24 - A Lei e a Terra - LIDERANÇA CRISTÃ EFICAZ

ORAÇÃO
“Quanto eu amo, SENHOR, a tua lei! Medito nela todos os dias.” (Samos 119:97). Que esta seja a minha experiência, hoje, ao ler a tua Palavra.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Quando Josué liderou o povo pelo rio Jordão, foi uma repetição quase exata do momento em que Moisés liderou o povo pelo Mar Vermelho — só que, desta vez, os inimigos de Israel tinham desistido de os perseguir! Deus estava a usar as semelhanças entre as duas situações, para fortalecer a posição de liderança de Josué (3:7).

Mas, o sucesso de Josué resultou de muito mais, que a mera associação do seu passado a uma celebridade espiritual. Ele tinha cultivado o hábito de ouvir Deus (1:7) e de lhe obedecer prontamente (1:9-13). Esta é a chave de uma liderança cristã eficaz: seguir as ordens de Deus. Além disso, Josué tinha duas características que o tornavam eficiente no trabalho de Deus. A primeira era uma fé ousada; ele afirmava publicamente a sua crença no poder de Deus (3:5). A segunda era humildade. Foi o próprio Deus, quem anunciou a sua confiança nele para suceder a Moisés (3:7), mas, Josué não deixou que isso lhe subisse à cabeça. Independentemente daquilo que Deus te peça para fazeres, são estas as qualidades que te tornarão bem sucedido.

Esta passagem, também, apresenta alguns símbolos interessantes. A Arca da Aliança simbolizava a presença de Deus no meio do povo de Israel. O Rio Jordão simboliza, para muitos, a experiência da morte — o fim da caminhada e o princípio da Terra Prometida. E as pedras, no meio do rio, simbolizavam o que Deus tinha vindo a fazer pelo povo.

Quais são os símbolos da tua vida cristã? Recua mentalmente, aos momentos significativos da tua caminhada com Deus. Há algum símbolo que te faça lembrar uma lição que Deus te tenha ensinado? Tem cuidado para não dares demasiada importância ao símbolo, e esqueceres o seu significado. Isto pode acontecer até com a Bíblia. De nada adianta ser um perito na Bíblia, se perdemos a paixão por Deus! Entrar na Terra Prometida foi o ponto alto da vida espiritual de Israel. Infelizmente, com o de-correr do tempo, o povo acabou por se esquecer do Deus que os tinha levado até lá.

APLICAÇÃO

Qual é a maior necessidade na tua vida atualmente: mais conhecimento da Palavra de Deus ou mais paixão por Deus? Como podes começar a suprir essa necessidade?

ORAÇÃO

Senhor Jesus, obrigado pelos momentos em que te encontraste comigo de uma forma especial. Mantém-me faminto pela tua palavra e apaixonado por te conhecer melhor.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore