10 - Abraão, Isaac e Jacob - VERDADEIRA RECONCILIAÇÃO

ORAÇÃO
Senhor, obrigado por me aceitares. Eu amo-te e louvo-te neste dia. Quero aprender tudo o que tens para me ensinar.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Por vezes, a culpa faz com que as pessoas façam coisas erradas — como mentir ou encobrir a verdade com outro crime. Mas, aqui vemos um exemplo de como a culpa pode motivar alguém a fazer algo de bom. Jacob tinha, obviamente, uma consciência pesada. Há alguns anos atrás, tinha enganado o seu irmão Esaú, roubado o seu direito de primogenitura e a sua bênção. Agora, porém, o seu sentimento de culpa leva-o a querer reconciliar-se com o seu irmão.

Mas, será que era isso mesmo o que Jacob queria? Provavelmente, não! Ao procurar acertar contas com o irmão e lisonjeá-lo, Jacob desejava, acima de tudo, salvar a pele (32:13-21). Até a sua vida de oração estava manchada pela culpa (32:11). A verdadeira reconciliação envolve, primeiro, uma mudança de coração e, depois, uma mudança nas atitudes. Por vezes, leva muito tempo até que Deus mude os nos-sos corações, principalmente, porque é muito difícil admitirmos o nosso pecado. Mas, enquanto não o fizermos, vamos estar a substituír a racionalização pela verdadeira reconciliação, e permanecemos encurralados pela culpa e pelo pecado.

Ironicamente, é Esaú quem demonstra verdadeira reconciliação. Há alguns anos atrás, era um homem impelido pelo desejo de vingança. Agora, é um homem satisfeito (33:9), não guarda rancor e está, genuinamente, disposto a abraçar o seu irmão nervoso. Esaú é um exemplo do Antigo Testamento; do pai amoroso de quem Jesus falaria muitos anos mais tarde, numa parábola (Lucas 15:11-32). A verdade é que Deus pode restaurar relacionamentos, por mais destruídos que estejam, mas, temos de deixar que ele o faça à sua maneira; temos de estar dispostos a mudar.

Por vezes, a vida pode fazer-nos sentir tão culpados, amargos ou zangados que a única coisa que pode mudar os nossos corações, é uma experiência genuína com Deus. Foi isso que aconteceu com Jacob (32:22-32). Se existem relacionamentos e situações difíceis na tua vida, talvez tenhas de deixar de pedir a Deus que mude as circunstâncias. Em vez disso, pede-lhe que te ajude a compreender e a aceitar o modo como ele está a usar essas circunstâncias para te mudar.

APLICAÇÃO

Pensa num relacionamento teu que esteja sob tensão ou que brado. O que pode Deus estar a tentar ensinar-te através disso? O que podes mudar de forma a melhorar a situação.

ORAÇÃO

Pai Celestial, acolheste-me de braços abertos. Por favor, ajuda-me a mostrar o teu amor incondicional, mesmo, àqueles que me deixam frustrado e irritado.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore