na sua paciência, castigado os pecados antes cometidos. 26Fê-lo para demonstrar a sua justiça no tempo presente, pois Deus é justo e justifica os que creem em Jesus.

27Onde está portanto o motivo para alguém se orgulhar? Não há motivo nenhum. Que razão poderia existir? Por cumprirem as exigências da lei? Não. Somente porque se tem fé. 28Nós consideramos que o homem é justificado pela fé e não pelo cumprimento das obras da lei. 29Doutro modo Deus seria apenas o Deus dos judeus. Não é ele igualmente Deus dos outros povos? Claro que sim! 30Com efeito há um só Deus que, por meio da fé, justifica tanto os judeus como os não-judeus. 31Quer isto dizer que, por causa da fé, nós negamos todo o valor à lei? De modo nenhum. Pelo contrário, reconhecemos à lei o seu verdadeiro valor.

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O exemplo de Abraão

41Que diremos nós do nosso antepassado Abraão? Que se passou com ele4,1 Outra tradução: que obteve ele enquanto homem. Ou: enquanto antepassado da nossa raça.? 2Se foi justificado por causa das obras que praticou, então poderia sentir orgulho nisso e não em Deus. 3Mas a Escritura diz a esse respeito: Abraão creu em Deus e isso lhe foi creditado como justiça4,3 Ver Gn 15,6; Gl 3,6..

4Ora bem, aquele que trabalha recebe um salário. E isso não lhe é atribuído como uma oferta, mas como dívida. 5Contudo se alguém crê em Deus, que aceita o pecador4,5 Ou: que julga favoravelmente., Deus faz com que ele seja justificado, por causa da sua fé e não por causa das obras. 6É assim que David fala da felicidade daqueles a quem Deus justifica sem se referir às suas obras:

7Felizes aqueles a quem Deus perdoou as faltas,

aqueles a quem perdoou os pecados!

8Sim, feliz aquele a quem o Senhor não toma em conta

os seus pecados4,8 Ver Sl 32,1–2..

9Ora esta felicidade será só para os judeus ou também para os não-judeus? Nós afirmamos que a fé de Abraão lhe foi creditada como justiça. 10Mas quando é que isso aconteceu? Foi depois da circuncisão ou foi antes? Claro que foi antes. 11Só depois é que recebeu o sinal da circuncisão como selo da justiça que ele já tinha pela fé antes de ser circuncidado. E assim Abraão é o pai espiritual de todos os que creem em Deus sem serem circuncidados, para que também eles sejam justificados. 12É igualmente pai dos que são circuncidados, isto é, daqueles que não só receberam a circuncisão, mas também seguem o exemplo de fé que o nosso pai Abraão mostrou antes de ser circuncidado.

A fé de Abraão e a promessa de Deus

13Deus prometeu a Abraão e aos seus descendentes que haviam de receber o mundo como herança. Essa promessa não foi por Abraão ter obedecido à lei, mas por ter sido justificado através da fé. 14Com efeito, se os que são da Lei de Moisés fossem os herdeiros, a fé seria inútil e a promessa de Deus não teria valor. 15Pois a lei atrai o castigo e onde não há lei não há transgressões. 16Portanto é pela fé que vem essa herança. Deste modo, a promessa tem valor para todos os descendentes de Abraão que têm fé como ele e não só para os que são da Lei de Moisés. Assim Abraão é o pai espiritual de todos nós, 17tal como se diz na Sagrada Escritura: Eu fiz de ti o pai de muitas nações. Ele foi pai por designação de Deus em quem acreditou, o Deus que dá vida aos mortos e faz existir as coisas que não existiam4,17 Ver Gn 17,5.. 18Mesmo quando já não havia esperança, Abraão acreditou e assim tornou-se pai de muitas nações, conforme o que Deus tinha dito: Assim será a tua descendência4,18 Ver Gn 15,5.. 19Abraão tinha quase cem anos, mas a sua fé não enfraqueceu ao pensar no seu corpo já quase sem vida e ao saber que Sara não podia ter filhos. 20Em vez de perder a fé e desconfiar da promessa de Deus, a sua fé tornou-se ainda mais forte e deu louvores a Deus, 21pois tinha a firme certeza de que Deus tem o poder de cumprir aquilo que promete. 22Por isso a sua fé foi-lhe creditada como justiça.

23Ora as palavras «foi-lhe creditada» não foram escritas só para ele. 24Foram escritas também para nós a quem a fé será tida em conta, a nós que acreditamos naquele que ressuscitou Jesus nosso Senhor de entre os mortos. 25Ele foi entregue à morte por causa dos nossos pecados e ressuscitou para nossa justificação.