22 - A Lei e a Terra - PRÓXIMO E PESSOAL

ORAÇÃO
“Examina-me, ó Deus, e conhece o meu coração; põe-me à prova e conhece os meus pensamentos. Vê se eu sigo pelo caminho do mal e guia-me pelo caminho eterno.” (Salmos 139:23, 24)

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Nesta passagem, Arão diz uma das frases mais engraçadas de toda a Bíblia (32:24). Que desculpa esfarrapada! Ficou responsável pelo arraial durante alguns dias e deixou o povo fazer o que quis.

Mas, antes de nos rirmos demasiado de Arão, devemos olhar para nós próprios. Com tudo o que sabemos acerca de Deus e, depois, de tudo o que ele já fez por nós, quantas vezes lhe voltamos as costas, para darmos largas a pensamentos e ações erradas? Até Paulo lutou contra esta tendência (Romanos 7:15-20). Ser cristão, não significa estar isento da tentação e do pecado. Mas Deus, através de Jesus, deu-nos a única solução para quebrar esse poder sobre as nossas vidas (1 João 1:9).

Esta passagem, também, nos dá uma imagem da ira de Deus (32:9, 10); ele odeia mesmo o pecado, uma verdade que não deveríamos tomar de ânimo leve. Moisés também odeia o pecado (32:19, 20) e está disposto a fazer o que for preciso para salvar o seu povo (32:11-14, 31, 32). Ao tomar essa atitude, dá-nos uma pista daquilo que Jesus iria fazer, muitos anos depois.

Mas, talvez a parte mais fascinante deste texto, seja a interação entre Deus e Moisés. Eles desenvolveram um relacionamento muito pessoal (33:11). É isto que Deus pretende fazer comigo, contigo e com todas as pessoas. Ele não tem interesse num mundo de clones religiosos. Deus criou homens e mulheres à sua imagem, com a capacidade para lhe responderem, cada um, à sua maneira e ele, apenas, quer que o reconheçam como Senhor, o amem e sigam de todo o coração, usando os seus dons individuais únicos.

APLICAÇÃO

Como descreves o teu relacionamento atual com Deus? O que te afasta de Deus? O que te aproxima dele?

ORAÇÃO

Ó Deus, ambos sabemos a facilidade com que cedo ao pecado. Por favor, perdoa-me e ajuda-me a aproximar-me de ti.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore