30 - Os Juízes - HISTÓRIA DE AMOR

ORAÇÃO
Senhor Jesus, abdicaste de tudo para morreres na cruz pelos meus pecados. Não compreendo por que me amas tanto assim, mas estou muito grato.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

Que grande história de amor! Tem cenas dramáticas, intriga, romance e até um final feliz. A história de Rute é um raio de luz, no ciclo depressivo de pecado que temos visto no Livro de Juízes. Mas, é muito mais do que uma história romântica. Rute é um exemplo tremendo de um caráter dedicado a Deus (3:11) e é isso que torna este pequeno livro tão útil para nós, nos dias de hoje.

A vida de Rute começou da forma tradicional. Durante dez anos, esteve casada e rodeada pela sua extensa família (1:1-5). Mas, quando o seu marido e o seu sogro mor-em, o mundo de Rute desmorona-se. Os tempos difíceis, por vezes, revelam o nosso verdadeiro caráter. Podemos ficar ressentidos como Noemi (1:20-21), ou podemos deixar que Deus use os desvios das nossas vidas, para nos tornar mais fortes e mais parecidos com ele. Aconteça o que acontecer, é esta a escolha que temos de fazer.

Então, o que nos revelam os tempos difíceis acerca do caráter de Rute? Ela era leal; não abandonou a sua família, apesar de poder ser do seu interesse fazê-lo (1:14). Era otimista, não se tornou amarga como a sogra (1:13). Era trabalhadora (2:7); não desistiu da vida, só porque lhe aconteceu uma coisa má. Era submissa; trabalhava, graciosamente, sujeita aos costumes do seu tempo (3:5-6). Tinha integridade; não recorreu a vias menos próprias, para construir o relacionamento com o seu futuro marido (3:7-14). E, finalmente, tinha fé; comprometeu-se com Deus, independentemente das consequências (1:16).

Hoje em dia, muitas pessoas procuram alcançar sucesso, possuindo muitos bens materiais ou conhecendo as pessoas certas. Mas, a forma de Rute o alcançar, foi cultivando um caráter nobre e confiando em Deus para a abençoar da forma que ele entendesse. E Deus, certamente, o fez, dando a Rute um casamento feliz com um homem distinto, dando-lhe riqueza e segurança e, mais importante que tudo, dando-lhe um filho que seria o avô do rei David e um antepassado de Jesus Cristo (Mateus 1:5-6). Nada mal para uma ex-viúva sem abrigo.

APLICAÇÃO

Estás a enfrentar tempos difíceis, presentemente? De que forma pode Deus estar a tentar desenvolver o teu caráter através disso?

ORAÇÃO

Pai, preciso da tua ajuda para enfrentar os problemas da minha vida. Acima de tudo, preciso que, através deles, me ajudes a tornar na pessoa que queres que eu seja.