A Caleb, filho de Jefuné, foi dada uma parte dentro do território dos filhos de Judá, de acordo com a ordem do Senhor transmitida por Josué. E assim ele recebeu a cidade de Hebron, que se chamava Quiriat-Arbá, do nome do antepassado dos anaquitas. Caleb expulsou de lá os três descendentes de Anac, que eram Chechai, Aiman e Talmai. Avançou dali contra os habitantes de Debir, localidade que outrora se chamava Quiriat-Séfer e afirmou então: «Darei a minha filha Acsa como esposa àquele que atacar e conquistar esta cidade.» Conquistou a cidade o seu sobrinho Oteniel, filho de Quenaz. E Caleb deu-lhe a sua filha Acsa em casamento.
Ora, quando ela chegou a casa do marido, convenceu-o a pedir ao seu pai terras de cultivo. Ela apeou-se do jumento e Caleb perguntou-lhe: «o que é que pretendes?» Ao que ela respondeu: «Quero pedir-te um favor. Já que me deste terras secas, dá-me também nascentes.» E ele deu-lhe as nascentes na encosta e no vale.
Foi esta a parte dada à tribo de Judá, segundo o número das suas famílias. As cidades situadas na parte do sul, para os lados da fronteira de Edom, no Negueve, foram as seguintes: Cabecel, Éder, Jagur, Quina, Dimona, Adadá, Cadés, Haçor, Jitnan, Zif, Telem, Bealot, Haçor-Hadatá, Queriot-Hesron, ou seja, Haçor, Amam, Chema, Molada, Haçar-Gada, Hesmon, Bet-Pelet, Haçar-Sual, Bercheba e Beziotiá, Baalá, Jim, Écem, Eltolad, Quessil, Horma, Siclag, Madmana, Sansana, Lebaot, Chilim, En e Rimon. Ao todo, foram vinte e nove cidades com as suas aldeias.
Na planície costeira, a tribo de Judá ficou com estas cidades: Estaol, Sora, Asná, Zanoa, En-Ganim, Tapua, Enam, Jarmut, Adulam, Socó, Azeca, Charaim, Aditaim, Guedera e Guederotaim. Ao todo, catorze cidades com as suas aldeias.
Foram ainda as cidades de Senan, Hadasa, Migdal-Gad, Dilan, Mispá, Joctel, Láquis, Boscat, Eglon, Cabon, Lamás, Quitlis, Guederot, Bet-Dagon, Naamá e Maqueda. Ao todo, dezasseis cidades com as suas aldeias.
As cidades de Libna, Éter, Achan, Jiftá, Asná, Necib, Queila, Aczib e Maressa, ou seja, nove cidades com as suas aldeias.
Ecron, com as suas cidades e aldeias, e, a partir de Ecron, para o lado do mar, todas as cidades em volta de Asdod, com as suas aldeias. Asdod com as suas cidades e aldeias, Gaza com as suas cidades e aldeias até à ribeira do Egito, tendo por fronteira o mar Mediterrâneo.
Na montanha, a tribo de Judá ficou com as seguintes cidades: Chamir, Jatir, Socó, Dana, Quiriat-Saná, que é Debir, Anab, Estemoa, Anim, Góchen, Holon e Guilo, ou seja, onze cidades com as suas aldeias.
As cidades de Arab, Duma, Echan, Janum, Bet-Tapua, Afeca, Humetá, Quiriat-Arbá, ou seja, Hebron e Sior. Ao todo, nove cidades com as suas aldeias.
As cidades de Maon, Carmel, Zif, Jutá, Jezrael, Jocdam, Zanoa, Cain, Guibeá e Timna, ou seja, dez cidades com as suas aldeias.
As cidades de Halul, Bet-Sur, Guedor, Marat, Bet-Anot e Eltecon, isto é, seis cidades com as suas aldeias.
As cidades de Quiriat-Baal, ou seja, Quiriat-Iarim e Rabá, isto é, duas cidades com as suas aldeias.
No deserto, as cidades de Bet-Arabá, Midin, Secacá, Nibsan, a cidade do Sal e En-Guédi. Ao todo, seis cidades com as suas aldeias.
Os descendentes de Judá não puderam expulsar os jebuseus de Jerusalém, de tal modo que ainda hoje lá vivem juntamente com eles.
O território que coube aos descendentes de José começava, do lado oriental, no rio Jordão. A fronteira saía daí para a fonte de Jericó e subia pelo deserto até Betel, na montanha. De Betel, ou seja, Luz, seguia pelo território dos araquitas em Atarot. Depois descia a poente pelo território dos jafletitas até Bet-Horon-de-Baixo e até Guézer, para terminar no mar Mediterrâneo. Foi esta a parte que receberam os descendentes de Manassés e de Efraim, filhos de José.
Estas são as terras que receberam os descendentes de Efraim, segundo o número das suas famílias. A fronteira estendia-se a oriente de Atarot-Adar até Bet-Horon-de-Cima, seguia até Micmetat, na parte norte, para seguir depois para nascente até Tanat-Silo. Passava por Janoa e descia a Atarot e a Naará, tocando Jericó, para terminar no Jordão. De Tapua, a fronteira dirigia-se para o lado poente até à ribeira de Caná e acabava no mar Mediterrâneo. Foi este o território que coube à tribo de Efraim, segundo o número das suas famílias.
Os descendentes de Efraim tinham também algumas cidades com as aldeias retiradas do território dos descendentes de Manassés. Entretanto os descendentes de Efraim não puderam expulsar de Guézer os cananeus que lá habitavam. E assim ainda hoje lá continuam a viver, mas sujeitos a fazerem trabalhos forçados.