1 - No princípio - CONHECER O AUTOR

NO PRINCÍPIO
Se quisesses desenvolver uma amizade íntima com outra pessoa, irias pro-curar saber o máximo possível acerca dela. De onde é, onde cresceu e o que fazia antes de a conheceres, quais os seus interesses e valores.

Se quisesse comprar uma casa, irias procurar saber quando é que foi construí-da, que divisões fazem parte do projeto original, e de que forma a propriedade foi mantida ao longo dos anos.

Mas se quiseres perceber de onde surgiu o mundo, ou melhor, de onde vieram as pessoas, onde irias procurar? Estas primeiras cinco leituras podem ajudar-te. Descrevem a criação do mundo, o nascimento da humanidade, e o começo da civilização. É uma leitura, deveras, interessante.

A Bíblia começa com a frase de abertura, indiscutivelmente, mais célebre alguma vez escrita, “No princípio… Deus. Não oferece qualquer desculpa por esta afirmação basilar: Deus existe. Esta é a verdade sobre a qual todo o livro e toda a vida são fundamentados. Podes ler a Bíblia como um relato histórico, ou uma obra literária, certamente, é ambos, mas, em última instância, a Bíblia é um livro acerca de Deus e é isso que o faz único.

Outra característica, destas cinco leituras, é o facto de nos apresentarem a uma série de “primeiros”. Lemos acerca das primeiras pessoas, do primeiro pecado, da primeira consciência de culpa e do primeiro caso de orgulho. Como estamos a ler sobre o princípio dos tempos e da história humana, tudo é uma “primeira” vez. Porém, apesar de tudo ter acontecido há muitos anos atrás, os temas mantêm-se bastante atuais.

Ainda há mais um “primeiro” a considerar nestas leituras: as primeiras palavras registadas por Deus: “Que haja luz!” À medida que vais avançando no DESAFIO E100, vais descobrir que a intenção de Deus sempre foi trazer luz às trevas. Ele fê-lo da forma mais incrível, ao enviar o seu próprio filho, Jesus, para morrer na cruz e quebrar o poder das trevas de uma vez por todas.

Mas, isto é antecipar o final, e existem algumas coisas importantes que precisamos de aprender antes. Primeiro, acerca de Deus, depois, acerca do mundo e de nós próprios.

ORAÇÃO
Senhor Deus, por favor “abre os meus olhos, para que eu veja as maravilhas da tua lei.” Salmos 119:18

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

A Bíblia apresenta-nos a sua personagem principal, logo no início: “No princípio, quando Deus criou o céu e a terra…” (1:1). Todo o restante, deste único e maravilhoso livro, é acerca dele. Os teólogos descrevem a Bíblia como a “autorrevelação” de Deus. Isto quer dizer, que não é apenas um livro acerca de Deus, mas, é também um livro escrito por Deus. Foi ele quem inspirou os escritores humanos (vê 2 Pedro 1:21; 2 Timóteo 3:16). Portanto, se quiseres conhecer Deus, lê este livro.

A seguir, a Bíblia trata uma das grandes questões da vida: Como explicar a origem do universo? Alguns cientistas olham para as rochas e para os mares à procura de respostas, mas, a Bíblia olha para os céus (1:1). Naturalmente, a ciência ocupa um lugar importante, ao ajudar-nos a explorar o mundo natural. Mas, para o explicarmos, verdadeiramente, devemos aceitar que Deus o criou, e a nossa leitura dá-nos duas perspetivas de como ele o fez.

O Grande Plano (1:1-2:3) — Ao lermos o resumo dos sete dias da criação, re-paramos que Deus tomou a iniciativa. Ele tinha um plano e um projeto para o seu mundo. Experiências, tais como, pegar num bebé recém-nascido ao colo ou observar as estrelas numa noite clara, são provas evidentes de quão incrível é o seu projeto.

A História de Interesse Humano (2:4-25) Génesis 2:4 é uma espécie de “hiperligação” para mais informação sobre uma parte importante da história — a criação da humanidade. Já aprendemos que Deus decidiu fazer o homem e a mulher e que ambos refletem a sua imagem (1:27). Agora, aprendemos que as pessoas possuem, pelo menos, mais duas características: a vida de Deus (2:7) e os seus padrões (2:16-17). Temos uma consciência dada por Deus, o sentido inato do bem e do mal. Viver como se assim não fosse, é desumano.

APLICAÇÃO

Que provas da existência de Deus vês no mundo à tua volta?
Quando te sentes mais próximo de Deus?

ORAÇÃO

Obrigado, Senhor Deus, pelo projeto incrível e pela beleza da tua criação. Ajuda-me a cuidar melhor dela.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore