17 - Moisés e o Êxodo - ENCONTRO COM DEUS

ORAÇÃO
Pai, sabes que a minha “lista de tarefas” não sai do meu pensa-mento. Ajuda-me a colocar tudo de parte para que me possa concentrar em aprender de ti.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Nesta fase da sua vida, Moisés, provavelmente, não seria um bom exemplo do poder do pensamento positivo. Oitenta anos de idade, a arrastar-se num emprego sem saída, a viver com os sogros… Não admira que quisesse estar sozinho (3:1).

Deus, muitas vezes, escolhe pessoas às quais o mundo não dá importância (1 Samuel 16:7). David era um pastor de ovelhas pouco impressionante; Maria era uma rapariga Judia desconhecida; Pedro era pescador. Nesta altura, Moisés era um reformado desgastado sem pensão de reforma! Vale a pena pensar nas “pessoas esquecidas” à tua volta. Se presumimos que Deus só trabalha através de líderes cristãos, podemos estar a perder uma das coisas mais poderosas que Deus quer fazer. O que é empolgante na vida cristã é que Deus pode aparecer quando menos se espera.

Como será ter um encontro com Deus? Ao longo dos séculos as pessoas têm tentado “encontrar Deus” de todas as formas possíveis. Esse desejo é bom, certamente. Mas, como Moisés descobriu, Deus está sempre presente, em todos os lugares, e está à nossa espera (Salmos 46:10ª). A verdadeira questão é: será que queremos mesmo encontrá-lo, nos seus termos?

Repara na progressão da interação de Moisés com Deus. Começa com curiosidade (3:3), depois passa a medo (3:6) e, finalmente, rejeição absoluta (4:13). Quando Moisés percebeu que o plano que Deus tinha para ele ia ser difícil, considerou a hipótese de não aceitar o cargo. Se estás, realmente, à procura, não faz mal ter dúvidas e perguntas honestas. Mas, quando estas se tornam um pretexto para rejeitar Deus, o assunto é outro (4:13-14).

A coisa mais maravilhosa é que Deus vê aquilo pelo qual passamos (3:7) e quer estar connosco (3:12). O Deus do universo quer que saibas quem e como ele é. E foi ao ponto mais extremo para te ajudar a compreender isso mesmo.

APLICAÇÃO

Quando e de que formas tens encontrado Deus na tua vida? Como é que isso te mudou?

ORAÇÃO

Deus, admito que às vezes hesito em vir a ti, mas, quero mesmo ter mais de ti na minha vida. Abre a minha mente, o meu coração e a minha vontade àquilo que queres fazer em mim, hoje.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore