8 - Abraão, Isaac e Jacob - ESTRANHO, MAS VERDADEIRO

ORAÇÃO
Hoje, quero louvar-te, Pai. És tão fantástico, tão bom e amoroso para mim. Quero que saibas o quanto te amo.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Hoje começamos com uma história tão estranha que poderia ser o título de qualquer jornal diário: Mulher de 90 anos, grávida de um homem de 100! Mas esta história é verdadeira e, mais uma vez, demonstra que Deus pode fazer o impossível, não apenas nas páginas da Bíblia, mas, também, na tua vida. Depois da nossa última leitura, Deus encontrou uma forma de lembrar a Abrão o seu plano, de construir uma nação através dele, mudando-lhe o nome de Abrão, que significa “pai exaltado”, para Abraão, que significa “pai de muitos” (17:5). Era uma espécie de lembrete de que Abraão, em breve, iria precisar.

A história torna-se, ainda, mais estranha, quando Deus diz a Abraão para sacrificar o seu filho Isaac (22:2). Qualquer pai sentiria, imediatamente, o horror de tal dilema. Mas, a parte mais extraordinária da história, é que Abraão não per-de tempo e obedece a Deus. “Na manhã seguinte, Abraão levantou-se cedo…” (22:3). Não discute, nem questiona a intenção de Deus. Levou toda a sua vida, mas Abraão aprendeu a confiar em Deus, não importa o quê. Este, ainda, é um objectivo na vida cristã.

O que Abraão não conseguiu perceber era que Deus estava a usar um teste, aparentemente, cruel para fazer uma afirmação profunda. Enquanto a tensão aumenta em frente ao altar improvisado, Abraão, sem saber, profetiza o plano de salvação de Deus: “Deus há de encontrar a vítima para o sacrifício” (22:8). De facto, Deus providenciou o cordeiro — o seu único Filho, Jesus Cristo, que morreu na cruz, no sacrifício definitivo pelos nossos pecados. Esta é a “grande história”, em poucas palavras. O Cordeiro de Deus está no centro das Boas Novas.

É verdade que Deus, por vezes, testa-nos e isso não é nada agradável. Mas, os testes de Deus edificam mais a nossa fé do que qualquer outra coisa e produzem bênçãos muito maiores na nossa vida, do que aquilo que somos capazes de perceber na altura (22:15-18). Aconteça o que acontecer, podemos confiar que o plano de Deus é sempre o melhor para nós (Romanos 8:28).

APLICAÇÃO

Será que Deus te está a testar de alguma forma neste momento?
De que forma pensas que Deus está a querer edificar a tua fé?

ORAÇÃO

Pai, não compreendo o teu amor por mim na totalidade, nem os teus caminhos. Mas, quero confiar sempre em ti. Ajuda-me a ouvir a tua voz e a seguir-te ao longo do caminho.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore