3 - No princípio - UMA LIMPEZA!

ORAÇÃO

Pai, hoje, tenho tantas coisas no meu coração e na minha mente.
Ajuda-me a colocá-las de parte para poder passar algum tempo de qualidade contigo.

Texto (s) da Bíblia

Na última leitura vimos como as pessoas decidiram deixar o caminho de Deus e seguir o seu próprio caminho. A Bíblia chama a essa decisão pecado e, na leitura de hoje, veremos quão longe de Deus o pecado nos pode levar (6:5). O pecado, pela sua natureza, torna-se sempre cada vez pior. Desenvolve-se como um cancro. Se não for controlado, destrói-nos. Por isso, podemos compreender por que Deus está tão triste. É difícil deixar que alguém que amamos faça más escolhas.

Algumas pessoas pensam que Deus está só à espera de as apanhar a fazer mal, como se sentisse prazer em castigá-las. Porém, é interessante ler que a sua primeira emoção não é condescendência nem ira, mas, antes dor e pesar (6:6,7). É isso o que o nosso pecado faz ao coração de Deus. E, tal como aprendemos, o pecado traz consequências terríveis que, por fim, levam Deus a agir; como um oleiro que recomeça uma peça com um pedaço de barro disforme.

“Hiperligamos”, agora, à história de Noé (6:9-7:24), um homem que viveu em contraste com o pecado e a violência à sua volta. Por que razão Deus estava tão satisfeito com Noé? Porque Noé estava disposto a ouvir e a obedecer à sua palavra (6:22; 7:5). É esta a definição de integridade. Vejamos a frase, “no fim dos sete dias” (7:10). É difícil imaginar como Noé se sentiu durante aquela semana. Mas, ainda assim, ele obedeceu a Deus, apesar, de não fazer sentido e de não haver resultados visíveis. Deus, ainda hoje, se agrada de um tipo de fé assim.

O Dilúvio fez uma limpeza da cultura inclinada ao pecado daqueles dias (7:22, 23). Mas, foi temporária. Ainda não era para ser o fim. Embora Deus tenha soltado um julgamento esmagador sobre o pecado (7:17-24), ele prometeu um novo começo (6:18). Apesar das nuvens negras, recebemos outra pista que nos diz que Deus tem um plano para a salvação do mundo.

APLICAÇÃO

Já te encontraste em situações em que estás cercado de pecado? Como reagir de forma a agradar a Deus?

ORAÇÃO

Senhor Deus, quero seguir o teu caminho para a minha vida. Por
favor, ajuda-me a manter os meus olhos em ti e no teu caminho,
independentemente, do que os outros possam fazer à minha
volta.