25 - A Lei e a Terra - FI-LO À MINHA MANEIRA?

ORAÇÃO
Senhor, louvo-te por seres um Deus extraordinário e amoroso. Obrigado pelas inúmeras bênçãos na minha vida.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Se alguma vez frequentaste a Escola Dominical ou o Culto Infantil da tua igreja, certamente, gostavas da história da queda dos muros de Jericó. PUM! Deus queria a Terra Prometida livre, de todos os que adoravam ídolos e das práticas detestáveis que faziam. A parte triste é, que apesar de os Israelitas terem tido um começo espetacular, não acabaram o trabalho, e isso provou ser a sua ruína.

Mas, esta passagem levanta uma questão desconfortável: não terá sido Deus um bocadinho extremista? Não teria sido melhor, deixar que cada um adorasse à sua maneira? A dura verdade é que Deus é o Criador e o Senhor de tudo. É essa a mensagem que ele tem vindo a transmitir através da história de Israel. Colocar as nossas próprias condições a Deus, não é adoração, mas, rejeição. O barro não diz ao oleiro o que este deve fazer (Isaías 45:9).

Isto, não quer dizer que Deus seja intolerante. Observa o que aconteceu a Raabe. Não era Judia e era uma prostituta a viver numa cidade marcada para a destruição. A Bíblia não condena o pecado dela. Mas, mostra, porém, que aqueles que se voltam para Deus e o demonstram pelas suas ações (Josué 2) serão salvos. Isto, não é intolerância; é o dom gratuito do perdão e amor abrangente de Deus. Os que insistem em seguir o seu próprio caminho correm o risco de perder esta oferta.

Imagina como te terias sentido a marchar à volta da cidade. Certamente, os Israelitas suportaram alguns insultos e humilhações, por parte, dos guardas que estavam na muralha. Mas, os caminhos de Deus não são os nossos e, mais uma vez, somos lembrados da necessidade de ouvir e obedecer a Deus. Esta é uma lição que Deus te quer ensinar, verdadeiramente, porque é a chave para o cresci-mento e para a eficácia da vida cristã.

APLICAÇÃO

Existe algum assunto por resolver na tua vida, que dificulte o teu relacionamento com Deus? Qual é, e como podes começar a lidar com isso esta semana?

oração

Pai, não alego perceber tudo a teu respeito. Mas acredito que tu és o Senhor e quero seguir-te.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore