7 - Abraão, Isaque e Jacob - ELE SENTE A SUA DOR

ORAÇÃO
Senhor, conheces os segredos do meu coração. Convido-te a me mostrares as áreas da minha vida que queres preencher e usar.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Deve ter sido um tempo angustiante para Abrão. Ele já tinha passado há muito a idade da reforma (12:4) quando Deus lhe disse para deixar tudo para trás e dirigir-se para um destino desconhecido. Deus nem sempre nos dá um mapa detalhado na vida. Frequentemente ele apenas nos mostra o que fazer a seguir. Fé é confiarmos que Deus nos levará ao destino correcto. Mas ter fé não significa que tudo será fácil ou fará sentido.

Um assunto sensível

A incapacidade de ter filhos era motivo de vergonha em tempos antigos, especialmente para as mulheres. A incrível promessa de Deus de construir uma nação havia-se tornado numa fonte de dor emocional para Abrão e Sara (15:2-3). “Nós nem sequer temos um filho ainda.” Mas Deus estava a usar esta questão de grande sensibilidade para edificar a fé de Abrão (15:6). Sobre que assunto está você sensível neste momento? Bem lá fundo, o que mais teme? Não pretendo trivializar a dor que sente, mas por vezes a única maneira de lidarmos com o nosso medo e a nossa dor é dizermos honestamente: “Deus eu odeio isto e preciso que me mostres o que me estás a tentar ensinar.”

Uma tarefa impossível 

Sempre que seguimos a vontade de Deus há um momento em que as coisas parecem sombrias. Abrão encontra a terra cheia de “-itas” e “-eus” (15:19). E agora? Deus sabe que Abrão necessita de encorajamento, por isso ele dá-lhe um pequeno vislumbre do plano original (15:12-21). Não gostaria que ele fizesse o mesmo consigo? “Deus, se enviasses o teu plano por e-mail era uma ajuda.” Na verdade, de certa forma Deus tem revelado o seu plano a nós. Temos uma imagem nítida ao reflectirmos no que ele fez no passado – na Bíblia e nas nossas vidas – e depois confiando que ele será fiel no futuro.

A maior coisa que Deus faz por Abrão não é edificar a sua fé ou revelar a sua vontade. É deixá-lo experimentar a sua presença. Em última análise, é a presença de Deus que varre o medo, a dor e as questões, e nos permite passar por tudo na vida com coragem e alegria.

APLICAÇÃO

Existem alguns “-itas” ou “-eus” na sua vida – coisas que lhe parecem impossíveis de ultrapassar? Como poderá reagir a estas coisas de uma forma que mostre a sua fé em Deus?

ORAÇÃO

Senhor, tu conheces as coisas na minha vida que me causam dor, ansiedade e preocupação. Por favor mostra-me de que forma estás a trabalhar através delas e dá-me a capacidade de confiar mais em ti.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore