13 - A história de José - A HISTÓRIA VISTA POR DENTRO

ORAÇÃO
Jesus, que eu fique mais perto de ti, à medida que leio e medito na tua palavra.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Os irmãos de José não estavam a pensar no ato cruel e injusto que tinham feito no deserto, há anos atrás. Estavam, apenas, a tentar encontrar comida para a família. Mas, “quem semeia, colhe” e José percebe que chegou a altura da desforra. Será que ele sentiu prazer quando acusou os irmãos de serem espias (42:7-17)?

Mas, este texto contém muito mais do que apenas uma história de vingança. Quando examinamos cada uma das personagens, percebemos que se passa algo mais profundo. Vejamos José, por exemplo. Exteriormente, parecia ser extremamente bem sucedido, poderosos e ter tudo sob controlo. Mas, por dentro, carregava uma alma ferida e desejava o amor e a aceitação da sua família (42:22-24; 43:30).

Os irmãos pareciam ser homens de família, responsáveis e honestos, cumprindo o seu dever em tempo de crise. Mas, por dentro, estavam consumidos pela culpa (42:21), temendo que Deus os destruísse a qualquer momento. Por sua vez, o pobre velho Jacob, por fora era o sábio patriarca da família, mas, por dentro, tinha-se tornado amargo, medroso e fatalista.

Já sentiste a tensão de ter de parecer bem, quanto, por dentro, te sentes miserável? Já todos o experimentaram, em alguma altura, e é um dos piores dilemas da vida. Mas, parecer bem, não resolve os nossos problemas. Na verdade, ter uma boa aparência torna mais difícil receber ajuda. “Como posso admitir a forma como realmente me sinto, se as pessoas pensam que eu sou um pai/empregado/pastor/cristão tão bom? Nunca me vão compreender.” A terapia pode identificar os nossos problemas interiores, mas, somente Deus, através do seu Espírito Santo, pode resolvê-los verdadeiramente. É por essa razão, que a igreja não é um lugar para pessoas que se julgam perfeitas, mas, o lugar onde as pessoas que não têm medo de admitir as suas dores e dificuldades, podem ser curadas e libertas.

APLICAÇÃO

O que pensam as pessoas a teu respeito? Como te sentes por dentro, hoje? Existem assuntos por resolver? Que passos podes dar esta semana, nesse sentido?

ORAÇÃO

Senhor Deus, por vezes, fico exausto de tanto tentar parecer bem. Espírito Santo, por favor, ajuda-me a descobrir o verdadeiro perdão, amor e a aceitação no mais profundo da minha vida.