28 - Os Juízes - COMO TER A CERTEZA?

ORAÇÃO
“Com toda a minha alma espero o SENHOR e confio na sua palavra. A minha alma espera pelo Senhor, mais do que a sentinela pelo romper da aurora.” (Salmos 130:5-6)

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

As primeiras palavras desta passagem dizem-nos tudo o que precisamos de saber sobre a condição espiritual de Israel: “De novo…” (6:1). Quantas mais desgraças serão necessárias, para que o povo escolhido aprenda a obedecer a Deus? Arão, não fazia ideia das consequências da sua intransigência no deserto (Êxodo 32:1-6). Mas, é assim que o pecado funciona; primeiro não parece ter grande importância, mas, se não for dominado vai-se tornando cada vez mais destrutivo. A única forma de o parar é arrependermo-nos, e quanto mais cedo, melhor. Entra Gedeão, um homem nada interessado em ser líder (6:11-15), mas Deus viu o seu potencial (6:12) e usou este tempo difícil da história de Israel, para prepará-lo para um desafio maior no futuro. Se, neste momento, estiveres a passar por uma situação frustrante, isto deve encorajar-te. Talvez Deus te esteja a preparar para a tua próxima missão. O que precisas de aprender agora? Alguns perguntam se o pedido de Gedeão, para receber “sinais” demonstra falta de fé (6:17-40). Será que, hoje, também podemos pedir um sinal? Não, se fizer-mos disso uma espécie de fórmula mágica. Mas, se buscarmos a Deus, genuinamente, em fé, podemos pedir-lhe que torne a sua vontade clara para nós. O verdadeiro poder e a convicção vêm quando esperamos, em oração, por uma confirmação de Deus. Foi isso que aconteceu a Gedeão. Porém, o sucesso de Gedeão foi o resultado de outras duas coisas: ele foi comissionado pelo Espírito (6:34) e forçado a confiar nesse poder (7:2). Esse foi o ob-jectivo, ao reduzir um exército de 32.000 para 300 homens. Não te deixes abater, por pensares que não possuis os recursos suficientes para fazer o trabalho de Deus. Tudo o que ele precisa é de uma pessoa disposta a ouvir e obedecer.

APLICAÇÃO

Como ouves a Deus? O que te tem ele dito? Há algum assunto ou necessidade particular, sobre o qual precises de esperar a confirmação de Deus?

ORAÇÃO

Soberano Deus, é tão encorajador ler sobre o que és capaz de fazer através daqueles que confiam em ti e te obedecem. Por favor, mostra-me como deixar que mais do teu poder opere através de mim.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore