29 - Os Juízes - UM MULHERENGO

ORAÇÃO
Senhor, ao preparar-me para me encontrar contigo, hoje, mostra-me as coisas que estão a bloquear o meu relacionamento contigo, para que te possa pedir perdão.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

O que terá acontecido entre os capítulos 13 e 14? Manoé e a sua esposa (desconhecemos o seu nome) parecem ser o modelo dos pais dedicados ao Senhor (13:8,12). Sabiam que o seu filho prodígio tinha sido, especialmente, escolhido (13:5) e fortalecido por Deus (13:25), para realizar um grande trabalho em Israel. Mas, de alguma maneira, Sansão desenvolveu uma falha de caráter fatal; não tinha autocontrolo e isso provou ser a sua ruína. Os pais cristãos, que têm filhos rebeldes, precisam de ajuda especial e de oração. Pode ser, extremamente, doloroso observar as pessoas que amamos a fazerem escolhas destrutivas. Mas, podemos sentir-nos encorajados por saber que Deus, por vezes, trabalha de uma forma que nos escapa totalmente (14:4). A falta de controlo de Sansão expressou-se de duas formas: luxúria e raiva. A sua perseguição irrefletida às mulheres parece cómica, mas, produziu uma sequência de relacionamentos falhados e violência. Perdeu a piada! Encontrar uma esposa ou um marido que partilhe o teu compromisso com Cristo, e ter determinação suficiente para ultrapassar os altos e baixos de uma relação duradoura, não é fácil. Mas é a única forma de encontrar o amor e a satisfação que Sansão nunca encontrou. No final, Sansão tornou-se no clássico exemplo do líder talentoso mas fracas-sado. Talvez a encenação de Dalila o tenha enganado ou, talvez, ele tenha, simplesmente, desistido. Mas, a verdadeira tragédia da vida de Sansão foi ele saber que, no fundo, tinha estado sempre a fugir de Deus (16:17). A maior vitória na vida de Sansão, não foi a derrota dos Filisteus sob os escombros do templo. Foi o facto de, no momento de abatimento mais profundo ter voltado, finalmente, para Deus (16:28).

APLICAÇÃO

O que te motiva a relacionares-te com pessoas do sexo oposto? Como podes desenvolver relacionamentos que honram a Deus (1 Timóteo 5:1-2)?

ORAÇÃO

Senhor Deus, obrigado pelas pessoas que me são mais próximas na vida. Capacita-me a ser um bom exemplo e uma fonte de encorajamento para elas, nesta semana.

Sociedade Bíblica de Portugal
Rua Vasco Santana, 6 - Loja D.
2675-629 Odivelas
Portugal
Telefone: (+351) 213 545 534
info@sociedadebiblica.pt
www.lojadabiblia.pt
Desde 1809 a operar em Portugal, com a missão de Levar a Bíblia às pessoas e trazer as pessoas à Bíblia!
Google Playstore

Apple Appstore