26 - Os Juízes - ESPÉCIE AMEAÇADA

OS JUÍZES
O Livro de Juízes é uma parte do Antigo Testamento, muitas vezes, subvalorizada. O Génesis e o Êxodo foram novidades empolgantes! Ao milagre da criação, seguiram-se as aventuras de Abraão, Isaac, Jacob, José, Moisés e Josué. Mais adiante, temos os livros de 1 e 2 de Samuel e 1 e 2 de Reis, onde conhecemos dois dos maiores reis de Israel: David e Salomão.

Mas, espera! Estamos a perder qualquer coisa! O que aconteceu ao povo de Deus, entre o tempo dos Patriarcas e o tempo dos Reis? É disso que trata o Livro de Juízes. O povo de Israel está na Terra Prometida e começou a crescer e a desenvolver-se numa grande nação. O problema - do ponto de vista deles — é que não têm rei. O problema - do ponto de vista de Deus - é que eles continuam a afastar-se dele, para adorar os ídolos. Por que haviam de querer adorar os deuses Cananeus da fertilidade (Baal e Astarté), em vez do único e verdadeiro Deus, que os tirou do Egito com tantas demonstrações de amor e poder? Já agora, por que razão as pessoas viram as costas a Deus, hoje em dia? Esta é uma das questões subjacentes, em que deves meditar nas próximas cinco leituras.

Deus puniu o povo por causa da sua idolatria, permitindo que os povos vizinhos (Midianitas e Filisteus) o atacassem e oprimissem, por longos períodos de tempo. Quase que ouvimos Deus dizer: “Quantas vezes temos de passar por isto, até vocês aprenderem?” Mas, apesar disso, Deus dá-lhes líderes especiais (Juízes) que, quando o povo, finalmente, cai em si e clama a Deus, o livram das consequências do seu pecado. Contudo, uns anos depois, voltam a esquecer-se de Deus e começa tudo outra vez.

O Livro de Juízes não é apenas tristeza e condenação. Contém as histórias de algumas das personagens mais intrigantes da Bíblia — Débora, Gedeão e Sansão. A nossa leitura termina, ainda, com uma das histórias mais românticas da Bíblia, o Livro de Rute.

Por vezes, as partes da Bíblias que nos são menos familiares revelam-se as mais percetíveis. Isto, porque, ao não trazemos ideias pré-concebidas; conseguimos ter uma visão fresca daquilo que Deus está a dizer. Prepara-te para algo especial!

ORAÇÃO
Pai celestial, anseio por ouvir a tua voz. Ajuda-me a ouvir, verdadeiramente, o que tens para me dizer agora.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Alguma vez ouviste alguém dizer: “O Cristianismo está morto, à beira da extinção”. Pode ser irritante, mas, na verdade, o Cristianismo está sempre à distância de uma geração de ser extinto. A próxima geração nunca saberá a realidade do evangelho e a verdade da Palavra de Deus, a menos, que os seguidores de Jesus a comuniquem.

Certamente, vemos um exemplo disso na leitura de hoje. Josué e os seus líderes tinham morrido (2:7), levando consigo os relatos do trabalho extraordinário de Deus no meio deles. Não importa a tua idade, tu tens uma missão importante para o resto da tua vida: contar aos outros, especialmente, aos mais jovens o que Deus fez por ti.

Infelizmente, os Israelitas não o fizeram e iniciou-se um ciclo de depressão na sua história (2:10-19). Afastaram-se de Deus, adoraram ídolos e experimentaram a derrota. Então, em desespero, clamaram a Deus e ele levantou-lhes líderes (Juízes) e salvou-os. Mas, não demorou muito até que o ciclo começasse outra vez, e outra vez.

Já viveste um ciclo assim na tua vida? Virar as costas a Deus ou dar pequenos passos, gradualmente, para longe dele, pode levar-nos a sofrer consequências dolorosas. Mas, mesmo assim, Deus está a trabalhar. Repara, que ele planeou usar as derrotas para testar o seu povo (2:22), para descobrir se eles voltariam, verdadeiramente, para ele quando as coisas apertassem. Se, alguma coisa boa há em afastarmos-nos de Deus, é o facto de, quando nos aproximamos de novo, o nosso relacionamento com ele ficar mais forte (Tiago 1:2-4).

APLICAÇÃO

Como está o teu relacionamento com Deus, neste momento? Um pouco distante? Estás prestes a meter-te em problemas ou num desastre? O que podes aprender com o passado, que te aproxime de Deus no presente?

ORAÇÃO

Senhor Deus, estou grato, porque, mesmo quando vacilo tu que-res ajudar-me a aproximar-me de ti. Ajuda-me a remover as barreiras que impedem que a minha intimidade contigo cresça.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore