2 - No princípio - OLHOS BEM ABERTOS

ORAÇÃO

Senhor, estou verdadeiramente grato por nos teres dado a Bíblia e porque tenho liberdade para a ler. Ajuda-me a compreender o que tens para me dizer, hoje.

Texto (s) da Bíblia

A cultura popular, muitas das vezes, retrata o sexo como o “pecado original”. Mas não é isso que a Bíblia diz. Na verdade, o prazer da intimidade sexual entre marido e mulher faz parte do propósito de Deus para a criação (2:23-25). Na verdade, o pecado original foi pôr em causa (3:1), desafiar (3:4) e, depois, desobedecer (3:6) à definição de Deus do bem e do mal (2:16-17). Tanto Adão como Eva cometeram este erro trágico que afeta toda a criação desde então. Basta ler um pouco de História ou, se formos honestos, olhar para as nossas vidas para vermos que é verdade.

O pecado trouxe consequências imediatas. Para Eva, significou ter dores durante o parto e uma nova tensão na sua relação com o marido (3:16). Para Adão, significou sofrimento no trabalho e futilidade na vida (3:17-19). Consegues imaginar como seria, se todos os nossos relacionamentos fossem sempre satisfatórios e o trabalho fosse sempre relevante?

Mas, a maior consequência do pecado não foi, apenas, corromper a criação perfeita de Deus foi, também, interromper o nosso relacionamento com ele. Adão e Eva desfrutavam de uma comunhão única e próxima com Deus (3:8, 9), mas, agora, estavam com medo e tentaram esconder-se (3:10). Para agravar o problema, começaram a racionalizar o seu comportamento e, assim, testemunhamos o aparecimento da culpa no mundo (3:11-13). Por fim, Adão e Eva foram banidos da presença de Deus, sem qualquer hipótese de regresso (3:23-24).

Dor, lamento, futilidade, culpa, dificuldades nos relacionamentos, separação de Deus. O pecado colocou-nos numa situalção terrível! Mas, Deus tinha um plano para resolver o problema, e isso são boas notícias.

APLICAÇÃO

O que te faz sentir culpa? Fizeste alguma coisa, há algum tempo ou mais recentemente, de que te arrependes profundamente?
Como podes endireitar as coisas com Deus e com as outras
pessoas?

ORAÇÃO

Senhor, é difícil admitir, mas tenho um problema com o pecado. Por favor, perdoa-me e ajuda-me a viver de um modo que te agrade.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore