23 - A Lei e a Terra - APRENDE E VIVE

ORAÇÃO
Ao meditar na tua Palavra, hoje, guia o meu coração à mensagem que queres que eu ouça e aplique.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Por vezes, os novos pastores e ministros, têm dificuldade em suceder a alguém que esteve muito tempo no cargo e que foi, profundamente, amado. As pessoas não conseguem evitar comparar o líder novo ao antigo, geralmente, de forma desfavorável para o primeiro. Pode ser um tempo difícil, tanto para o novo pas-tor, como para a congregação. Por isso, imagina como Josué se sentiu neste momento da sua “carreira”. Alguma vez “chegaria aos calcanhares” de Moisés?

Mas, se recuarmos um pouco, vemos que Deus tinha vindo a preparar Josué para este desafio de liderança. Josué tinha testemunhado a liderança de Moisés sobre os Israelitas (Êxodo 32:17), e tinha aprendido com ele a desenvolver um verdadeiro relacionamento com Deus (Êxodo 33:11b). Uma das melhores formas de crescer na nossa vida espiritual é ter um mentor — alguém mais velho e mais sábio na fé. Se queres aprender uma determinada coisa, observa a vida de quem a pratica. Se já és cristão, há algum tempo, ora pedindo a Deus que te guie às pessoas, de quem ele deseja que sejas mentor. Este é um ministério importante.

Deus empenhou-se na tentativa de encorajar Josué para a sua tarefa. Prometeu dar-lhe terras, sucesso e uma base sólida de liderança, como tinha dado a Moisés (1:3-6). Mas, acima de tudo, prometeu estar com ele (1:5). Um dia, talvez sejas chamado para servir a Deus numa situação difícil, que vá para além das tuas capacidades. Mas, se Deus te chamou, ele vai ser consigo. As situações difíceis podem ser uma oportunidade para o experimentares.

Deus, em troca, pediu apenas uma coisa a Josué: obediência (1:7). Parece fácil, mas, não é — principalmente, porque somos pecadores. Por isso, Deus deu-lhe a sua Palavra e instruiu-o a absorvê-la completamente (1:8). Se queres viver uma vida cristã eficaz, o segredo é refletir na Palavra de Deus (meditar) e aplicar o que ela diz (fazer). Por essa mesma razão, este preciso momento, pode se a parte mais importante do teu dia.

APLICAÇÃO

Qual o desafio que se aplica melhor a ti, nesta altura: encontrar um mentor espiritual ou ser o mentor espiritual de alguém? Por-quê e como o farás?

ORAÇÃO

Pai, obrigado pelas pessoas que me influenciaram a seguir-te. Por favor, ajuda-me a continuar a crescer e mostra-me como posso ajudar outros a crescer também.