9 - Abraão, Isaac e Jacob - ANALISA ISTO!

ORAÇÃO
Pai, obrigado por me convidares para ser parte da tua família. Ajuda-me a viver de forma a honrar-te.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Um psiquiatra poderia passar o dia inteiro a analisar o estado mental desta família disfuncional: um pai permissivo, uma mãe controladora, um filho inconstante, e o outro, mais novo, manipulador. Ponham-nos todos a lutar pela herança da família et voilá! Aqui está um argumento excelente para uma telenovela. Contudo, esta é uma das famílias mais importantes na Bíblia, porque Deus usou-a para construir a nação de Israel. Vejamos, mais de perto, o que se está aqui a passar.

Antigamente, o ato de dar “a bênção” era uma forma importante de passar a riqueza e a liderança de uma família. Além disso, pela forma como Isaac o tratou, a bênção parecia ter, também, algum impacto espiritual (27:27-40). A importância de receber uma bênção deste tipo, não é, apenas, um costume antigo. A afirmação parental, ainda hoje, é uma das necessidades mais básicas dos seres humanos e o facto de a recebermos, ou não, pode fortalecer ou enfraquecer–nos para o resto da vida. As crianças de hoje estão desesperadas por receber o amor e a aceitação dos pais, especialmente, do pai. Quando isso não é possível, os adultos cristãos podem ter um impacto positivo enorme, ao estenderam a sua bênção às crianças do seu círculo de influência.

Mas, a verdade é que nenhuma família é perfeita. Deus usa pessoas vulneráveis para realizar o seu propósito. Não há outra forma. Vejamos o exemplo de Jacob, que deixou que a mãe o manipulasse, a ponto de “vestir um fato de Carnaval”, para roubar a bênção do seu irmão e, depois, teve de fugir para não ser morto. Mas, o fracasso de Jacob isola-o, permitindo que Deus lide com ele de uma forma pessoal (28:10-22). Embora doa, as partes quebradas da nossa vida, proporcio-nam-nos algumas das melhores oportunidades para termos um encontro com o Deus vivo.

APLICAÇÃO

Que exemplos da tua infância — saudáveis ou outros – moldaram significativamente a tua forma de estar, hoje em dia? Como podes ser uma influência mais cristã na tua família?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, oro para que atraias os membros da minha família a ti. Por favor, mostra-me como posso ser parte do que estás a fazer nas suas vidas.