15 - A história de José - UM SUSSURRO INTRIGANTE

ORAÇÃO
Abro o meu coração e as minhas mãos para ti, em adoração. Por favor, aceita o meu louvor e abre os meus olhos para o quer que seja, que eu precise de ver hoje.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Citizen Kane (O mundo a seus pés) é um clássico realizado por Orson Wells e conta a história de um homem rico e poderoso chamado Charles Foster Kane, que conseguiu alcançar tudo na vida, exceto a felicidade. O filme começa com um sussurro intrigante, “Rosebud!”, cujo significado é a questão central ao longo do filme. Em criança, Kane é rejeitado pelo pai e mandado para longe, para ser educado por um tutor, num ambiente de riqueza, mas, sem amor. Ao separar-se do pai, separa-se também do seu brinquedo preferido – um trenó. Na cena final, percebemos que ‘Rosebud’ era a palavra gravada no trenó, o símbolo do relacionamento interrompido com o pai, um facto que o atormentou por toda a vida.

Nesta passagem, José revela não só a sua identidade, mas, o mais importante, o sussurro que o tem mantido a motivado todos estes anos. “O meu pai ainda está vivo?” (45:3). Era este o “Rosebud” de José. Podemos pensar que um relacionamento interrompido, especialmente, com alguém de quem estivemos próximos, não tem assim tanta importância. Mas, de facto, pode ter um efeito bastante maior do que pensamos, se não deixarmos que Deus trabalhe em nós para o resolver.

Mas, não esqueçamos os irmãos de José. Como é que ele se reconciliou, final-mente, com aqueles patifes? Vimos José entristecido e vimo-lo a orar. Agora vemo-lo perdoar os seus irmãos cruéis (45:14-15). O verdadeiro perdão é o último passo para a cura das feridas do passado. Leva tempo e temos de estar abertos à transformação de Deus mas, o ato de perdoar capacita-nos, de uma forma maravilhosa, para amar outra vez. Além disso, também, abre os nossos olhos para a abrangência daquilo que Deus está a fazer na nossa vida. Como José disse: “Não foram, portanto, vocês que me mandaram para aqui; foi Deus…” (45:8).

Queres receber cura para as mágoas do teu passado? Gostavas de ter a capacidade de amar outra vez? Será que desejas uma compreensão mais clara da vontade de Deus? Então, compromete-te, tanto quanto possível, a resolver qualquer relacionamento que tenha sido quebrado na tua vida. É uma verdadeira alegria, quando o sussurro intrigante é substituído por uma canção de louvor.

APLICAÇÃO

Há um “sussurro intrigante” na tua mente e no teu coração hoje? Que passos podes dar para resolver esses assuntos subjacentes? Como vais procurar a ajuda de Deus?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, tu compreendes melhor do que ninguém como me sinto. Obrigado por teres suportado a cruz para que eu fosse perdoado.