33 - A ascensão de Israel - SOMENTE UM MENINO CHAMADO DAVID

ORAÇÃO
Pai, abre os meus olhos para algo novo na tua Palavra e o meu coração para o teu amor, ao te buscar neste dia.

Texto (s) da Bíblia

REFLEXÃO

A passagem de hoje relata uma história bíblica, que se tornou parte da nossa cultura. Quando um cidadão solitário desafia o conselho municipal, quando um negócio recente compete com uma grande empresa, quando a pior equipa joga na liga dos campeões, geralmente, dizemos que é David a enfrentar Golias. Mas, qual foi, verdadeiramente, o fator chave para o sucesso de David?

Primeiro, é preciso coragem para um adolescente se voluntariar para lutar com um guerreiro tão grande (17:32). Não admira que os irmãos de David pensassem que aquela vitória tinha sido, um puro golpe de sorte. Mas, a verdadeira razão por que David matou Golias pouco teve a ver com a sua coragem ou sorte. Foi ação de Deus.

Repara, que Deus tinha escolhido David (16:12), tinha-o enchido com o seu Espírito (16:13) e ficado com ele até ao fim (18:14). Deus espera que usemos os talentos e as capacidades que ele nos deu para fazermos a sua obra, mas temos de ter em mente que os resultados finais dependem dele. É por isso, que o sucesso e a humildade têm de andar de mãos dadas. No final, David venceu, porque, percebeu que Golias tinha escolhido lutar contra Deus (17:45).

Isto não quer dizer que David fosse perfeito. O velho e rabugento Eliab pensava que David era vaidoso e perverso (17:28). Talvez o fosse por vezes, geralmente, há sempre um pouco de verdade numa crítica. Mas, a Bíblia clarifica que David desenvolveu o instinto para depender de Deus noutras situações difíceis (17:34-37), por isso, quando a pressão com Golias aumentou, ele estava preparado.

A força maior de David foi o seu coração segundo Deus (Atos 13:22). É natural, sentirmo-nos atraídos por pessoas que têm tudo, na conta certa — beleza, inteligência, capacidades atléticas, charme, fama, riqueza… etc. Mas, Deus diz-nos, claramente, que procura algo mais profundo do que isso (16:7). Procura pessoas com corações completamente comprometidos com ele.

APLICAÇÃO

De que forma tens alcançado sucessos na tua vida? Quem, à tua volta, tem um coração segundo Deus e como o podes identificar? Como podes desenvolver um coração assim?

ORAÇÃO

Senhor Deus, perdoa-me quando me comparo com os outros, em coisas superficiais. Por favor, ajuda-me a desenvolver um co-ração sedento por te conhecer e seguir.