16 - Moisés e o Êxodo - “O QUE ESTÁS A FAZER?”

MOISÉS E O ÊXODO
Luzes, câmara, ação… é tempo para a história de Moisés e o Êxodo! Sempre que leio esta parte da Bíblia, penso no filme clássico,  Nunca esquecerei a imagem de Charlton Heston, no papel de Moisés: musculado, bem-parecido, de cabelo ao vento, a segurar as placas de pedra com os dez mandamentos, no cimo do Monte Sinai.

A vida de Moisés é uma das partes mais famosas e emocionantes da Bíblia. Tanto os Cristãos como os Judeus olham para Moisés como um exemplo de força espiritual e convicção apegada. Por causa da ênfase dada à libertação, esta saga, tem servido de inspiração a pessoas oprimidas — especialmente as que foram sujeitos à escravidão — durante séculos. A vida de Moisés veio a simbolizar a busca humana por liberdade.

Mas, há mais na vida de Moisés do que aquilo que vemos nos filmes, como verás nas próximas cinco leituras. Nos primeiros 40 anos da sua vida, Moisés fez parte dos ricos e famosos do Egito. Depois, perdeu as estribeiras e deitou tudo a perder, tendo de passar os 40 anos seguintes em “nenhures”, a viver com os sogros e a guardar ovelhas.

Moisés teria morrido na obscuridade se não fosse uma coisa: ele teve um encontro com Deus (Êxodo 3:1-4:17) e isso mudou tudo. Nos últimos 40 anos da sua vida, Moisés era um homem numa missão — enfrentar o Faraó, lançar as pragas, abrir o Mar Vermelho, receber os Dez Mandamentos e conduzir o povo escolhido até à fronteira com a Terra Prometida. Um final apoteótico!

A verdade é que Deus pode usar-nos, independentemente do que tenha acontecido no nosso passado, da nossa idade, ou de quão “deslocados” nos possamos sentir. Tudo o que precisamos é de experimentar o Deus vivo, de uma forma nova. Depois disso, nunca mais serás o mesmo. Não tens visto arbustos a arder, ultimamente? Não te preocupes, uma das melhores formas de encontrar Deus, todos os dias, é através da Bíblia e da oração, e é isso que estás prestes a fazer.

Agora é a tua vez de entrares na história de Deus!

ORAÇÃO
Deus Pai, é tão bom estar sossegado na tua presença. Ajuda-me a colocar de lado todas as distrações do meu coração e da minha mente, ao vir a ti neste momento.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

“Devias ser um lindo bebé…”, parece ter sido o que a filha do Faraó pensou acerca de Moisés (2:6). Alegremente alheia, ao sofrimento da família da criança (1:11-14, 22), retira o bebé da água e assim começa a vida de um dos maiores heróis da Bíblia (Mateus 17:1-13).

O nome “Moisés” tem o mesmo som da palavra Hebraica “retirado”. O bebé que foi retirado do rio por uma princesa iria, anos mais tarde, retirar o povo Hebraico da opressão e da escravatura. Atualmente, os nossos nomes, geralmente, não têm o mesmo nível de significado. Mas, ainda assim, vale a pena considerar as nossas origens. Em que tipo de família nasceste? Como é que os teus primeiros anos de vida, moldaram o teu carácter?

A Bíblia não nos conta muito acerca da vida de Moisés depois da sua fuga feliz pelo rio. Tudo o que se sabe é que ele se tornou parte da elite Egípcia (2:11). Contudo, interiormente, era um jovem zangado, que fez justiça pelas próprias mãos, numa tentativa inútil de salvar o seu povo (2:12). No trabalho de Deus, o fim não justifica os meios. Por isso, a oração é tão importante, pois, ajuda-nos a manter contacto com o tempo e os caminhos de Deus.

Quase a desaparecer numa nuvem de pó, a caminho de Madiã, Moisés deve ter perguntado: “Deus, o que estás a fazer ?” É a pergunta que todos fazemos quando a vida não corre como queremos. Podes ter a certeza de que Deus tem um plano maravilhoso para a tua vida e que usa cada pormenor — até os momentos difíceis — para o realizar.

APLICAÇÃO

Como é que as dificuldades da vida, te têm prepararam melhor para servires a Deus? Como descreverias a tua missão na vida?

ORAÇÃO

Querido Deus, abre os meus olhos para as coisas que estás a fazer na minha vida. Quero ser tudo o que desejas que eu seja — mesmo que isso signifique que tenha de mudar algumas coisas.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore