4 - No princípio - NUNCA MAIS

ORAÇÃO

Senhor Deus, eu te louvo e adoro. Por favor, dá-me a perceção da tua presença ao ler a tua Palavra, hoje.

Texto (s) da Bíblia

Tivemos um cão, um Beagle, chamado Rascal, era muito nervoso e inconstante. Quando eu abria a porta para o levar a passear, corria como um relâmpago para a relva, raspando os nós dos meus dedos e a trela contra a porta. Por isso, posso imaginar a explosão de alegria captada em Génesis 8:18-19. Finalmente livres!

Mas, será que estavam? Sim. Noé, a sua família e os animais estavam livres da arca mal cheirosa, mas, estariam definitivamente livres do mau cheiro do pecado? Teria o dilúvio deixado o registo completamente limpo? Como veremos, dentro em breve na nossa leitura, a resposta é um definitivo e triste “não”.

Noé parece compreender este dilema subjacente à vida. Talvez por isso, a sua primeira reação não tenha sido festejar, mas adorar. Deus agrada-se quando, humildemente, o buscamos (8:21-22). A resposta de Noé a Deus, também, nos dá uma pista sobre um dos grandes temas da Bíblia — o sacrifício como forma de alcançar o perdão pelos pecados. Vemos isso por todo o Antigo Testamento e, quando chegarmos ao Novo, vamos descobrir que essa é a chave para compreender a morte e a ressurreição de Jesus Cristo.

É claro, que Deus entende perfeitamente a realidade do pecado, e é isso que torna a sua promessa a Noé ainda mais tocante (9:8-17). Embora Deus saiba que os seres humanos são pecadores incorrigíveis (8:21), nunca mais os destruirá completamente (8:21; 9:11, 15). Na verdade, ele vai bastante mais longe para lhes garantir que a sua intenção era fazer, exatamente, o oposto. Nesta fase da história, o arco-íris era o símbolo do seu amor. Mas, não faltaria muito para que ele viesse ao mundo e o demonstrasse pessoalmente.

APLICAÇÃO

O que mais te faz lembrar que Deus te ama? O que poderias fazer hoje, para lhe mostrar que estás agradecido pelo seu amor?

ORAÇÃO

Obrigado, Senhor, por me amares mesmo conhecendo todos os
segredos do meu coração. Ajuda-me a partilhar o teu amor com
as outras pessoas hoje.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore