20 - Moisés e o Êxodo - O MOMENTO DECISIVO

ORAÇÃO
“A tua palavra é o farol que me guia; é a luz do meu caminho” (Salmos 119:105). Senhor, que isto seja verdade, hoje.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Algumas pessoas pensam que a travessia do Mar Vermelho foi o momento decisivo de Moisés. Deve ter sido espetacular, certamente, ver aquela quantidade de água erguida, em duas grandes paredes. Quem ousaria desafiar um líder que consegue fazer uma coisa assim? “É só dizer, Chefe!”

Mas, esta passagem mostra-nos um momento ainda mais decisivo, que ocorre mesmo antes da separação das águas. Imagina como Moisés se sentiu: Estava encurralado à frente pelo mar; era perseguido pelo exército mais poderoso do mundo; e o seu próprio povo estava à beira de um tumulto (14:11-12). Moisés deve ter pensado que tinha cometido um erro grave, e que ia tudo acabar em desastre.

Alguma vez te sentiste assim, ao tentares fazer algo para Deus? Talvez tenhas assumido uma posição de liderança na igreja ou na comunidade, mas, desmoronou-se tudo e, agora, todos te culpam. Há pessoas que ficam cheias de amargura ou desistem. Mas, os desastres, apesar de difíceis, dão-nos as melhores oportunidades de crescimento; empurram a nossa fé para um nível mais alto.

Em vez de racionalizar ou de fugir, Moisés levantou-se e proclamou, ousadamente, a sua confiança em Deus (14:13-14). Este é um dos melhores exemplos de liderança cristã, de toda a Bíblia. O que Deus tinha ensinado a Moisés, através da progressão das pragas: que era poderoso, que tinha um plano e que quer que confiemos nele e lhe obedeçamos — Moisés põe, agora, em prática. Uma coisa é saber todas as respostas certas, outra, é agir publicamente, quando a pressão está ao rubro. Mas, ao fazê-lo, temos o momento decisivo no nosso relacionamento com Deus.

APLICAÇÃO

Quais foram os momentos decisivos na tua caminhada com Deus? Algum deles envolveu pressão ou desastre? Há alguma si-tuação na tua vida, neste momento, que te dê a oportunidade de confiares em Deus, ousadamente? O que iria isso parecer?

ORAÇÃO

Pai Celestial, tu sabes que eu prefiro evitar problemas. Ajuda-me a discernir, se a pressão que enfrento são resultado do meu mau julgamento ou do teu desejo de fazer crescer a minha fé em ti.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore