As oficinas de leitura da Bíblia

Reconhecendo que o ato de leitura dramatizada das Sagradas Escrituras pode ser um instrumento de (re)aproximação dos ouvintes ao texto bíblico, cujo foco é a Palavra e não a performance do leitor, a Sociedade Bíblica desenvolveu as “Oficinas de Leitura” para oferecer formação a quem lê a Bíblia em público – seja em ação litúrgica, educativa ou cultural. Trata-se de 4 sessões (2 horas cada) que visam equipar os desafiar os participantes para uma reflexão sobre o saber dizer as Sagradas Escrituras – uma tarefa exigente que carece de uma sensibilidade acrescida e de conhecimentos na área da literatura bíblica, nomeadamente, os seus géneros literários: História/Evangelhos-biografias, Poesia/Sabedoria, Profecia, Cartas, e do seu contexto (a história e as personagens), o texto (as frases e as ideias). Já no domínio do uso da voz como instrumento, a formação incide na dicção, uma boa articulação das palavras, aquecimento e projeção da voz, entre outros conhecimentos.  

Resta referir, a sensibilização dos participantes para o ato de ler e comunicar, através da leitura dramatizada, como um instrumento que pode (re)aproximar os ouvintes da Bíblia, e convidá-los para a (re)descoberta da leitura e audição do texto bíblico como uma experiência tanto pessoal como comunitária de meditação e encontro com Deus.

Contacte-nos!

Simão Silva: s.silva@sociedade-biblica.pt

Este conteúdo foi publicado em Sábado 2 Novembro 2019
Utilizamos cookies de acordo com o nossa Política de Privacidade, respeitamos a privacidade dos seus dados.[ocultar mensagem]